sexta-feira, 1 de abril de 2016

Leitura inclusiva

          

Livro de leitura 100% inclusiva conquista leitor mirim

Lucas aprendeu a ler muito cedo, aos 5 anos. Conheceu a História de Missy na internet, mas amou ter contato com as outras formas de leitura que existem no livro, como o braile.

Quando Izabella Menicucci Badra decidiu colocar a história da cadela Missy no papel, nunca imaginou que fosse escrever uma história comovente e que iria romper barreiras da leitura infantil. “Missy teve que adaptar-se para voltar a ser feliz, e conseguiu, graças ao amor que encontrou na nossa família”, revela a autora, “e eu desejei que essa adaptação pudesse servir de exemplo para as crianças”. Foi assim que o projeto começou: buscando ser algo inclusivo, adaptado, amplificado para quantas mais crianças pudessem ter conhecimento de seu conteúdo.
Lucas Teodoro Abud, hoje com 8 anos, conheceu a história do livro de Izabella na internet. Na época com 5 anos, Lucas já sabia ler. Depois, quando livro foi lançado, encantou-se mais ainda com a possibilidade de conhecer outras formas de leitura: “eu adorei a história da Missy, principalmente o fato dela ter saído de outro continente e vindo morar aqui”, revela o leitor.
Mas, quando o livro saiu, Lucas encantou-se novamente: “eu adorei que tem o CD com a história, e que eu posso passar as mãos no livro e sentir as letras em braile, como quem não consegue ver”, explica ele.  Hoje, ele diz que recomenda para outras crianças: “porque todo mundo pode ler e porque a história é muito legal”.
O de Izabella se tornou realidade: possibilitar que todas as crianças tivessem acesso a ele, mesmo aquelas que não enxergam. O caminho escolhido, então, foi a inclusão: “busquei todos os tipos de ferramentas possíveis para que o livro fosse compreendido pelo máximo de crianças que fosse possível”, explica a autora. A História de Missy virou um case único, 100% inclusivo, vendido pela internet para todo o Brasil.
O projeto de Izabella não prevê apenas a venda do livro e dos produtos "História de Missy - Uma história de amor”, mas também proporcionar a experiência de leitura 100% inclusiva para escolas, como já aconteceu com a FAAP, a Escola Municipal José Cândido de Souza e a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos ANNE SULLIVAN, de São Paulo, que receberam doações do livro. “Aos poucos, vamos levar nossa história e a inclusão para todo o Brasil”, enfatiza.

Sobre "História de Missy - Uma história de amor"
O livro tem como objetivo reunir em um único exemplar recursos como letras ampliadas, braile, audiodescrição, texturas, aroma e versão em língua brasileira de sinais, Libras, disponível em QRcode, na contra capa do livro, que pode ser acessada pelo link http://www.umpratodo s.com.br/p/historiademissy.
O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e contou com a orientação da Fundação Dorina Nowill, o Estúdio Serigráfico Efeito Visual e apoio da Umpratodos para elaboração dos recursos de acessibilidade.
O livro é voltado para o público infantil e baseado em personagens reais, narrando as aventuras de Missy, uma cadela da raça Pointer Inglês. A história é uma viagem no mundo dos sentidos e as mensagens e valores são passados de maneira lúdica, com as crianças interagindo com o livro, no qual cada página é uma surpresa.
A cadela pertenceu à autora do livro, Izabella Badra e durante muitos anos de convivência com a família lhe trouxe muitas experiências positivas. Desde que foi importada do canil Solivia's, nos EUA, Missy acompanhou o crescimento das crianças, Bebel e Dudu, que aprenderam valores importantes para a formação de seu caráter, como respeitar as diferenças.
Desse convívio surgiu a ideia de produzir um livro para homenagear Missy e, ao mesmo tempo, retornar algo para a sociedade e para a educação do Brasil. Izabella explica: “por isso reunir tantos recursos de leitura em um único lugar, para que as todas as crianças possam sentir detalhes da história da Missy. Assim, trabalhamos a inclusão do deficiente na sociedade, não apenas o visual, mas de todos os tipos, e ensinamos desde pequenas a respeitar e amar o seu semelhante, mesmo com diferenças”, explica.
O livro mostra o amor da família por Missy e o amor de Missy pela sua nova família. O CD com audiodescrição traz também uma música inédita, composta pela cantora e compositora Martinha, com arranjo do maestro Miguel Briamonte.

Onde comprar: www.lojinhadamissy.com.br   
História de Missy – Uma história de amor
Autora: Izabella Menicucci Badra
Brecel Editora e Gráfica
42 páginas
Valor: R$ 70,00
 


Imagens relacionadas


Lucas, de 8 anos, interagindo com o livro.
Marcelo Abud
baixar em alta resolução

Livro A História de Missy - Detalhe
Divulgação
baixar em alta resolução



Clozel Comunicação   

Nenhum comentário: