sexta-feira, 18 de março de 2016

Apaga a luz e....

 

Michael Alves e Linn Falcão atuam e dirigem o espetáculo. Foto Casa Coletiva

 

Grupo carioca estreia, em abril, peça de Ronald Radde censurada pela Ditadura Militar


Montagem da Cia Grutta Teatral realiza apresentações dias 15 e 16 de abril na Sala Carmem Silva do Teatro Novo DC, em Porto Alegre


A Cia Grutta Teatral, sediada no Rio de Janeiro, escolheu Porto Alegre para a estreia e sua nova montagem, Apaga a Luz e Faz de Conta que Estamos Bêbados, de Ronald Radde. No elenco, estão Linn Falcão e Michael Alves, que atuam e dirigem o espetáculo. As apresentações ocorrem nos dias 15 e 16 de abril próximo, sexta-feira e sábado, respectivamente, às 20h, no Teatro Novo DC, Sala Carmem Silva, em Porto Alegre.
 
A trama é contextualizada em um Brasil massacrado pela Ditadura Militar e também familiar. Um homem e uma mulher em um apartamento, com seus conflitos existenciais, lutam contra o comodismo e a hipocrisia da sociedade, ao mesmo tempo em que tentam se convencer da necessidade de reagir aos difíceis momentos que enfrentam, numa tentativa de serem fiéis a si mesmos e a fugirem da solidão. Um jogo de verdades e mentiras se estabelece, enquanto ambos tentam encontrar sentido para suas vidas. A montagem é protagonizada pelos atores cariocas Michael Alves e Linn Falcão.
 
Apaga a Luz e Faz de Conta que Estamos Bêbados, quarta realização/obra de Ronald Radde, compõe o currículo da Cia Grutta Teatral, sediada no Rio de Janeiro.  Os textos de Ronald Radde dialogam diretamente com a linguagem artística do grupo, observa o ator e diretor Michael Alves. É um autor que transcende todas as barreiras do tempo, adaptando-se a qualquer recorte temporal, como conflito em comum, mesmo se tratando de tempos diferentes, pois fala da natureza humana, assunto inesgotável, de discussão aberta e infinita, à medida que a existência, a solidão e a liberdade são fatos ainda muito complexos entre os seres humanos, complementa a também atriz e diretora Linn Falcão.
 
Segundo os diretores, a montagem não se detém no fato histórico da Ditadura, mas no que este regime fez com o psicológico das pessoas. A peça é, na verdade, um belíssimo grito de liberdade e as questões postas em discussão permanecem atuais ainda hoje, comenta Linn.
 
Montada pela primeira vez nos palcos do Theatro São Pedro, em 1972, a peça de Radde foi um sucesso de bilheteria antes de ser censurada pelos mecanismos repressores da Ditadura Militar.
 
Sobre os diretores
Linn Falcão é atriz, diretora e autora teatral. Desenvolve um trabalho social na comunidade da Rocinha, no Rio d Janeiro, com adolescentes e adultos, no qual destaca a dramaturgia brasileira, apresentando autores como Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Dias Gomes. Ao longo de sua carreira. dirigiu e atuou nos seguintes espetáculos: Os Três Peraltas na Praça, de José Valuzz (2002/2003/2004); Bonitinha, mas Ordinária (2004/05); A Mulher Sem Pecado (2005), O Beijo no Asfalto (2006/07) e Boca de Ouro (2008), todas de Nelson Rodrigues. Em 2003, ganhou o prêmio especial do júri do 26º Festival da Fataerj pela produção de O Santo Inquérito, de Dias Gomes; em 2007 o prêmio de melhor figurino no Festival do Rio de Janeiro por Beijo no Asfalto. Em 2011, recebeu o prêmio de Revelação Artística e, também, indicação de melhor atriz, no festival da Fetaerj por Abajur Lilás, de Plínio Marcos. Escreveu as peças de teatro: Quando entrar Setembro, Muito além do Celeiro, O Destino dos Anjos, O punhal de duas pontas, A Resistência, Não Posso Morrer sem Você e Estranho Amor. Foi premiada pelo conto Faço Isto Por Ti e Não Por Mim, publicado na coletânea Pérgula Literária (Editora Valença-RJ); e o roteiro para média-metragem, O Cheiro da Noite.
 
No teatro, atuou nos seguintes nas seguintes peças: O Formigão e a Gatinha, autoria e dirigido por Elizeu Miranda (1990); Conto de Natal, direção de Carlos Lavalhos (1990); A Mulher Sem Pecado, de Nelson Rodrigues direção Antônio Macedo (1995); O Auto do Lampião no Além, de José Gomes Campos, direção Antônio Macedo (1996); Apaga a Luz e Faz de Conta que Estamos Bêbados, de Ronald Radde, direção Aline W. (1998); Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, direção Marco Accioli (2002); O Santo Inquérito, de Dias Gomes, direção de Marco Accioli (2003); O Abajus Lilás de Plínio Marcos, direção de Rafael Moura (2011); Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, direção de Júlio César Ferreira (2013).
 
Michael Alves atua como diretor, ator e bailarino. Tem formação em ballet clássico, jazz, street dance, sapateado, ballet moderno e contemporâneo ministrado por Karen Ramos, Arielle Macedo, Beatriz Barros, entre 2007 e 2013. Atuou nas peças O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues (2011), direção de Camila Félix; Bailei na Curva, de Júlio Conte (2011), direção de Sara Baltazar; Viúva, porém Honesta (2011), direção Camila Félix; Enfim Sós, Coma as Flores e Muito Prazer, de Heloísa Perissé, Jomar Magalhaes e Fernando Mattos (2011), direção de Jonas Soares; A Noiva Virtual do Dr. Victor Frankeistein, de Victor Santana (2012), direção de Jonas Soares; A Cantora Careca, de Eugene Ionesco (2012), direção de Nicholas Cunha; Álbum de Família, de Nelson Rodrigues (2012), direção Amanda Machado.
 
Recebeu o prêmio de Ator revelação no III Festincewo pela peça Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues (2012), direção de Camila Félix; Dirigiu Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde (2012); O Alienista, de Machado de Assis (2014), com prêmios de Melhor Espetáculo, Prêmio Técnico e Melhor Atriz. Prêmio especial de destaque em todas as peças participantes no IV Festincewo.
 
Em 2013, com a peça Oliveiras, de sua autoria e direção de Jéssica Caroline, conquistou o prêmio de Melhor Ator.  Participante da 1º Semana de Artes, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Opereta Primavera Nº 1, direção de Carla Camurati, música do maestro Maurílio Santos e coreografia de Éric Frederic. Participante da 2º Semana de Artes com a peça Por Toda Nossa Vida, direção e autoria de Fernando Mattos. Participante como ator e bailarino do Auto da Paixão de Cristo na Igreja Matrix em São Gonçalo, ano 2012, 2013 e 2015.
 
FICHA TÉCNICA
Autor: Ronald Radde
Direção e Encenação: Linn Falcão& Michael Alves
Elenco: Linn Falcão & Michael Alves
Técnico de Som: J. Hildemar Cavalheiro
Iluminação: Patrik Simões
Figurino: Michael Alves
Maquiagem: Elis Paula
Cenário: Camila Félix
Coreografias: Michael Alves
Preparação Corporal: Michael Alves
Designer Gráfico: André Barroso
Produção Executiva e Assessoria de Imprensa em Porto Alegre: Silvia Abreu
Realização: Silvia Abreu Produções Artísticas & Culturais Ltda. & Cia Grutta Teatral
Apoio Cultural: TVE - RÁDIO FM CULTURA - ABIH
 
SERVIÇO:
O QUÊ: Apaga a Luz e Faz de Conta que Estamos Bêbados, de Ronald Radde, com Linn Falcão e Michael Alves.
QUANDO: dias 15 e 16 de abril próximo, sexta-feira e sábado, respectivamente, às 20h.
ONDE: Teatro Novo DC, na Sala Carmem Silva, em Porto Alegre.
QUANTO: R$ 30,00 (Inteira) R$ 15,00 (pessoas acima de 60 anos* e estudantes). Ingressos antecipados pelo site www.entreatosdivulga.com.br
Recomendação etária: a partir de 14 anos.
INFORMAÇÕES: 51- 92772191 / (51) 8627.2209(Oi) / (51) 8133.6787 (Tim)
*Lei da meia-entrada
 
Assista à chamada do espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=2Oa8ZZ7u2zo&feature=youtu.be
 
REALIZAÇÃO
            
 
APOIO CULTURAL
           


Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4) – 18/03/2016
Fones: 51- 92772191 (Claro) | 81336786 (Tim)
 

Nenhum comentário: