quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Filmes

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS

ABRE INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO 2016

Estão abertas até 25 de abril as inscrições para a nona edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos no Brasil, que acontece de três a doze de junho em Brasília. Realizadores de filmes com até três minutos de duração podem escolher entre as categorias Curtíssimos de Animação, Originalidade, Curtíssimos Brasília e Melhor Filme na Mostra Competitiva Nacional. As produções podem ter sido finalizadas em qualquer formato e em qualquer ano, desde que não tenham participado de nenhuma edição anterior do Festival.
A categoria Curtíssimos de Animação é novidade; o Festival já tem tradição em dar espaço para filmes em micro-metragem da área de animação, mas o Brasil ainda não havia recebido a categoria competitiva. A partir de agora, produções nacionais dessa natureza poderão ser contempladas, reforçando o compromisso do Festival com os formatos alternativos de produção. Além disso, os filmes vencedores nas categorias Melhor Filme e Melhor Curtíssimo de Brasilia receberão R$ 7.500,00 em locação de equipamentos da Moviecenter, além do Prêmio da DOT Cine, que corresponde a uma finalização em sistema DCP.
Clique aqui para inscrever seu filme no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. A lista de selecionados será divulgada no dia 10 de maio, após o júri avaliar as categorias Melhor Filme, Animação e Originalidade. O público também poderá escolher as produções que mais agradaram.
Sobre o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
O Festival nasceu na França em 1998 como canal de exibição, divulgação e formação de público para filmes curtíssimos. Atualmente ele é exibido em mais de 100 cidades pelo mundo. No Brasil, o evento está na nona edição e acontece desde 2008. Brasília é tradicionalmente a sede da mostra, mas em 2015 outras cinco capitais também receberam as exibições.
Desde a primeira edição no Brasil, o Festival deixou clara a vocação para o incentivo ao cinema independente e à educação por meio do audiovisual, com projetos de sensibilização do olhar. Anualmente são realizadas oficinas, palestras e sobre diferentes temas ligados ao cinema.
O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos é apoiado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Camões e Fibra-DF.

Nenhum comentário: