sexta-feira, 8 de abril de 2016

Idiomas de origem latina

De acordo com o Compêndio Ethnologue (Inventário de Línguas do Planeta), existem 6.912 idiomas falados por todo o mundo. E ainda existem algumas línguas de tribos que não foram catalogadas.
Uma curiosidade: existe classificação para os tipos de idiomas. As classificações são: Língua extinta, língua artificial, língua natural e língua morta.
Língua extinta: É aquela que não têm mais falantes nativos (pessoas que nasçam em um lugar que use essa linguagem) e nem tem registros e documentos para serem estudados.
Língua artificial: São idiomas só falados por pequenos grupos e que tem como objetivo ser um código secreto.
Língua natural: Aquelas línguas ainda usadas para a comunicação do dia a dia, que tem gramática e vocabulário bem definidos e conhecidos.
Línguas mortas: São os idiomas que não tem mais falantes nativos. Mas tem gramática e vocabulário registrados em documentos escritos.
Algo muito interessante é que as línguas extinta e morta já foram um dia língua natural. Mas deixaram de ser utilizadas ou se transformaram em outras línguas.
Infelizmente as línguas extintas não podem ser muito explicadas ou estudadas, pois não têm registros.
Já as línguas mortas podem ser estudadas ainda e são muito importantes para compreender a origem de linguagens atuais.
Além de servirem para estudar antigos textos e inscritos para saber a historia do mundo. Uma das línguas mortas mais conhecidas é o latim. E até hoje ainda é muito estudada.
Latim
O latim é uma língua europeia, nascida em Lácio, uma região que ficava em volta de Roma, no século IX A.C.. Essa língua se espalhou por causas das dominações feitas pelo império romano. Depois se tornou a língua oficial da Igreja católica e por isso também se tornou a língua dos acadêmicos e filósofos medievais.
O Latim foi o berço de várias outras línguas. Isso aconteceu porque ele era usado como linguagem da ciência, religião e mundo acadêmico, por causa da igreja e do império romano. Uma curiosidade é que o Latim ainda é usado no Vaticano, em documentos.
Línguas que têm origem latina
Depois do século III A.C, o latim falado nas ruas começou a se transformar, com influência de viajantes, estrangeiros e a língua antigas dos locais por onde o império romano passou. Assim o latim foi ficando para os documentos e a língua nativa foi se transformando e se tornou oito línguas diferentes.
1. Italiano- Língua oficial da Itália, falada por 70 milhões de pessoas.
2. Francês- Língua oficial de 30 países. A estimativa é de que já são 338 milhões de pessoas que falam esta língua. A maioria dos fluentes neste idioma vem da França.
3. Espanhol- Também conhecido como castelhano, é a língua oficial de 22 países e falada nativamente por 406 milhões de pessoas. Hoje é considerada a segunda língua de comunicação mundial.
4. Catalão- Língua oficial de quatro países, falada por 11,5 milhões de pessoas.
5. Galego- Língua oficial de um país, falada por 4 milhões de pessoas.
6. Português- Língua oficial de nove países, falada por 250 milhões de pessoas.
7. Provençal- Língua oficial de dois países, falado por 8 milhões de pessoas.
8. Romeno- Língua oficial de três países, falado por 24 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: