sábado, 16 de janeiro de 2016

Festival de Música

Festival de Música de Santa Catarina começa neste domingo, 17 de janeiro

Com mais de 1500 inscritos vindos de 16 países, o FEMUSC 2016 trás público de todo o Brasil para Jaraguá do Sul
Clique  na  imagem  para  fazer  o  Download...
Alta | Web



     O FEMUSC - Festival de Música de Santa Catarina é o maior festival-escola não competitivo do Brasil. Realizado anualmente na cidade de Jaraguá do Sul, reúne músicos profissionais e estudantes que compartilham o palco em grandes apresentações abertas ao público e com entrada franca. Ao longo da programação, o público é convidado a interagir com os músicos oriundos de mais de 15 países.
     Em sua décima primeira edição o FEMUSC promete movimentar Jaraguá do Sul.  A abertura será no domingo, 17 de janeiro, pela Orquestra Acadêmica da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
     Alex Klein, idealizador e diretor artístico do projeto, ressalta a qualidade dos inscritos, vindos de 16 países, totalizando 700 participantes. Para Klein, as 1500 inscrições recebidas em ano de crise econômica superaram as expectativas. O destaque em números, nacional, fica para os 105 alunos participantes Santa Catarina e São Paulo. De fora do Brasil, é a Colômbia com 238 inscritos que recebe distinção.
     Com a definição dos alunos selecionados e a confirmação de vinda de mais de 50 professores do Brasil e do exterior, a organização se dedicou à montagem da programação que mais uma vez concentrará estudos em várias classes de instrumentos, apresentações de concertos e recitais nos teatros da SCAR – Sociedade Cultura Artística, e apresentações em ambientes alternativos na comunidade, como praças, shopping, empresas, igrejas e outros espaços. 
     Alex Klein lembra que além das aulas, os participantes do festival oferecem diariamente sete séries de eventos no Centro Cultural de Jaraguá do Sul, com capacidade de abrigar cerca de 2 mil pessoas. Estas atividades permitem ao público um encontro com professores, músicos profissionais e as estrelas ascendentes encontradas nos programas educacionais do festival.
     Além da série Grandes Concertos, que encerra às 20h30 a agenda diária, o festival oferece encontros orquestrais, noites dedicadas à ópera, e muitas outras apresentações de música de câmara com professores.
     A segunda-feira da primeira semana (dia 18)  apresenta o Concerto das Nações, que reúne obras populares e típicas de países representados pelos alunos do Brasil, México, Costa Rica, Uruguai, Mongólia, Bolívia, Paraguai, Argentina e Colômbia.
     Na segunda-feira seguinte, dia 25, a noite será dedicada a Heitor Villa-Lobos e sua influência na música brasileira. Neste ano, a programação contará com a presença do celebrado professor e violonista costarriquenho Mario Ulloa, com uma obra de Albert Roussel (amigo de Villa-Lobos), e várias obras do compositor, como seu Sexteto Místico, Quarteto de Cordas no 1 e a Bachiana Brasileira no 5, para soprano solista e 8 violoncelos.
    Nos dias 19, 20, 21, 26 e 27, o público assistirá os professores do FEMUSC em apresentações de música de câmara, em obras de Brahms, Dvorak, Shostakovich, Piazzolla, Schubert, e muitos outros, definindo a base qualitativa do ensino musical no festival.
     No repertório do FEMUSC 2016 estarão obras como a Sinfonia no 4, de Felix Mendelssohn, Fantasia para Coral de Beethoven, a Segunda Sinfonia de Schumann, entre outras peças. O canto lírico ganha destaque também com mais apresentações: no dia 21 de janeiro, às 18 horas, a estreia do programa de ópera será "Dino e Aeneas", de Henry Purcell, e no dia 29 nada menos que "Carmen", de Georges Bizet, acompanhada da Orquestra do FEMUSC, do Femusckinho e do Coral.
     Com direção do professor Gino Quilico, que encantou a noite de ópera de 2015 com a Cavatina Figaro, “Carmen” contará com a mezzo-soprano  Juliana Taino no papel principal, e a direção musical da regente britânica  Catherine Larsen-Maguire. Para aguçar ainda mais o público, Klein lembra que será possível ouvir uma palhinha de Juliana cantando duas árias de “Carmen” já na série Grandes Concertos do dia 21, onde ela também estará presente.
     Outro evento sempre aguardado com ansiedade é a presença da Orquestra de Professores do FEMUSC no palco do grande teatro da SCAR. No dia 23, sob a regência do maestro e diretor artístico Alex Klein, a Sinfonia no  2, de Robert Schumann, e a obra "Sheherazade", de Maurice Ravel, contará com a participação da soprano solista Celine Imbert, que em 2015 encantou a plateia. Habilmente conduzida pelo lendário violinista alemão Leon Spierer, a Orquestra Sem Maestro apesentará a 4a  Sinfonia de Felix Mendelssohn, intitulada "Italiana", dividida entre os dias 23 e 30 de janeiro.
      A Orquestra Mozart, projeto especial do FEMUSC que foca no ensino da interpretação de obras do período clássico, apresentará a Sinfonia no  33 de Mozart no dia 22, e a Fantasia Coral de Beethoven no dia 27, tendo como solista de piano o professor Alexandre Dossin. No Concerto de Encerramento, no dia 30, a Orquestra Sinfônica apresentará a 5a  Sinfonia de Peter Tchaikovsky sob a liderança de Alex Klein.
  
Informações sobre a programação completa do Festival estão disponíveis em www.femusc.com.br
Para fotos dos festivais anteriores acesse: www.flickr.com/photos/femusc
Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787Caixa Postal: 80.377CEP: 04046-973







Nenhum comentário: