terça-feira, 12 de abril de 2016

Virgindade

Editora Contexto traz a História da Virgindade
Em pleno século XXI a virgindade ainda é moeda de troca em muitos grupos sociais e religiosos. Ainda hoje, muitas jovens recorrem a clínicas médicas para reconstituir o hímen e, entre cristãos fundamentalistas do movimento No Sex, ela é muito valorizada. No mundo muçulmano é exigido das noivas um "certificado de virgindade".
A historiadora francesa Yvonne Knibiehler mostra em "A História da Virgindade", livro que a Editora Contexto traz esse mês, o percurso da castidade feminina, da Antiguidade greco-romana ao século XXI. A autora revela o mundo das deusas antigas, reconstrói o culto à Virgem Maria, a celebração das santas Joana D'Arc, Teresa de Ávila, as freiras, as huris de Alá. O livro aborda que a exigência da virgindade foi perdendo terreno nas sociedades ocidentais desde o tempo em que a grande preocupação era assegurar a autenticidade da prole, passando pelo celibato como opção libertadora, pela emergência da "moça" e o apogeu da "donzela", até chegar aos ecos da liberação sexual e à valorização das escolhas pessoais.
O fato é que o tema ultrapassa o espaço da intimidade, invade os consultórios, as escolas, as mídias e as redes sociais.  A questão da virgindade se mantém em todas as culturas e parece ainda ter um papel simbólico considerável. Por tudo isso e muito mais, falar de virgindade ainda é muito atual.
Serviço
Livro: A História da Virgindade
Autor: Yvonne Knibiehler
Páginas: 224 páginas
Preço: R$ 49,90
Editora Contexto
Sobre a autora: Yvonne Knibiehler é historiadora e feminista engajada. Especialista em História das Mulheres e autora de mais de uma quinzena de livros, sua principal obra é La Sexualité et l´Histoire (2002).
Sobre a Editora Contexto - Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 29 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br
Informações para a imprensa/contato com autores:
Digital Trix Comunicação - 11 3255 8718
Maria Carolina Rossi maria.rossi@digitaltrix.com.br
Mônica Ferreira monica.ferreira@digitaltrix.com.br
 

Nenhum comentário: