terça-feira, 12 de abril de 2016

Os construtores de montanhas

Fábula conta a história de gigantes que construíam montanhas

Livro dos espanhóis Alberto Pérez e Jorge del Corral desperta a imaginação das crianças brasileiras
Clique  na  imagem  para  fazer  o  Download...
Alta | Web
Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
I.S.B.N.: 978-85-8232-011-2
Formato: 28x21
Indicação: Leitor iniciante (7 a 8 anos)
Número de Páginas: 32
Preço: R$ 29,90
“A história começa antes, bem antes de os
geógrafos unirem os extremos do disco que um
dia foi o nosso planeta e transformá-lo
nessa estranha bola que é hoje.”   Pág.8
 
    Será mesmo verdade que onde vemos simples cordilheiras, montes e montanhas estão ocultos gigantes adormecidos? Será mesmo verdade que, em tempos remotos, os gigantes eram responsáveis pelas construções das montanhas? E, se for verdade, o que terá acontecido por aqueles gigantes construtores de montanhas?
   Ganhador do prêmio LAZARILLO, o livro, escrito pelo renomado autor espanhol, Alberto Pérez, é composto por uma linda fábula que conta a história de gigantes contratados por reis para construírem montanhas, colinas e cordilheiras.
“Os gigantes eram como eu e você, multiplicando,
claro, nossos tamanhos por cem ou por mil. Quando
erguiam um braço, cobriam o sol. Com um
passo, atravessavam o mar. Se um pelo caísse de
suas sobrancelhas, era como se um tronco
desabasse do céu.” Pág.9
 
    Os construtores de montanhas exibe uma narrativa linear, onde o autor começa avisando o leitor que está “recontando” a lenda dos gigantes construtores de montanhas. E, para dar mais crédito à sua história, Pérez se apressa a informar que encontrou essa história em um livro na biblioteca de um certo sábio conhecido como “bruxo Frestin”: “E que todos os livros de lá dizem a verdade, como bem sabem os leitores de qualquer idade”.
    As ilustrações ficam por conta do espanhol Jorge del Corral que costuma combinar artes plásticas nos livros que participa. Em Os construtores de montanhas ele foi buscar nas cores do norte europeu inspiração para criar imagens coloridas e divertidas.
    O enredo ainda tem uma reviravolta quando num belo dia, o trabalho dos gigantes acaba sendo desprezado por causa dos novos interesses e ambições dos governantes. E como será que os gigantes construtores de montanhas irão reagir a essa novidade? É isso que os pequenos leitores encontrarão nessa obra que é publicação da Editora Mundo Mirim.

Sobre o escritor: Alberto Pérez nasceu em Jaca, uma cidade ao norte da Espanha, mas agora vive em Madri, a capital do país. É escritor há muitos anos e, recentemente, começou a dedicar-se à literatura para crianças. Já recebeu diversos prêmios importantes, entre eles o Prêmio LAZARILLO 2009 pelo livro “Os construtores de montanhas”.
Sobre o ilustrador: Jorge del Corral nasceu em Jaca, norte da Espanha, e atualmente vive em Barcelona, onde estudou Belas Artes. Tem ilustrado diversos livros, combinando técnicas de artes plásticas. Além de ilustrar, também dá aulas de expressão artística em escolas e centros de expressão plástica.



Nenhum comentário: