sábado, 16 de janeiro de 2016

Vitória da Classe Artística

 
Secretaria da Cultura garante destinação cultural para todos os pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Secretário Victor Hugo reabre o debate com os grupos que já atuam no local e autoriza sua equipe a prosseguir o processo de renovação do conveniamento para uso dos pavilhões 5 e 6.

O secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, recebeu
na manhã dessa sexta-feira  (15) os representantes dos grupos teatrais que usam os pavilhões 5 e 6 do Hospital Psiquiátrico São Pedro para ensaios e desenvolvimento dos trabalho cênicos. O objetivo foi informar que a Sedac obteve o aval do governo para assumir todo o complexo dos seis pavilhões com futura destinação de uso exclusivamente cultural.

O novo posicionamento oficial surgiu de reunião realizada na  quinta-feira (14) entre o governador em exercício, José Paulo Cairoli, o secretário da Saúde, João Gabardo dos Reis, o secretário da Administração e Recursos Humanos, Eduardo Oliveira, o procurador Geral do Estado, Euzébio Ruschel, além do secretário Victor Hugo.

“A minha posição, até ontem, entendia o protagonismo da Secretaria da Saúde, legitimamente administradora do complexo. Levei para o governo, unicamente, o enfoque do local como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado e fiz um apelo para que a Saúde abrisse mão de sua intenção de uso administrativo dos prédios, para que seja garantida a destinação cultural futura de todos os pavilhões. O secretário Gabardo aceitou nossa solicitação, abriu mão dos prédios históricos e um novo acordo foi selado com aval do governador em exercício José Paulo Cairolli”, disse Victor Hugo.

O secretário da Cultura destacou ainda sobre o desdobramento que agora a questão terá e de seu desejo de que seja feito de mãos dadas com os artistas. Lembrou que desde o Governo Rigotto, quando teve sua primeira gestão na pasta da Cultura, já contribuía na busca de uma solução para o uso dos pavilhões.

Os grupos foram representados por Marcelo Restori, Alessandra  Carvalho, Desirée Pessoa e Giancarlo Carlomagno. Também estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Dael Prestes Rodrigues, o secretário de Estado Adjunto da Cultura, André Kryszczun, a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Mirian Rodrigues, a coordenadora jurídica da Sedac, Izabel Motta e a chefe de gabinete Simone Adriano.

 
Atenciosamente, 
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Cultura


Movimento Fala Brasil
A Cultura 100% Coletiva & Sustentável
jfalabrasil@hotmail.com
51. 3228.4382 / 9144.3426
Facebook (1 e 2): Fala Brasil Cultura
HomePage Facebook: 
Movimento Fala Brasil de Cultura
Twitter: @jfalabrasil

Nenhum comentário: