sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Cine UM


.

Apresentação

Nouvelle Vague foi um movimento artístico do cinema francês que surge dentro de um contexto histórico específico dos chamados "Novos Cinemas" , que por sua vez surgiram dentro das revoluções culturais e sociais dos anos 60. A expressão foi lançada em 1958, por Françoise Giroud, em 1958, na revista L'Express ao fazer referência a uma nova juventude de artistas e profissionais franceses que tinha crescido no pós-guerra e modificava a França com modernidade e contestação.


Os principais representantes do movimento eram jovens críticos da influente revista Cahiers du Cinéma, criada pelo teórico André Bazin, mas tomada aos poucos pela turma iconoclasta que veio a ser conhecida como "jovens turcos". Eles eram jovens, contestavam os valores críticos em voga, se organizavam em cineclubes, amavam o cinema americano e eram bastante violentos em algumas de suas posições. Tudo preparou terreno para a entrada deles na realização, revelando um cinema feito com poucos recursos, com ênfase em histórias cotidianas e levando a câmera para as ruas. Novos rostos foram revelados, novas paisagens apareceram nas telas e novos nomes se confirmaram como autores. A própria noção do diretor como autor, bastante contestada mas que vigora até hoje, está na base dos filmes desse movimento. 


Mesmo que alguns autores restrinjam a duração do movimento em alguns poucos anos (os mais radicais chegam a dizer que ele durou de 1959 a 1962), o fato é que a influência da Nouvelle Vague pode ser sentida até hoje. Seja nos filmes que aqueles diretores continuaram a dirigir apontando para novas direções, seja nas gerações seguintes que beberam na sua fonte, seja ainda na influência mundial que o movimento exerceu.

A Nouvelle Vague hoje é quase uma marca, uma nostalgia de uma rebeldia que existiu. Voltar a ela com atenção é fundamental para entender seu real significado.


Objetivos e Temas

O curso Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa, ministrado por Milton do Prado, vai analisar e repensar o movimento cinematográfico francês a partir dos seguintes temas:


O contexto francês do final dos anos 1950;
Cahiers du Cinéma;
Os diretores da "margem esquerda" e os da "margem direita";
Os principais filmes da Nouvelle Vague;
Revolução e conservadorismo dentro do movimento;
O cinema francês pós-Nouvelle Vague

Ministrante: Milton do Prado

Formado em Jornalismo pela UFRGS. Nasceu em Aracaju (SE) e está radicado em Porto Alegre há mais de vinte anos. Atua como montador de cinema desde 1998. É sócio da Rainer Cine, junto com Fabiano de Souza, que lançou o longa "A Última Estrada da Praia" (2010) e finaliza "Nós Duas Descendo a Escada". Foi programador da Sala P. F. Gastal (1999) e presidente da Associação dos cineastas do Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001 - 2003). É professor e coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisinos. Possui mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá), com uma dissertação sobre o cineasta Jacques Rivette. É também um dos editores da revista "Teorema - Crítica de Cinema".


Curso
Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa
de Milton do Prado


DATAS: Dias 23 e 24 / Janeiro (sábado e domingo)
HORÁRIO: 14h30 às 17h30
LOCAL: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO: R$ 60,00
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES: cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

INSCRIÇÕES

REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

Nenhum comentário: