quinta-feira, 7 de abril de 2016

Di Cavalcanti


Di Cavalcanti – Conquistador de Lirismos resgata em livro o legado de um dos maiores artistas brasileiros
Publicação será lançada dia 8 de abril, no estande da Blooks, na SP-Arte 2016
 
Autor de uma das mais longevas e ricas obras do Modernismo brasileiro, Di Cavalcanti, artista que melhor retratou as nuances e o lirismo da cultura e do povo brasileiro, tem uma parte importante de sua obra, que corresponde aos anos de 1925 a 1949, revista no livro Di Cavalcanti – Conquistador de Lirismos, em publicação da editora Capivara. Com curadoria de Denise Mattar, responsável pela mostra homônima em exibição na galeria Almeida e Dale, e consultoria de Elisabeth Di Cavalcanti, a edição, que reúne 200 obras do artista, marca o retorno do importante artista brasileiro ao mercado editorial do país. Um dos mais produtivos artistas nacionais, Di Cavalcanti tem poucas publicações sobre seu trabalho. A maior parte delas realizada há muitos anos e esgotadas.
 
Com prefácio de Elisabeth Di Cavalcanti e introdução de Denise Mattar, a publicação analisa a trajetória do artista por meio dos artigos publicados nos principais veículos da imprensa brasileira, como os extintos A Gazeta e Correio da Manhã, assinado pelos principais nomes da intelectualidade, da literatura e da crítica de arte da época, como José Geraldo Vieira, Mário de Andrade, Sérgio Milliet, Mário Pedrosa, Menotti del Picchia, Murilo Mendes e o mexicano Gabriel de La Paz.
 
Di Cavalcanti – Conquistador de Lirismos será lançado no dia 8 de abril, às 17h, no estande da livraria Blooks, na SP-Arte.
 
De acordo com Elisabeth Di Cavalcanti, no prefácio, “em vida, Di Cavalcanti quis reunir fatos de sua trajetória; de sua obra sem, no entanto, o conseguir. Di desconhecia disciplina, salvo quando se punha a criar”. O trabalho de organização do livro iniciou-se, segundo ela, há três anos. A pesquisa, no entanto, é um trabalho que já lhe consumiu treze anos. “Sozinha. Particularmente, não acho isto “extraordinário”, mas sim o que me impulsiona: admiração enorme, sempre renovada, por sabê-lo único em sua inteligência, sensibilidade e vivência.”
 
“Apesar do protagonismo do artista na história da arte brasileira, Di Cavalcanti tem poucas publicações sobre seu trabalho e a presente edição tem como proposta suprir um pouco essa lacuna do mercado editorial”, afirma Denise Mattar. “Estima-se que Di tenha produzido cerca de 9.000 obras, o que tornaria impossível apresentar a riqueza e a profundidade de seu trabalho numa única publicação. Assim, para que este projeto fosse factível, tornava-se necessário adotar um critério de seleção. Entre os muitos possíveis foi escolhido um corte temporal, definido a partir de um entendimento particular sobre a obra de Di. O recorte curatorial de Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos abrange o período de 1925 a 1949. Mais do que um viés cronológico, delimita-se entre essas datas uma etapa fulcral do percurso de Di Cavalcanti, na qual o artista definiu a imagística que viria a caracterizar a sua obra.”
 
A exposição
Di Cavalcanti – Conquistador de Lirismos acontece de 17 de março a 28 de Maio, na galeria Almeida e Dale, e reúne cerca de 50 obras do artista – entre óleos, aquarelas, guaches. A individual insere-se dentro da ação de caráter institucional da Galeria Almeida e Dale, que já apresentou anteriormente as exposições de Fernando Botero, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Alberto da Veiga Guignard, Willys de Castro, Candido Portinari e Ismael Nery.
Editora Capivara
A Capivara Editora, selo editorial de qualidade dedicado exclusivamente a assuntos brasileiros, foi fundada em dezembro de 2001, por Bia e Pedro Corrêa do Lago, com o propósito de criar livros ilustrados ligados principalmente à arte, história, arquitetura e fotografia do Brasil, com especial atenção ao século XIX.
Apoiadas em extensa pesquisa e acesso a materiais inéditos encontrados no Brasil e no exterior, as publicações da Capivara Editora percorrem a arte e a história do Brasil, que se revelam no legado dos viajantes pioneiros no país — pintores, memorialistas e fotógrafos —na construção da arquitetura nacional, desde o século XVI até os dias atuais, nas coleções Brasiliana e mesmo na obra de artistas contemporâneos brasileiros.
A escolha de um animal tipicamente nacional para o nome da editora é muito representativa deste compromisso, reforçado em nosso logotipo — uma pequena e charmosa capivara, destaque de um dos mais famosos quadros de Frans Post, conservado no Museu do Louvre.
Vários títulos da Capivara foram agraciados com prêmios prestigiosos, como o Jabuti ou o APCA.
 
Di Cavalcanti – Conquistador de Lirismos
Editora Capivara
R$ 160,00
Prefácio: Elisabeth Di Cavalcanti
Introdução: Denise Mattar
Textos: Celso Kelly, Gabriel de La Paz, Gondin da Fonseca, José Geraldo Vieira, José Lins do Rego, Luis Martins, Mário de Andrade, Mário Pedrosa, Menotti del Picchia, Murilo Mendes, Osório César, Ronald de Carvalho, Sérgio Milliet
Lançamento: 8/4, às 17h, no estande da Blooks, na SP-Arte
 
Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos, na Galeria Almeida e Dale
Curadoria: Denise Mattar. Consultoria: Elizabeth Cavalcanti
17 de março: abertura para convidados
18 de março a 28 de maio: período expositivo
Lançamento livro Di Calvalcanti – Conquistador de Lirismos: 8 de abril, na SP-Arte
Galeria Almeida e Dale
R. Caconde, 152 - Jardim Paulista, São Paulo - SP
Tel.: 11 3887-7130
De segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados das 10h às 14h
www.almeidaedale.com.br/
Informações para a imprensa:
A4 e Holofote – 

+55 (11) 3897-4122
Danilo Thomaz – danilothomaz@a4eholofote.com.br
Neila Carvalho – 
neilacarvalho@a4eholofote.com.br









Nenhum comentário: