quarta-feira, 30 de março de 2016

Grupo Cerco

Peça teatral O Sobrado vai em maio para 2 festivais universitários em Portugal
 
O Grupo Cerco, que tem montagem baseada em obra de Erico Verissimo, foi convidado para participar de festivais que acontecem nas cidades de Lisboa e Coimbra em maio. O Sobrado, espetáculo que teve origem na UFRGS e é dirigido pela professora Inês Marocco, busca agora financiamento coletivo para poder realizar esta troca cultural.
 
A encenação que fará parte da Mostra de Teatro Universitário de Coimbra e do Festival Anual de Teatro Acadêmico de Lisboa – FATAL - foi montada para festejar o centenário do Instituto de Artes da UFRGS em 2008 e teve excelente aceitação do público e da crítica. Recebeu diversos prêmios, incluindo três Açorianos de Teatro. De lá para cá tem feito turnês pelo sul do país e já atingiu um público de quase 17 mil pessoas.
 
Em 2015 o grupo organizou programação comemorativa em homenagem aos 110 anos de Erico Verissimo com apresentações no Theatro São Pedro e ciclo de palestras; também com o intuito de arrecadar fundos para a viagem. Pelos próximos dias estará no ar no site de crowdfunding, Kickante, a campanha “O Sobrado em Portugal” que visa completar o valor necessário para o projeto. Esta ação permite que qualquer pessoa contribua para levar a adaptação teatral dos capítulos homônimos de “O Continente” para as terras de lá. Apoios efetuados pelo site receberão recompensas, que incluem apresentações em Porto Alegre.
 
O Grupo Cerco de teatro teve sua origem em 2008, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, em Porto Alegre. Catorze alunos, dirigidos pela professora Inês Marocco, ensaiaram por quase um ano a montagem de “O Sobrado”. Após esse trabalho o até então agrupamento de alunos se consolidou como um grupo de artistas interessados em desenvolver uma pesquisa contínua em teatro.
 
O processo coletivo e experimental, onde o ator ou “ator/autor” tem a possibilidade de trabalhar em diferentes frontes de criação: dramaturgia, assistência de direção, trilha sonora, cenografia, figurino, design visual e produção, investigando soluções estéticas para trazer força aos conteúdos que apresenta é marca do grupo.
 
Serviço: A campanha vai de 17 de fevereiro a 10 de abril de 2016
Ursula Collischonn 51 98534122
Martina Frölich 51 93312492
Celso Zanini 51 82983266
Thalen Ruggeri 51 94234909

Nenhum comentário: