quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Editora Moderna

 
Entre no ritmo do carnaval com livros da Editora Moderna 
Obras que retratam a cultura brasileira são boas indicações de leitura para o período da folia
 
A época mais festejada do ano para os brasileiros já está chegando. Com grande representatividade no mundo, o Carnaval reúne multidões que se divertem em bailes, desfiles, festejos e blocos de ruas. Para celebrar literariamente essa grande festa popular, a Editora Moderna reuniu cinco obras que retratam a nossa cultura. Voltados para crianças e adolescentes, os títulos abordam os gêneros musicais e tradições do Brasil e trazem reflexões sobre a identidade do país. Confira abaixo:
As muitas notas da música brasileira: nossas canções e o jeito brasileiro de ser (Luís Pimentel, coordenação de Januária Cristina Alves) - Num delicioso passeio pela história da Música Popular Brasileira, o autor Luís Pimentel nos convida a pensar em como nossa música expressa o nosso jeito de ser e de estar no mundo. O título traça um panorama por gêneros musicais significativos no cenário musical nacional, e relembra as histórias de personalidades que tiveram importância fundamental na constituição e na disseminação dessas composições no Brasil e no mundo. Indicação: a partir de 11 anos.
Festas e Tradições (Nereide Schilaro Santa Rosa) - É festa? - Eu gosto! (quem não gosta?) Desde a Antiguidade o ser humano expressa suas emoções dançando e cantando. No Brasil, as festas e tradições como o bumba-meu-boi, congada, capoeira, maracatu e o carnaval serviram de inspiração a notáveis artistas plásticos. Por meio dessa obra, escrita por Nereide Schilaro, o leitor irá descobrir a cultura de nossa gente por meio do olhar de nossos artistas e a beleza de nossa arte a partir de nossas raízes. Indicação: a partir de 08 anos.
  
 
Coleção Mestres da Música no Brasil. Indicação: a partir de 11 anos
 Cartola (Mônica Ramalho) - Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve. A passagem de Cartola pela vida inspirou esse comentário do compositor mangueirense Nelson Sargento. Com um estilo mais elaborado do que o dos compositores de escolas de samba de sua época, Cartola encantou e tornou-se uma lenda. Dedicou sua vida ao samba, mas teve reconhecimento tardio, só conseguindo gravar seus próprios discos no final da vida. Hoje, Cartola é considerado um dos maiores compositores de samba de todos os tempos.
 Chiquinha Gonzaga (Edinha Diniz) - Com um texto recheado de humor, muitas fotos, reproduções de capas de partituras, ilustrações de época e obras de arte, este livro dá aos jovens de todas as idades a oportunidade de conhecer e entender um pouco da vida dessa rebelde sinhazinha do Segundo Reinado, que abriu alas para as mulheres e para a música brasileira.
 Adoniran Barbosa (André Diniz, Juliana Lins) - Nas melodias e letras do paulista Adoniran Barbosa, o samba ganhou nova roupagem. Era chegada a hora de cantar São Paulo. Retratista obstinado da "vida como ela é", descreveu as malocas, os bairros mais humildes, os desamores, os personagens simples da cidade. Na sua trajetória profissional, Adoniran foi ator de rádio, cinema e televisão, mas foi cantando seus retumbantes sucessos que se sagrou um dos maiores sambistas de todos os tempos.
 
Sobre a Moderna LiteraturaA Moderna Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura
 
INFORMAÇÕES Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Janahina Rodrigues - janahina.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0200 Ramal 380
Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0220





Nenhum comentário: