terça-feira, 22 de março de 2016

A Zeropéia


O que acontece quando uma centopeia decide abrir mão de suas cem patinhas?
 
Em nova edição, A Zeropeia, de Betinho, conta com novas imagens de Bia Salgueiro
 
Herbert de Souza, o Betinho, foi um personagem muito importante na história recente do Brasil. Sociólogo e ativista dos direitos humanos, firmou-se também como autor para que seus ideais de vida pudessem ultrapassar seus próprios esforços e alcançassem o maior número de pessoas. Dentre suas obras, destaque para os livros escritos para o público infanto-juvenil, que abordam conceitos como solidariedade, colaboração e ajuda ao próximo, a reflexão como forma de mudar o mundo e a autoaceitação. 
Um dos livros infantis de Betinho, A Zeropeia, publicado pela primeira vez em 1993, está de cara nova! A Editora Salamandra conferiu à obra uma nova roupagem, com projeto gráfico e ilustrações atualizadas de Bia Salgueiro, ilustradora e amiga pessoal do autor. 
No título, a famosa Centopeia encontra-se em um dilema: por que precisa das suas cem patinhas, se outros animais possuem duas, quatro e até mesmo oito patinhas para se locomover? Ao ver animais como a Barata, o Boi, o Macaco e a Cobra, a Centopeia decide pouco a pouco deixar de utilizar suas patinhas até virar Zeropeia. Será que dessa forma ela se sentirá mais feliz e mais parecida com os outros? 
Este clássico da literatura infantil dos anos 90 discute dois temas muito pertinentes à infância: a questão da personalidade e também das opiniões que recebemos daqueles que estão ao nosso redor. Correlacionando a utilidade das cem patinhas da Centopeia para sua movimentação e fluidez, Betinho trouxe diferentes animais e suas variadas necessidades para mostrar que cada ser é único, destacando que a aceitação daquilo que somos nos permite encarar a vida e também os nossos obstáculos da melhor forma possível. 
Preço: R$ 39,00
Sobre o autorHerbert de Souza, mais conhecido como Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935. Foi exilado na década de 1970, por ser membro de uma organização política clandestina chamada Ação Popular, que lutava contra a ditadura militar. Doutorou-se em Ciências Políticas pela York University, Toronto, Canadá, entre os anos de 1974 e 1976. Dentre suas numerosas atividades profissionais, no Brasil e no exterior, destacaram-se: 1987 – Presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids – ABIA; 1981 – Fundador e Secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE. Em 1992, através do IBASE, ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Em 1993 comandou a Campanha contra a fome no Brasil, tendo mobilizado toda a nação para um grande exercício de solidariedade e cidadania. Contraiu o vírus da Aids em 1985, numa das várias transfusões de sangue a que se submeteu por sofrer de hemofilia. Quando voltou ao país, participou de movimentos pela democracia e pelo controle da contaminação da Aids.Faleceu em 09 de agosto de 1997.
 
Sobre a SalamandraCom um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.
 
INFORMAÇÕES Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - (11) 3027-0209
Janahina Rodrigues - janahina.rodrigues@s2publicom.com.br - (11) 3027-0200 Ramal 380
Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - (11) 3027-0220







Nenhum comentário: