quinta-feira, 7 de abril de 2016

Outras coisas

UM OLHAR SOBRE A REALIDADE MOÇAMBICANA
Livro do jovem escritor moçambicano Clemente Bata retrata as desordens das relações humanas em histórias instigantes de maneira sutil e comovente 
Clique na imagem para fazer o Download...
Alta | Web
Ficha técnica:
Editora Kapulana
ISBN: 978-85-68846-12-4
Tamanho: 15 x 21
Páginas: 132
Preço: R$ 32,90
 

Outras Coisas
, obra do contista moçambicano Clemente Bata, chega de forma inédita ao Brasil e é publicada pela editora Kapulana. Em mais de 10 contos, o autor traz aos leitores histórias do dia a dia dos moçambicanos ao retratar conflitos típicos das relações humanas e explorar os espaços rural, urbano e suburbano.
Observador e atento à realidade à sua volta, Clemente relata imagens que giram em torno das mais complexas situações do seu povo, desde o amor, os crimes, os linchamentos populares, o alcoolismo até a violência doméstica.
 “[...] O enfermeiro entrou. Está confirmado, Doutor – Djabo entregou o processo e voltou a sair. O médico sentou-se e releu.– Sô Jubileu – disse. – Você vai ter de ser forte. O que lhe vou dizer não significa o fim de tudo. Estes são resultados dos seus exames. Está preparado para qualquer informação?– Doutor, o que mais quero é salvar o meu pai.- Perfeito. Tenho duas notícias A primeira é que o seu pai vai ser operado e já não será necessário fazer transfusão.- Uf!...- Portanto, não se preocupe mais com isso. A segunda... bom... você tem vírus de imunodeficiência humana.- Desculpa... – levantou-se.- HIV.”P. 30
Com expressões linguísticas próprias de Moçambique, a obra vem com um glossário ao final para a compreensão das palavras pelos leitores brasileiros. O livro ainda traz belíssimas ilustrações nas aberturas de cada conto da talentosa artista brasileira Brunna Mancuso.
O livro conta também com o prefácio de Aurélio Cuna, professor moçambicano, pesquisador de Literatura Moçambicana e de Retórica e Poética, além de Chefe do Departamento de Literatura e Cultura, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.
[...] confesso que ler Outras Coisas é experimentar o prazer e privilégio, pouco comuns nos nossos dias, de tomar contacto com uma escrita de elevado grau de fineza, quer do ponto de vista estético, quer no que toca ao rigor na linguagem. [...] (Aurélio Cuna)
Para saber mais sobre o título e ler alguns trechos, acesse: http://www.editorakapulana.com/?flip_pong=outras-coisas.
Sobre o autor: Clemente Bata nasceu em 10 de outubro de 1967, na cidade de Maputo. Formou-se em Letras Modernas, pela Universidade Paul Valéry, Montpellier, França, e obteve o Mestrado em Ciências da Linguagem, na Universidade de Besançon, Franche-Comté, França. Durante vários anos, ensinou Francês de Instituto de Línguas de Maputo e foi docente na Universidade Eduardo Mondlane e na Universidade Pedagógica. Sua atividade literária inicia-se nos finais dos anos 1980, quando publicou alguns poemas na imprensa. Teve seus textos publicados em periódicos como o Jornal Notícias e as revistas Lua Nova, Proler, entre outras, assim como nas revistas literárias eletrônicas Maderazinco (Moçambique) e Nova Cultura (Alemanha). Foi também colunista do Jornal Meianoite.
Sobre a ilustradora: Brunna Mancuso é brasileira, nasceu e cresceu na cidade de São Paulo, começou a trabalhar com artes gráficas em 2006 e, desde então, já trabalhou em gráficas, estúdios de design, agências de publicidade e, atualmente, em design editorial. Graduada em Artes Visuais, descobriu-se como ilustradora, dirigindo, assim, seus estudos para essa arte. Até o momento, ilustrou duas obras para a Editora Kapulana, uma para o público infantil e outra para o público adulto, ambas africanas.
Sobre o prefaciador: Aurélio Cuna, casado e residente em Maputo, Moçambique, nasceu em 1964. Graduado em Linguística e pós-graduado em Desenvolvimento Rural. É docente de Língua Portuguesa desde 1988. Investigador e docente de Literatura Moçambicana e docente de Retórica e Poética. Chefe da Secção de Literatura e Cultura, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. E é também revisor e editor de textos e consultor na área de Comunicação em Língua Portuguesa. Participa como membro de comissões julgadoras de concursos literários.
Vozes da África: Trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas também africanos.
Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
comunicacao@liliancomunica.com.br
Adriane Galdino
adriane@liliancomunica.com.br(11) 2275-6787Caixa Postal: 80.377CEP: 04046-973





Nenhum comentário: