terça-feira, 22 de março de 2016

Gelson Oliveira


                                  
  

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Neste vídeo, um pouco da energia que é renovada a cada mês no grande círculo da poesia negra, com o ritmo e a magia dos seus protagonistas. Negros em movimento. Ancestralidade. Semeadura. É o Sopapo…
00:03:23
Adicionado em 05/03/2016
119 exibições
 
Gelson Oliveira apresenta canções do seu premiado disco infantil
 
 
 

Gelson Oliveira é atração no Sopapo Poético no dia 29 de março, no SIMPA



A programação especial que marca os quatro anos do projeto Sopapo Poético ponto negro da poesia, um sarau dedicado à poesia e à música negra, prossegue no próximo dia 29 de março, terça-feira, às 19h30min, no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), como uma edição especial voltada para as crianças (Sopapinho). O convidado especial da noite será o cantor e compositor Gelson Oliveira. O músico apresenta o pocket show Ônibus do Sobe e Desce, mostrando composições do álbum homônimo, lançado em 2015, ganhador do Prêmio Açorianos de Melhor Disco Infantil de 2015. A entrada é franca.
 
Esta não será a primeira incursão de Gelson Oliveira ao universo infantil. Ele é autor da música Papagaio Pandorga, tema do programa Pandorga, da TVE. Ele conta que desde a criação da música, na década de 80, pensava em fazer um trabalho dirigido às crianças. - Aí acabei montando um espetáculo que se chamava “O Ônibus do Sobe e Desce”. Um espetáculo infantil que eu montei com um cantor e compositor, negro também, um dos caras mais talentosos que eu já conheci na vida, gaúcho de Porto Alegre que se chama Telmo Martins. O espetáculo foi apresentado em algumas escolas, esse é o embrião do CD, conta  Gelson.  - E as crianças gostaram bastante. Então quando eu pedi para fazer o CD, eu entrei no Fumproarte e não foi aprovado logo. Acho que tentei umas duas ou três vezes. E aí, na última vez, entrou”.
Gelson explica que a maioria das músicas foram compostas especialmente para o CD. Acho que foi uma coisa mais fresca. E até porque a gente vai mudando a intenção, a maneira e a compreensão de compor para o público alvo, que eram as crianças. Respondendo sobre como foi para criar músicas para as crianças, é digo que é uma coisa que eu falo, que eu repito: ainda bem que eu utilizei a criança que eu não matei. Eu vivi intensamente a minha infância. E, para mim, isso é uma coisa que a gente leva para o resto da vida (trecho da entrevista concedida ao jornalista Airan Albino. Leia a entrevista na íntegra e acompanhe a programação  no https://www.facebook.com/Sopapo-Po%C3%A9tico-382632388511319/?fref=ts.
O projeto Sopapo Poético  ponto negro da poesia tem a finalidade de promover ações de promoção e difusão da literatura afro-brasileira, por isso prevê a realização de saraus temáticos, lançamento de uma antologia poética e de um vídeo-documentário. A programação comemorativa se desenvolveu ao longo de março e prosseguirá em abril com debates, shows musicais, leituras, performances, feiras de empreendedorismo negro, em espaços descentralizados da cidade e para um público diversificado e de todas as idades, sempre com entrada franca.
Sopapinho
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Nesta edição, os pequenos aprenderão as músicas do convidado especial Gelson Oliveira.
 
Assista ao vídeo:
 
Sobre Gelson Oliveira
Natural de Porto Alegre, o cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical Gelson Oliveira, viveu por muitos anos em Gramado, onde trabalhou como artesão, chegando a entalhar em madeira, vários Kikitos, os troféus do Festival do Cinema de Gramado. No início da carreira, foi crooner de orquestra e animou muitos bailes da vida, como cantor e instrumentista. Em 1970, voltou a residir na capital Gaúcha. O ponto inicial de sua carreira como compositor foi em 1979, a partir do show Lado a Lado, que ele dividiu com o colega na época também novato, Nei Lisboa. Os dois fizeram uma temporada no teatro do Clube de Cultura, com sucesso de público e crítica. Com mais de 30 anos de carreira, inúmeras premiações e sendo festejado pelo público e pela crítica, Gelson Oliveira tem acumulado vários álbuns gravados, solo ou em parceria com colegas, além de participações especiais em trabalhos de muitos artistas.
 
Referências:
 
SERVIÇO
O Quê: Sopapo Poético ponto negro da poesia, com participação especial de Gelson Oliveira apresentando o pocket show Ônibus do Sobe e Desce.
 Quando: Dia 29 de março de 2016, terça-feira, às 19h30min, dentro da programação do projeto Sopapo Poético ponto negro da poesia.
Onde: SIMPA (Rua João Alfredo, 61, bairro Cidade Baixa), Porto Alegre.
Quanto: Entrada franca.
Este projeto foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura
 
REALIZAÇÃO:
Associação Negra de Cultura - ANdC
APOIOS:
Ministério da Cultura
SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre
Boteko do Caninha (Areal da Baronesa)
Centro Cultural CEEE - Érico Veríssimo
Afro-Sul Odomodê
Associação Comunitária e Cultural Quilombo do Areal
 Escola Técnica Bernardo Vieira de Mello (Esteio/RS)
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
DEDS (Departamento de Educação e Desenvolvimento Social) - PROREXT - UFRGS
 
 
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4) | 21/03/16
Fones: (51) 92772191(Claro) | (51) 8133.6787 (Tim)

Nenhum comentário: