quarta-feira, 13 de abril de 2016

TNT



Seminário de Lançamento do Festival de Curtas TNT discute o cenário de produções de curto formato no País
Principais nomes do universo dos curtas-metragens se reuniram em São Paulo para falar sobre o panorama atual e a iniciativa do canal da Turner do Brasil
 

São Paulo, 13 de abril de 2016 – Foi dado o pontapé oficial para o FESTIVAL DE CURTAS TNT. O projeto do canal para 2016 foi lançado ontem, em São Paulo, em Seminário aberto ao público e com streaming ao vivo pelo YouTube, acompanhado por espectadores de todo o Brasil.
A grande noite foi iniciada por Rogério Gallo, Vice-presidente dos canais de Entretenimento da TURNER DO BRASIL, que apresentou os próximos passos do FESTIVAL DE CURTAS TNT. O canal busca projetos originais e de ficção de 10 a 15 minutos, com inovação, originalidade e estejam adequados ao perfil da TNT. “Vamos selecionar seis roteiros, bancar a produção desses projetos e, tão ou mais importante que isso, dar visibilidade a eles. Os filmes vencedores vão entrar na grade do canal em rotação, em horários de destaque”, afirmou Rogério, que enfatizou a importância do projeto: “Temos a expectativa de que o Festival se torne parte do calendário anual do canal, e que possamos apresentar talentos para o futuro do cinema nacional”.
A mediadora Marina Person abriu o primeiro painel do Seminário, com o tema “Por que fazer um curta-metragem hoje?”. Sabrina Nuldeman, diretora e cofundadora da Elo Company, responsável pela carreira internacional de O Menino e o Mundo, apresentou interessantes dados sobre a performance comercial dos curtas-metragens no País e no mundo, com respaldo de Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curta-Metragem de SP. Zita fez questão também de elogiar a iniciativa da TNT: “O curta revela muito das inquietações de um período, sejam de cunho pessoal ou político, e vão ganhar essa vitrine privilegiada na TV”.
Marco Aurélio Ribeiro, presidente interino da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas), e Francisco Russo, idealizador do site Adoro Cinema, falaram sobre o crescimento na produção de curtas no Brasil, e do interesse do público por esse formato. “O cinema nacional é fechado em poucos gêneros, e no curta você pode experimentar com outros deles, como o horror e aventura. É uma plataforma muito interessante nesse sentido, e por isso a procura de nosso público por eles”, contou Francisco.

DICAS PARA SEU PRIMEIRO CURTA
No segundo painel do evento, alguns dos maiores cineastas brasileiros em atividade falaram sobre seus primeiros curtas e deram dicas valiosas para quem está pensando em inscrever projetos no FESTIVAL DE CURTAS TNT.
“A importância de um grupo como a TURNER DO BRASIL e de um canal líder de audiência como a TNT de abrir sua grade para o curta é muito significativa. Sempre nos perguntam como entrar no mercado, e essa é a oportunidade. Para isso, gaste tempo e energia no roteiro, e não tenha medo de mostrar o que está fazendo para pessoas em que confia. O cinema é uma arte coletiva, e é importante ter os ouvidos abertos para sugestões”, disse Fabiano Gullane, renomado produtor e sócio-diretor da Gullane Filmes.
Os cineastas Giba Assis Brasil e Juliana Vicente acreditam que o curta é um espaço para discutir temas relevantes ao País. Na faculdade, Juliana queria falar de racismo, o que deu origem ao seu primeiro projeto no formato, Cores e Botas, sobre uma menina negra que queria ser paquita. Com seu costumeiro jeito irreverente, Halder Gomes também falou sobre seu primeiro longa-metragem. Foi a partir de Cine Holiúdy - O Artista Contra o Cabra do Mal, que nasceu o filme mais visto até hoje no Ceará, Cine Holiúdy, desbancando blockbusteres como Avatar e Titanic.
Por fim, Esmir Filho, responsável pelo hit online Tapa na Pantera, falou para os futuros inscritos do Festival. “O curta tem um negócio de desejo e envolvimento. Se você pulsa quando pensa no assunto de seu roteiro, faça. É esse que vai render a ideia do seu projeto!”.
As inscrições dos roteiros para o FESTIVAL DE CURTAS TNT poderão ser feitas entre 18 de abril e 18 de maio pelo site www.festivaldecurtastnt.com.br.
Seguem imagens do Seminário de Lançamento. Essas e outras imagens podem ser acessadas em alta definição no link we.tl/H9FsHSuvvK.
 
 
Marina Person

Zita Carvalhosa, Diretora do Festival Internacional de Curta Metragem de SP

 Rogério Gallo, Vice-presidente dos canais de Entretenimento da TURNER DO BRASIL
 

Sobre a TNT - A TNT é o canal de TV por assinatura reconhecido na região por exibir os mais recentes sucessos de bilheteria de Hollywood, os eventos de maior destaque da indústria do entretenimento, como a entrega do Oscar®, o Screen Actors Guild Awards®, o Golden Globe Awards®, o Grammy®, o Latin Grammy®, os Prêmios Billboard, o Victoria’s Secret Fashion Show e o Miss Universo, além de especiais com os artistas mais badalados do momento. A TNT chega a 53 milhões de assinantes, tornando-se uma das redes de maior distribuição da região. O canal é exibido 24 horas por dia, em espanhol, português e inglês, com sistema de áudio SAP, para que o telespectador escolha o idioma que quer escutar. São sete sinais de satélite SD e dois HD, que cobrem a Argentina, México, Brasil, Venezuela, Colômbia, Chile, resto da América Latina e Caribe. A TNT está disponível nas operadoras NET (canal 151), Sky (canal 60), Claro HDTV (canal 58), Oi TV HD (canal 48) e Vivo TV (canal 77 ou 657).
 
CONTATOS:
Renata Primavera                       S2Publicom          (11) 3027-0238                   renata.primavera@s2publicom.com.br
Talita Cicero                         S2Publicom          (11) 3027-0219                   talita.cicero@s2publicom.com.br
Simone Luciano                   TNT                         (11) 5501-6715                   simone.luciano@turner.com
Michele Chaluppe              TNT                         (11) 5501-6975                   michele.chaluppe@turner.com









Nenhum comentário: