quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sopapo Poético

 
 
Capa do Livro
 

Programação comemorativa do projeto Sopapo Poético encerra com lançamento de livro e documentário


Encerrando a programação especial do projeto Sopapo Poético Ponto Negro da Poesia, realiza-se no dia 30 de abril, sábado, às 19h, no Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê (Avenida Ipiranga 3850), o lançamento da antologia poética Pretessência, que reúne dezenove poetas participantes do Sarau Sopapo Poético e o documentário Sopapo Poético Ponto Negro da Poesia, que registra os saraus e atividades literárias que abrilhantaram culturalmente a cidade de Porto Alegre, entre novembro de 2015 e abril de 2016. Entrada franca.
 
Pretessência reúne 19 poetas participantes ativos do sarau. O título do livro refere-se a um dos poemas de Duan Kissonde, um dos autores que integram a antologia poética. A diversidade dos poetas e de suas temáticas caracterizam esta obra como sendo rica de essências do ser negro, que convergem na afirmação positiva deste ser negro/negra, na denúncia do racismo, na luta pela igualdade e na exaltação das raízes de matriz africana. Pretessência, com edição da Libretos, organizada pela Associação Negra de Cultura, com artes de Henrique Branka, Filipe Centeno e Paulo Corrêa e fotos de Ana Paula Ribeiro pretende dar visibilidade ao que há de mais atual em produção poética negra no Sul do País. O prefácio é de Naiara Silveira, filha de Oliveira Silveira, maior referência intelectual da Consciência Negra.
 
O vídeo-documentário Sopapo Poético Ponto Negro da Poesia apresenta depoimentos das pessoas que compõe a Associação Negra de Cultura e que participam e produzem o sarau deste a sua primeira edição, em 2012, além de mostras das participações e falas dos convidados ilustres que estiveram compondo esta programação histórica. O documentário foi filmado, editado e dirigido por José Francisco S.S. Silva, o Chico Meu Filho, experiente e atuante na área de registro e documentação do movimento negro em Porto Alegre.  O trailer será exibido e poderá, futuramente, ser acessado na íntegra no site do Sarau Sopapo Poético (http://sopapopoetico.blogspot.com.br).
 
Referências:
 
SERVIÇO:
O QUÊ: Sopapo Poético Ponto Negro da Poesia. Lançamento da antologia poética Pretessência e do documentário Sopapo Poético Ponto Negro da Poesia
QUANDO: Dia 30 de abril, sábado, 19h
ONDE: Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê (Avenida Ipiranga 3850, Azenha), Porto Alegre-RS
QUANTO: Entrada franca
 
Este projeto foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura
REALIZAÇÃO:
Associação Negra de Cultura - ANdC
APOIOS:
Ministério da Cultura
SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre
Boteko do Caninha (Areal da Baronesa)
Centro Cultural CEEE - Érico Veríssimo
Afro-Sul Odomodê
Associação Comunitária e Cultural Quilombo do Areal
 Escola Técnica Bernardo Vieira de Mello (Esteio/RS)
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
DEDS (Departamento de Educação e Desenvolvimento Social) - PROREXT - UFRGS
 
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4) | 13/05/16
Fones: (51) 92772191(Claro) | (51) 8133.6787 (Tim)
 

Nenhum comentário: