quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cotidiano

Exposição em Salvador retrata cotidiano e sonhos de jovens do sertão do Piauí
 
Feito Pedaço de Mim ficará até maio na Galeria Pierre Verger e depois parte para exposição itinerante em três escolas públicas
Clique na imagem para fazer o Download...
 
Alta | Web
Clique na imagem  para  fazer  o  Download...
 
Alta | Web
   O projeto Feito Pedaço de Mim, mais do que uma exposição fotográfica, pretende mexer com os jovens de algumas comunidades em Salvador. Realizado pela fotógrafa Daniele Rodrigues, o projeto traz 17 imagens que falam sobre ser mulher, ser jovem e ser sertaneja.  A abertura da exposição acontece no dia 15 de abril às 19h, na Galeria Pierre Verger, nos Barris, e ficará aberta até o dia 15 de maio, quando migrará para o Colégio Bertholdo Cirilo dos Reis em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
     A ação inclui exposição itinerante em quatro espaços na cidade: Galeria Pierre Verger, e três escolas públicas do ensino médio. Além das mostras, serão oferecidas oficinas de fotografia nas três escolas. 
     A questão de gênero é o foco principal do trabalho,  que é formado por retratos de jovens (entre 16 e 21 anos) sertanejas da comunidade Contentamento, localizada no sertão piauiense, e cartas nas quais foram convidadas a falar sobre seus sonhos e planos para o futuro. “Acredito na importância de se falar da mudança de papel da mulher na sociedade em todos os ambientes, principalmente, escolar”, afirma a fotógrafa, que também é educadora.

    Segundo a artista, esse trabalho é relevante por haver “pontos de conexão entre as dificuldades encontradas pela população rural mais pobre e a periferia das grandes cidades, e precisamos pensar sobre isso”.  Durante o processo nas escolas, os professores serão convidados a trabalhar em sala de aula as temáticas abordadas, além da presença da própria artista gerando o debate na abertura do projeto em cada escola. 

   O público principal desse projeto é composto por jovens que sonham, planejam e estão em um momento de escolha: a saída da escola. “É muito importante incentivar e catalisar esses processos”, completa Daniele. A exposição, contemplada pelo edital Arte em Toda a Parte - Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Matos, órgão da Prefeitura de Salvador, pretende gerar essa inquietação a partir da visão das realidades e sonhos das jovens retratadas.

A cenografia da exposição será realizada pelo artista Zaca Oliveira.

Serviço:
Exposição Feito Pedaço de Mim
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 47 – Barris, Salvador/BA)
Abertura: 15 de abril (sexta-feira) às 19h
Visitação: 15 de abril - 15 de maio,  de segunda a sexta, 9h às 18h, sábados e domingos de 12h às 19h
Quanto: Grátis

Projeto nas escolas
Exposição no Colégio Bertholdo Cirilo dos Reis – Plataforma - 17/05 - 17/06
Exposição no Colégio Edvaldo Brandão – Cajazeiras - 20/06 - 29/07
Exposição no Colégio Governador Lomanto Junior - Itapuã - 30/07 – 30/08

Contato: Daniele Rodrigues – (71) 99404-4176 
Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787Caixa Postal: 80.377CEP: 04046-973

Nenhum comentário: