quarta-feira, 13 de abril de 2016

Culpa Não


Maternidade equilibrada não inclui culpa
 
Betty Monteiro abordará o assunto no “Seminário Internacional: Mãe Também é Gente”
 
A psicóloga, pedagoga e escritora Betty Monteiro dará uma palestra com o tema “Culpa não!” no “Seminário Internacional: Mãe Também é Gente”, organizado pela Pais&Filhos, que está marcado para o dia 15 de maio, no WTC (World Trade Center São Paulo).  Ela é mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, avó de quatro netos, e autora dos livros “Criando filhos em tempos difíceis”, “Criando adolescentes em tempos difíceis”, “A Culpa é da mãe”, “Cadê o pai dessa criança?”  e “Avós e sogras”.
Segundo ela, seja por voltar ao trabalho, deixar o filho na creche ou mesmo por não poder comprar os brinquedos mais caros, as mães compartilham um sentimento muito comum. “Nasce a mãe, nasce a culpa”. Toda essa culpa acontece, porque as mães querem ser perfeitas e isso acontece por diversos fatores, tanto pessoais, quanto culturais e até religiosos. “Em geral, as mães são as mais responsáveis pela criação do filho e acabam assumindo maiores responsabilidades. Sendo assim, quando alguma coisa não dá certo, a sociedade aponta a mãe como culpada”.
Segundo Betty, a própria família e amigos também podem criar essa sensação nas mães. Tias, avós e pais delas estão sempre querendo dizer o que se deve ou não fazer. Além disso, a psicóloga acredita que, hoje em dia, o peso da culpa é ainda maior porque as mães também competem entre si. “A maternidade está virando uma coisa muito angustiante porque as mães querem trabalhar, cuidar da casa, dar conta do filho e ainda fazer tudo isso perfeitamente.”
Mas, será que acriança precisa de mãe perfeita? “Filhos precisam de mães coerentes. Mãe culpada não consegue educar e muito menos sentir prazer na maternidade”. Por isso, é tão importante aprender a lidar com a culpa e, principalmente, a confiar em si mesma. “É muito mais fácil educar se direcionando por aquilo que você pensa do que buscar modelos que não vão ao encontro da sua concepção de vida.”
Confira mais sobre a temática do “Seminário Internacional: Mãe Também é Gente”, a programação, outras participações especiais e como se inscrever no site: www.seminariopaisefilhos.com.br .
 
 
Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Betty Monteiro
Alta | Web
Informação à Imprensa
estilo press
 Jornalista Responsável: Euracy Campos
Atendimento: Alessandra Sabbag
11 - 3733 2420 І 9642 9338
euracy@estilopress.com.brestilopress@estilopress.com.breuracycampos@estilopress.com.brestilopress@terra.com.br
Confira nosso site  www.estilopress.com.brcurta  nossa página  agenciaestilopress  no Facebook e siga nosso Twitter @estilopress
 




















Nenhum comentário: