quinta-feira, 7 de abril de 2016

SP - Arte 2016

 
SP-Arte 2016 traz mais de 140 galerias de arte e design e uma programação especial por toda a cidade de São Paulo
 
Referência mundial no mercado de arte, a SP-Arte, que realiza sua 12ª edição de 7 a 10 de abril, traz para o Pavilhão da Bienal, em São Paulo, 124 das principais galerias de arte do Brasil e do mundo e uma programação especial que inclui aberturas e eventos por toda a cidade, lançamentos de livros e debates que marcam a semana da arte em São Paulo.
 
Galerias de arte
Mostrando a força e a credibilidade construídas ao longo de onze edições, a Feira trará ao público e ao colecionador brasileiro influentes galerias internacionais como a David Zwirner e Michael Werner (Estados Unidos), White Cube e Lisson (Inglaterra), Continua e Cardi (Itália), Kurimanzutto (México) e neugerriemschneider (Alemanha), além das brasileiras Dan, Luisa Strina, Mendes Wood DM, Fortes Vilaça, Nara Roesler e Luciana Brito.
 
Em constante renovação, a Feira, que tem se destacado por revelar novas galerias, apresenta, nesta 12ª edição, as paulistanas Frente, BFA (Boatos Fine Arts), Warm e Galeria Sé; a carioca MUV Gallery, e a galeria Mamute, de Porto Alegre, que participam da Feira pela primeira vez.
 
Da capital carioca, segundo principal mercado de arte do país, virão, entre outras, as galerias Anita Schwartz, Silvia Cintra + Box 4, Athena, Athena Contemporânea, Luciana Caravello, Gustavo Rebello, Ronie Mesquita, Ipanema, Márcia Barrozo do Amaral e a Colecionador, que estreia na Feira.
 
Minas Gerais participa da feira com as galerias AM, Celma Albuquerque, Manoel Macedo, Murilo Castro (Belo Horizonte), e Lemos de Sá (Nova Lima).
 
Da região Sul, o Paraná estará representado pelas galerias SIM, Simões de Assis e a Ybakatu. Da capital gaúcha virão a Bolsa de Arte, que também tem uma galeria em São Paulo, além da Mamute.
 
Setores curados
A 12ª edição da feira traz uma série de novidades em seus setores curados.
 
Luiza Teixeira de Freitas é a responsável pela curadoria da terceira edição do Setor Solo, dedicado às mostras individuais de artistas. Em sua maior e mais internacionalizada edição, o setor Solo recebe 16 galerias, das quais 11 estrangeiras, a maior parte delas estreante na feira, como a Nicodim (Los Angeles), que apresenta o artista polonês Przemek Pyszczek; Richard Saltoun (Londres) com o francês Henri Chopin; Slowtrack (Madri) com o espanhol Juan Zamora; espaivisor (Valência), com o inglês Hamish Fulton; PSM (Berlim), com a artista paulistana Marilia Furman; Lisa Bird (Viena), com o alemão Maximilian Prüfer; Casas Riegner (Bogotá), com o colombiano José Antonio Londoño, que neste ano participa também da 32ª Bienal de São Paulo, e as galerias paulistanas BFA (Boatos Fine Arts) com Daniel Albuquerque; Sé, com Dalton Paula; e WARM, com Leonardo Stroka, além da carioca Portas Vilaseca que apresenta projeto dedicado a artista Iris Helena.
 
Voltado para grandes instalações em diálogo com a arquitetura do icônico Pavilhão, o Open Plan este ano apresenta obras inéditas comissionadas especialmente para a Feira. Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, o setor terá exposições de artistas de galerias também inéditas na feira: Fonti (Napóles) com o artista italiano Seb Patane; ProjecteSD (Barcelona) com o espanhol Asier Mendizabal; Rodeo (Londres) com o cipriano Christodoulos Panayiotou; Simon Preston (Nova York) com a americana Victoria Fu; e a Ultravioleta (Cidade da Guatemala) com o porto riquenho Radamés "Juni” Figueroa. As galerias Jaqueline Martins, com o brasileiro Daniel de Paula, Luciana Brito (São Paulo), com o mexicano Hector Zamora; Sprovieri (Londres) com o Italiano Francesco Arena e Vermelho (São Paulo), com o paulistano Marcelo Cidade, completam o grupo de galerias que participam do setor.
Performance
O Setor de Performance realizado em 2015 em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, volta neste ano, novamente com curadoria de Cauê Alves, curador-assistente do pavilhão brasileiros da 56ª Bienal de Veneza e coordenador do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
 
SP-Arte cria novo setor dedicado ao design
Feira de design terá principais nomes do design autoral de mobiliários, luminárias e antiquários
 
Uma das áreas de maior destaque da criatividade brasileira, o design terá seu espaço exclusivo na 12ª edição da SP-Arte.
 
De 7 a 10 de abril, o terceiro andar do Pavilhão da Bienal vai abrigar um setor com os destaques do design autoral brasileiro: ETEL, DPOT, Firma Casa, Artemobilia, Mercado Moderno, OVO, entre tantas que têm em seus catálogos nomes como Luciana Martins e Gerson de Oliveira, Jader Almeida, Zanini de Zanine, e muitos outros celebrados designers contemporâneos. Além deles, os clássicos criadores do mobiliário brasileiro modernista: Giuseppe Scapinelli, Gregori Warchavchik, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas.
 
Assim como já acontece com a SP-Arte, hoje uma das dez feiras de arte mais importantes do mundo, o setor de design pretende ser uma plataforma de negócios que movimente o crescente mercado brasileiro, desperte o interesse para a produção local e coloque o Brasil no calendário mundial de design. “Queremos mostrar o bom design brasileiro para todos. É para apreciadores, para quem quer conhecer mais, e também para o público internacional”, explica Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte.
 
O novo setor, que abrangerá desde as primeiras peças criadas no Brasil até o moderno design brasileiro, delineará, em sua edição de estreia, uma história do mobiliário nacional.
 
Os visitantes poderão ver o que há de mais atual no ramo, como o trabalho de Zanini de Zanine (hoje um dos jovens nomes nacionais mais festejados), as peças apuradas de Jader Almeida, o humor elegante e conciso da OVO, o colorido bem aplicado e as formas geométricas de Marton, as refinadas peças de vidro e também de madeira de Jacqueline Terpins, além do sempre preciso trabalho de mestres da madeira como Carlos Motta e Hugo França.
 
Haverá a apresentação de coleções especiais, como a inédita de Claudia Moreira Salles, na ETEL; a Cangaço, assinada pelos irmãos Campana e por Expedito Seleiro com exclusividade para a Firma Casa, além de peças especiais de Carlos Motta em homenagem aos seus 40 anos de carreira. Destaque na DPOT para Geraldo de Barros e Jader Almeida, e mais a edição especial Banco 15, de Zanini de Zanine , em homenagem aos 15 anos de falecimento de seu pai, Zanine Caldas, na galeria Mercado Moderno.
 
Um grande destaque é a presença imprescindível do design modernista dos criativos anos 1950 e 1960. Esta época, em que o mobiliário brasileiro se fixou na memória internacional, estará representada na feira por nomes como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, o português Joaquim Tenreiro, a italiana Lina Bo Bardi – grupo que fazia arte em móveis jacarandá, exibindo capacidade de síntese e liberdade criativa. Será possível adquirir na Feira suas peças originais e reeditadas, incluindo algumas raras.
 
Peças de design anônimo de origem industrial das décadas de 1940-50 também estarão na SP- Arte, no estande da Pé Palito. São inspiradas pelo movimento americano Streamlined Moderne, parte de uma arquitetura Art Deco, que tem em suas formas referências às indústrias automobilística e aeroespacial.
 
O setor terá ainda os primeiros móveis 100% brasileiros, no estande do antiquário Itamar Musse, de Salvador, e no de Sandra e Marcio, de Belo Horizonte. Datados do século 19, os móveis foram criados em madeira curvada e palhinha, sob forte influência do estilo austríaco Thonet e das curvas da art-nouveau.
 
Além de mobiliário, a Feira traz luminárias assinadas por grandes designers, como Maneco Quinderé, que terá um estande dedicado a suas peças, e tapeçarias assinadas por artistas como Jacques Douchez e Norberto Nicola, na Passado Composto Século XX.
 
Complementando a programação e com um foco no futuro, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que lançou sua primeira graduação em Design em 1984, exibirá em seu espaço trabalhos de destaque de alguns dos seus melhores alunos, especialmente selecionados para a Feira.
 
Prêmio SP-Arte/Videobrasil apresenta Agridoce, de Haroon Gunn-Salie
Artista sul-africano apresenta no Galpão VB exposição motivada pela tragédia das barragens do Rio Doce, em Minas Gerais. A mostra é resultado do primeiro prêmio realizado por meio da parceria entre a Associação Cultural Videobrasil e a feira internacional SP-Arte
 
No dia 2 de abril (sábado), às 13h, no Galpão VB, acontece a abertura de Agridoce, exposição do artista Haroon Gunn-Salie, da África do Sul. A mostra é o resultado do 1º Prêmio SP-Arte/Videobrasil, premiação especial do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, realizado entre outubro e dezembro de 2015. Agridoce surgiu do contato do artista com as pessoas diretamente afetadas pelo desastre causado pelo colapso de duas barragens em Minas Gerais, no ano passado. Um projeto criado em colaboração com os moradores que foram afetados pela tragédia e se recusaram a sair de suas terras, que o artista transforma em uma potente plataforma para dar visibilidade e provocar o público, em uma proposta de arte como ativismo e ação para transformação. A visitação segue até o dia 11 de junho de 2016, com entrada gratuita.
 
Desde a sua origem, em 1983, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil investe em uma política de premiação baseada em um grande prêmio em dinheiro, como incentivo à produção, e em prêmios de residência artística, estimulando processos de trocas e intercâmbio. No ano passado, em sua 19ª edição, o festival lançou este novo prêmio especial, viabilizado por meio da parceria entre a feira internacional SP-Arte e a Associação Cultural Videobrasil. “Pela primeira vez, o Festival concedeu o Prêmio SP-Arte/Videobrasil com o objetivo de estimular e divulgar o trabalho de jovens artistas que abordam a discussão sobre o Sul Global em suas pesquisas. O prêmio oferece ao artista contemplado a produção de uma exposição no Galpão VB durante o período da SP-Arte, quando São Paulo se torna foco de atenções no cenário internacional das artes”, explica Solange Farkas, curadora geral do Festival e diretora da Associação Cultural Videobrasil. A iniciativa faz parte também do programa de incentivo a artistas e desenvolvimento de novos talentos promovido pela SP-Arte. De acordo com Fernanda Feitosa, o prêmio é uma oportunidade de ampliar os laços que unem a SP-Arte ao Videobrasil, para além da admiração mútua profissional. “Nós buscamos sempre nos manter antenados à produção cultural atual, criando oportunidades para escoar esta produção”, afirma a diretora da feira. A exposição de Haroon Gunn-Salie, um dos expoentes da nova geração de artistas da África do Sul, é o resultado do prêmio criado como parte dessa estratégia pelas duas instituições.
 
Agridoce é um projeto de site-specific composto por uma instalação em larga escala, um registro em vídeo, uma série de fotos e uma instalação sonora-visual, todas produzidas por Gunn-Salie em colaboração com os moradores que se recusaram a sair de suas terras, cobertas por camadas de sedimentos de cor alaranjada que causou mortes e a destruição de suas casas e de todo o ecossistema da região. Gunn-Salie coletou e transportou do próprio local todo o material (incluindo a lama e as paredes de uma casa parcialmente soterrada) que compõe sua obra site specific, realizada com a participação desses mesmos moradores e outros profissionais que trabalharam como voluntários.
 
O projeto surgiu após viagens do artista a Minas Gerais e do contato que ele teve com as comunidades de Paracatu de Baixo e Pedras, entre outubro de 2015 a janeiro de 2016. Em sua primeira viagem à região, ele passou duas semanas viajando, documentando as comunidades e colhendo relatos orais. Poucos dias depois da sua volta à África do Sul, ele soube da tragédia causada pelo colapso das duas barragens de propriedade da Samarco Mineração SA, uma joint venture entre o grupo anglo-australiano de mineração BHP Billiton, a maior empresa de mineração do mundo em termos de receita, e a gigante do minério de ferro brasileiro, a Vale. Foi quando decidiu voltar – e o que ele apresentaria em sua exposição no Galpão VB.
 
“Milhares de pessoas ficaram sem água para beber quando o Rio Doce e o suprimento de água potável foram cobertos por um sedimento laranja, denso, contaminado com metais pesados tóxicos que podem destruir todo aquele ecossistema por várias gerações. Pessoas morreram, outras desapareceram, muitos perderam suas casas e sua forma de subsistência. Nestas circunstâncias, tive que considerar a minha exposição no Galpão VB incrivelmente a sério. Eu usei essa oportunidade para me envolver em um projeto de arte transformador, na fronteira com a responsabilidade social, destinado a convocar a participação pública”, explicou Gunn-Salie, que produziu as obras a partir de uma perspectiva comunitária e das pessoas afetadas, contando histórias que são normalmente esquecidas pelos grandes meios de comunicação. “Traduzindo narrativas e história oral em obras de arte e intervenções colaborativas, baseadas no diálogo, quis trazer para o contexto brasileiro um modo de trabalhar que insiste que a arte pode ser usada para a transformação social e o ativismo de base”, finaliza o artista.
 
SP-Arte/2016 traz novas edições da Bolsa ICCo/SP-Arte e do prêmio Illy Sustain Art
Feira de arte realiza também exposição do artista Haroon Gunn-Salie, ganhador da primeira edição do Prêmio SP-Arte/Videobrasil
 
Em sua 12ª edição, a SP-Arte dá continuidade ao processo de circulação de agentes do campo das artes e de incentivo à revelação de novos talentos. Pelo quarto ano consecutivo, a feira, em parceria com o ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea, concede duas bolsas de residências artísticas em instituições internacionais, e oferece também o Prêmio Illy, realizado em parceria com o Illy Sustain Art, que agracia um artista brasileiro em ascensão com uma quantia em dinheiro.
 
Bolsa ICCo/SP-Arte
A quarta edição da Bolsa ICCo/SP-Arte disponibiliza dois prêmios de residência para artistas brasileiros ou estrangeiros residentes há dois anos no país, representados por uma das 124 galerias de arte que participam da Feira. Os inscritos precisam ter seus trabalhos expostos na SP-Arte/ 2016, já que é a partir deles que o júri fará a seleção da dupla vencedora.
 
A primeira bolsa de residência é para a prestigiada Residency Unlimited (RU), em Nova York. A segunda é para a FLORA ars+natura, em Honda, Tolima, na Colômbia. Os programas duram dois meses.
 
Cada artista pode ser inscrito uma única vez e não há limite de inscrições por galeria. Para se inscrever, basta preencher o formulário pelo site doity.com.br/bolsaiccosp-arte2016,até 21 de março de 2016.
 
No dia 29 de março serão divulgados os 10 artistas pré-selecionados, que terão os trabalhos analisados pelo júri durante a SP-Arte. Os dois ganhadores serão anunciados no dia 7 de abril, quinta-feira, nos dias de Feira.
 
Três artistas premiados em 2015
Diferentemente das edições anteriores, em que dois artistas foram contemplados com bolsas, em 2015 o júri escolheu três artistas, por empate técnico: Beto Shwafaty, representado pela Galeria Luisa Strina; Mayana Redin, da Galeria Silvia Cintra + Box4; e Pedro Motta, da Celma Albuquerque Galeria de Arte e Galeria Luisa Strina.
 
Shwafaty foi recebido pela Residency Unlimited (RU), enquanto Redin e Motta desenvolveram suas residências na FLORA ars+natura.
 
Prêmio Illy Sustain Art
Além da Bolsa ICCo/SP-Arte, a Feira também destaca em 2016 a quinta edição do Prêmio Illy Sustain Art.
 
O Prêmio Illy concederá um prêmio de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para um artista brasileiro (nascido no Brasil) com até 35 anos de idade (nascido a partir do ano de 1981). As galerias e artistas participantes da Feira podem realizar as inscrições até o dia 23 de março pelo e-mail: premio.illy@sp-arte.com.
 
A comissão julgadora desta quinta edição do prêmio será formada pelo curador Marcio Harum e pela equipe da SP-Arte. O nome do artista vencedor será anunciado no dia 7 de abril (quinta-feira), durante o evento, no café Illy, espaço feito especialmente para a Feira.
Fundado em 2007, oIlly Sustain Artsurgiu com o intuito de revelar e incentivar novos talentos da arte contemporânea em países em desenvolvimento, como o Brasil.
 
ASP-Artecontempla a premiação desde 2012 e, em suas quatro edições, premiou os artistasGustavo Speridião, representado pela Galeria Anita Schwartz;Waléria Américo, da Galeria Laura Marsiaj; Cristiano Lenhardt, das galerias Amparo 60 e Fortes Vilaça; e Ivan Grilo, da Casa Triângulo e Luciana Caravello Arte Contemporânea.
 
 
 
No mesmo dia da abertura da exposição Agridoce, o Galpão VB apresenta o resultado da segunda edição do projeto Videobrasil em Contexto, que integra o Programa de Residências Videobrasil. A exposição Acervo Videobrasil em Contexto#2 apresenta trabalhos do brasileiro Vitor César e do polonês Karol Radziszewski, convidados pela Associação Cultural Videobrasil e pelo A-I-R Laboratory - programa de residência artística do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, em Varsóvia (Polônia) - para participar dessa edição, que tem apoio do Instituto Adam Mickiewicz (IAM). A exposição Acervo Videobrasil em Contexto#2 também fica em cartaz até o dia 11 de junho de 2016.
 
SP-ARTE prepara programação especial de lançamentos para a semana da feira
 
Uma das maiores incentivadoras do mercado de livros de arte e de arte impressa, a SP-Arte realizará, nesta edição, lançamentos de 16 publicações das principais editoras e nomes do mercado de arte brasileiro e estrangeiro.
 
Na quinta-feira (7/4), dia em que a feira abre ao público, serão lançados, no stand da Blooks, os livros dos artistas Ruy Teixeira (Editora Olhares), Macos Amaro (Andrea Rehder Arte Contemporânea) e Fabio Baroli (Galeria Superficie).
 
A sexta-feira (8/4) concentra o maior número de lançamentos da Feira. Em uma ação especial, a Cosac Naify lançará, no stand da Blooks, os livros de Daniel Senise e Seção, de Marcius Galan. Com organização do curador Rodrigo Moura, Seção é a primeira monografia sobre o artista Marcius Galan, reunindo textos críticos a respeito de seu trabalho fartamente ilustrados com imagens de obras e do ateliê de Galan. Dividido em três volumes independentes, o livro traz uma análise de Moura sobre a obra do artista, marcada por uma exploração espacial e visual - topologias, fatias, seções, linhas, planos, vetores, vazios.
 
Preenchendo uma lacuna no mercado editorial brasileiro, a editora Capivara e a galeria Almeida e Dale lançam, também na sexta, o livro Di Cavalcanti, Conquistador de Lirismos, com coordenação de Denise Mattar e Elizabeth Di Cavalcanti, filha do artista. Com 200 obras do pintor, o volume traz de volta à bibliografia de arte brasileira a legado de um dos artistas mais importantes do nosso modernismo.
 
Fechando a agenda, no sábado, penúltimo dia da feira, será lançada a sétima edição da Revista Nacional, de JR Duran, na Galeria de Babel, e o livro de Caio Reisewitz (Bei Editora), no Lounge Oi/ Iguatemi. No mesmo dia Anna Maria Maiolino autografa A pele de Anna, ensaio homônimo do filósofo e psicanalistaDaniel Lins sobre sua obra. O volume traz ainda umacronologia fartamente ilustrada da vida e do trabalho daartista.
 
Núcleo editorial
Criado em 2011, o núcleo editorial da SP-Arte contará nesta edição com algumas das principais editoras especializadas em livros de artista e de arte impresa: APC, Banca Tatuí, Bei, Cobogó, edições Sesc, Ikrek, Instantes Gráficos, Madalena, Impressões Mezanino, Tijuana, Schoeler editions e a inglesa William Allen.
 
Confira a agenda completa de lançamentos
 
Sábado, 2 de abril
 
11h–15h: Antonio Dias
Galeria Nara Roesler
Av. Europa, 665
 
Quarta-feira, 6 de abril
 
17h: Giovanni Frasson - Luste Editores (Lounge Iguatemi)
 
18h: Waltercio Caldas - Mul.ti.plo + Polígrafa (stand Mul.ti.plo)
 
Quinta-feira, 7 de abril
 
15h: Ruy Teixeira - Editora Olhares (Blooks)
 
17h: AMARO de Macos Amaro – Andrea Rehder Arte Contemporânea (Blooks)
 
19h: Fabio Baroli - Galeria Superficie (Blooks)
 
Sexta-feira, 8 de abril
 
15h: Elizabeth Jobim – Cosac Naify (Blooks)
 
17h: DI CAVALCANTI, Conquistador de Lirismos Capivara Editora (Blooks)  
 
17h: Mauro Piva e Luiz Braga - Editora Cobogó (Lounge Iguatemi)
 
19h: Marcius Galan – Cosac Naify (Blooks)
 
19h: Daniel Senise – Cosac Naify (Lounge Iguatemi)
 
Sábado, 9 de abril
 
11h–12h: SEBO, Marilá Dardot, Fabio Morais e Rivane Neuenschwander
Chácara Lane (R. da Consolação, 1024)
 
15h: Aeroporto, de Cássio Vasconcelos – editora Madalena(Blooks) 
 
16h: Revista Nacional #7 de JR Duran 
stand da Galeria de Babel
Stand F15 / Booth F15
 
17h: Caio Reisewitz – Bei Editora (Lounge Iguatemi)
 
19h: Ana Maria Maiolino – Cosac Naify (Blooks)
 
 
TALKS discute Coleções na América e traz palestra especial com o arquiteto Jean Nouvel
 
Série de encontros e debates acontece entre os dias 7 e 8 de abril, no Auditório do MAM e no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
 
A SP-Arte, em parceria com a revista ARTE!Brasileiros realiza um novo ciclo TALKS de debates, desta vez com o tema Coleções na América/ American Collections.
A série de debates, que acontece em 7 e 8 de abril (quinta e sexta-feira), no Auditório do MAM, no Parque do Ibirapuera, o programa é especialmente criado para debater, junto a especialistas da cultura, colecionadores, historiadores, investidores, galeristas e artistas como se constituem algumas das mais importantes coleções do continente americano.
Confira a programação completa:
7 de abril (quinta-feira)
Das 10h às 13h
Coleções Americanas: Um convite à troca de iniciativas
Convidados: Mari Carmen Ramírez, curadora do ICAA – International Center for the Arts of the Americas, do Museum of Fine Arts, Houston (EUA) e Franklin Sirmans, diretor do Pérez Art Museum Miami (EUA)
Mediação: Ana Maria Belluzzo, historiadora de arte e curadora independente
Das 18h30 às 20h
Projeto Open Plan
Convidados: participarão artistas envolvidos no projeto, como Radames “Juni” Figueroa (Porto Rico), Seb Patane (Itália), Francesco Arena (Brindisi/Itália), Daniel de Paula (EUA/Brasil)
Mediador: Jacopo Crivelli Visconti, crítico, curador do Open Plan
8 de abril, Sexta-feira
Das 10h às 11h30
Coleção CIFO e abertura Cubana
Convidada: Ella Fontanals-Cisneros, fundadora da CIFO – Cisneros Fontanals Art Foundation, sediada em Miami (EUA)
Mediadora: Leonor Amarante, jornalista, crítica de arte e curadora
Das 11h30 às 13h
Coleção Maxine & Stuart Frankel
Convidados: Maxine Frankel e Stuart Frankel, fundadores da The Maxine and Stuart Frankel Foundation, sediada em Michigan (EUA)
Mediadora: Christiane Fischer, Presidente e CEO, AXA Art Americas
Das 14h às 15h30
Artistas e Curadores
Conversa entre Mari Carmen Ramírez, Guilhermo Kuitca e Joan Weinstein sobre o projeto Pacific Standard Time LA/LA project
TALKS Arquitetura: Jean Nouvel
 
Ícone vivo da arquitetura francesa e ganhador do Prêmio Pritzker de 2008 pelo conjunto de sua obra, Jean Nouvel falará em 8 de abril (sexta-feira), às 16h, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer dos 30 anos de sua carreira e dos desafios da arquitetura contemporânea, em palestra que conta com a mediação do jornalista Raul Juste Lores, da Folha de S.Paulo, e do arquiteto Fernando Serapião, editor da revista Monolito.
 
Com uma linguagem estética própria e sem influências externas, Jean Nouvel é reconhecido mundialmente por suas obras audaciosas e imponentes, como a Torre Aigues (Barcelona), a Fundação Cartier (Paris), as Galerias Lafayette (Berlim), a Serpentine Gallery (Londres) e o museu Louvre Abu Dhabi.
 
A palestra, uma realização da SP-Arte e da Arte!Brasileiros, terá tradução simultânea do francês para o português.
 
Os ingressos são gratuitos e distribuídos antes do início da palestra. O limite é de dois ingressos por pessoa, sujeito à lotação da casa.
 
Gallery Night
Neste ano, pela primeira vez, algumas das principais galerias de São Paulo estarão abertas durante dois dias até às 22h durante a semana da feira.
 
Na segunda-feira (4/4), participam do Gallery Night as galerias Raquel Arnaud, a Millan, a Bolsa de Arte e a Fortes Vilaça, na Vila Madalena.
 
Na terça-feira (5/4), dia do Gallery Night pelos Jardins, as galerias ArtEEdições, Casa Nova, Luisa Strina, a Bergamin & Gomide, a Casa Triângulo,  a Baró Jardins e a Mendes Wood DM ficam disponíveis à visitação no mesmo horário da segunda-feira.
 
Setor Geral
 
Agnès Monplaisir, Paris / Almeida e Dale, São Paulo / AM, Belo Horizonte / Anita Schwartz, Rio de Janeiro / Arte 57, São Paulo / ArtEEdições, São Paulo / Athena, Rio de Janeiro / Athena Contemporânea, Rio de Janeiro / Babel, São Paulo / Baró, São Paulo / Berenice Arvani, São Paulo / Bergamin & Gomide, São Paulo / Blain|Southern, Londres / Blau Projects, São Paulo / Bolsa de Arte, Porto Alegre, São Paulo / Carbono, São Paulo / Cardi, Milão / Casa Nova, São Paulo / Casa Triângulo, São Paulo / Celma Albuquerque, Belo Horizonte / Choque Cultural, São Paulo / Colecionador, Rio de Janeiro / Continua, San Gimignano / Dan, São Paulo / Dan Contemporânea, São Paulo / David Zwirner, Nova York / Eduardo Fernandes, São Paulo / Elba Benítez, Madri / Eliana Benchimol, Rio de Janeiro / Estação, São Paulo / Fernando Pradilla, Madri / Fólio, São Paulo / Fortes Vilaça, São Paulo / Franco Noero, Turin / Frente, São Paulo / Gustavo Rebello, Rio de Janeiro / Hilda Araujo, São Paulo / Ipanema, Rio de Janeiro / kurimanzutto, Cidade do México / Leme, São Paulo / Lemos de Sá, Nova Lima / Lisson, Londres / Luciana Brito, São Paulo / Luciana Caravello, Rio de Janeiro / Luisa Strina, São Paulo / Lume, São Paulo / LURIXS:, Rio de Janeiro / Manoel Macedo, Belo Horizonte / Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto / Marcia Barrozo do Amaral, Rio de Janeiro / Marilia Razuk, São Paulo / Mendes Wood DM, São Paulo / Michael Werner, Nova York / Millan, São Paulo / Mul.ti.plo, Rio de Janeiro / Murilo Castro, Belo Horizonte / El Museo, Madri / Nara Roesler, São Paulo / neugerriemschneider, Berlim / Studio Nobrega, São Paulo / Oscar Cruz, São Paulo/ Other Criteria, Londres / Paulo Darzé, Salvador / Paulo Kuczynski, São Paulo / Pequena Galeria/Mario Cohen, São Paulo / Piero Atchugarry, Pueblo Garzón / Pinakotheke, Rio de Janeiro / Polígrafa, Barcelona / A Ponte, São Paulo / Rabieh, São Paulo / Raquel Arnaud, São Paulo / Referência, Brasília / Ricardo Camargo, São Paulo / Roberto Alban, Salvador / Ronie Mesquita, Rio de Janeiro / Sergio Gonçalves, Rio de Janeiro / Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro / SIM, Curitiba / Simões de Assis, Curitiba / Steiner, São Paulo / Stephen Friedman, Londres / SUR, Montevideo / Utópica, São Paulo / Vermelho, São Paulo / White Cube, Londres / Ybakatu, Curitiba / Zipper, São Paulo.
 
Setor Solo
Arredondo/Arozarena, México / BFA (Boatos Fine Arts), São Paulo / Casas Riegner, Bogotá / Emma Thomas, São Paulo / espaivisor, Valência / LAMB Arts, Londres / Lisa Bird, Viena / Nicodim, Los Angeles / Plan B, Berlin / Portas Vilaseca, Rio de Janeiro / PSM, Berlim / Richard Saltoun, Londres / Sé, São Paulo / Slowtrack, Madri / Wagner + Partner, Berlim / Warm, São Paulo.
 
Showcase
Andrea Rehder Arte, São Paulo / Boiler, Curitiba / Collage Habana, Havana / C. galeria, Rio de Janeiro / Inox , Rio de Janeiro / k²o, Brasília / Mamute, Porto Alegre / Mezanino, São Paulo / Pasto, Buenos Aires / Pilar, São Paulo / Room 8, São Paulo / Rosa Barbosa, São Paulo / SOLO SHOWS, São Paulo / Superficie, São Paulo
 
Open Plan
Asier Mendizabal [ProjecteSD, Barcelona] ; Christodoulos Panayiotou [Rodeo, Londres]; Daniel de Paula [Jaqueline Martins, São Paulo]; Francesco Arena [Sprovieri, Londres]; Hector Zamora [Luciana Brito, São Paulo]; Marcelo Cidade [Vermelho, São Paulo]; Radamés "Juni" Figueroa [Ultravioleta, Cidade da Guatemala]; Seb Patene [Fonti, Napoles]; Victoria Fu [Simon Preston, Nova York]
 
Lista de galerias de design
Coletivo Amor de Madre  (São Paulo) /  Artemobilia  (São Paulo) /  (remove) /  Baraúna  (São Paulo) /  Belas Artes  (São Paulo) /  Carlos Motta  (São Paulo) / DPOT (São Paulo) / Jader Almeida para DPOT (São Paulo) / ETEL (São Paulo) / Firma Casa (São Paulo) / Hugo França (São Paulo) / Itamar Musse (Salvador) / Legado Arte (São Paulo) / LLUSSÁ (São Paulo) / Maneco Quinderé (Rio de Janeiro) / Marton (São Paulo) / Mercado Moderno (Rio de Janeiro) / OVO (São Paulo) / Passado Composto Século XX (São Paulo) / Pé Palito (Belo Horizonte) / Sandra e Marcio (Belo Horizonte) / Teo (São Paulo) / Jacqueline Terpins (São Paulo) / Thomaz Saavedra (São Paulo)
SP-Arte
Datas abertas ao público:
7, 8 e 9 de abril – das 13h às 21h
10 de abril de 2015 – das 11h às 19h
Pré-estreia VIP e imprensa: 6de abril de 2015
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera, Portão 3
São Paulo, Brasil

Entrada:
R$ 40,00 [geral]
R$ 20,00 [meia*]

*estudantes, portadores de deficiência e idosos com mais de 65 anos [necessária a apresentação de documento]. O Vale-Cultura poderá ser utilizado para o abatimento de 50% do valor do ingresso. Crianças de até 10 anos não pagam entrada.
A bilheteria encerra suas atividades 30 minutos antes do término do evento.
Informações para a imprensa:
A4 & Holofote –

+55 (11) 3897-4122
Danilo Thomaz – danilothomaz@a4eholofote.com.br
Neila Carvalhoneilacarvalho@a4eholofote.com.br

 
 

Nenhum comentário: