quarta-feira, 13 de abril de 2016

Palavras

Editora Contexto traz Atuais
Tendências em Formação de Palavras
De tempos em tempos, aparecem no nosso vocabulário palavras novas. Encontramos várias, por exemplo, no universo científico-tecnológico - caso dos termos de informática -, ou mesmo nas gírias das ruas e nos bordões criados em novelas que acabam se espalhando. Mas quais são as estratégias usadas na criação de novas palavras no português brasileiro?
Para explicar esse fenômeno, o professor e especialista em Morfologia Carlos Alexandre Gonçalves, mapeou, descreveu e exemplifica em "Atuais Tendências em Formação de Palavras" os fenômenos envolvidos na formação de palavras da nossa língua, para além do que está descrito nas gramáticas tradicionais ou nos manuais de morfologia do português, utilizando exemplos atuais de uso.
Sobre o autor: Carlos Alexandre Gonçalves é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 1993. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq), desde 1999, e cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua pesquisa está concentrada na morfologia do português e na interface fonologia-morfologia. É o autor do livro Iniciação aos estudos morfológicos (Contexto, 2011), Introdução à morfologia Não-linear (Publit, 2009) e Flexão e derivação em português (UFRJ, 2005). Tem mais de cem artigos publicados tanto no Brasil quanto no exterior.
Serviço
Livro: Atuais Tendências em Formação de Palavras
Autor: Carlos Alexandre Gonçalves
Páginas: 112
Preço: R$ 23,00
Editora Contexto
Sobre a Editora Contexto - Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 29 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br
Informações para a imprensa contato com autores: Digital Trix Comunicação
Maria Carolina Rossi maria.rossi@digitaltrix.com.br 
Mônica Ferreira monica.ferreira@digitaltrix.com.br

Nenhum comentário: