sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Theatro São Pedro

Theatro São Pedro apresenta números de 2015 da programação artística
 
 
            O Theatro São Pedro encerrou o ano de 2015 contabilizando um bom número de atrações e de expectadores. O ano foi marcado por intensas atividades e novas diretrizes, onde foram realizadas mais de 300 atividades, entre espetáculos de teatro, música, dança, musicais, workshops, palestras e leituras dramáticas que atraíram mais de 150 mil pessoas.
Um dos destaques do ano foi a implementação do projeto “Teatro para Infância e para Juventude”, iniciativa que levou mensalmente ao palco do teatro espetáculos infantis locais, visando a formação de plateia, visando a formação de plateia, a valorização de nossos artistas e o fortalecimento das relações institucionais com os principais proponentes culturais da cidade: Ospa, UFRGS, Palco Giratório – Sesc,  Porto Alegre Em Cena, Festival Porto Verão Alegre e Feira do Livro.
            Ao todo foram 208 apresentações, a maioria de música (40%) e de teatro (34%), com espaço para dança (8%), atividade formativa (8%), exposição (5%), musical (3%) ópera (1%) e leitura dramática (1%). Em relação à procedência dos espetáculos, grande parte é do Estado do RS (68%) seguido por companhias do Rio de Janeiro (15%) e São Paulo (12%), além de companhias internacionais (3%).
O palco foi o local mais utilizado para apresentações, contabilizando 218 sessões em 100 diferentes atrações, sendo 49% delas de teatro e 41% de música. O segundo espaço mais utilizado foi o Foyer Nobre, com 50 sessões (cada uma com uma atração diferente). Já o Multipalco Theatro São Pedro realizou 46 sessões para 15 atrações diferentes, tendo a Sala da Música e a Concha Acústica como os locais mais utilizados para as apresentações. Dos eventos na Sala da Música, as atividades formativas (62%) tiveram destaque, seguidas por eventos de música (21%) e de teatro (17%), já na Concha Acústica, grande parte das atrações foram de dança (71%), seguida por musical (19%), teatro (5% ) e música (5%). 
Conforme o diretor artístico do Theatro São Pedro, Dilmar Messias, mesmo com a crise, o público não deixou de prestigiar as atrações, com a expressiva média de aproximadamente 500 pessoas por espetáculo. De acordo com ele, a expectativa para 2016 é ainda melhor. Já a presidente do Theatro São Pedro, Eva Sopher destaca o trabalho da Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) e a programação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) como pontos positivos e marcantes de 2015: “A fidelidade dos associados da AATSP, fato que nos gratifica e encoraja a seguir firme, além dos concertos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, que até 2014 ocorriam uma vez por mês, tiveram um acréscimo de apresentações, ganhando os finais de semana com casa cheia, justo no ano que a OCTSP completou 30 anos de existência.”
 
Texto: Gisele Noll
 
 
 
assinatura diego

Nenhum comentário: