quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Fronteiras do Pensamento

Terceiro encontro do Fronteiras Educação ocorre na próxima segunda
Educação e democratização do conhecimento na web é o tema em pauta no dia 9 de novembro
Tecnologia, informação e conhecimento cada vez mais acessíveis e democráticos podem provocar grandes mudanças e inovações, gerando também reflexos diretos nas escolas, com o desenvolvimento de novos processos de ensinar e aprender. Por isso a democratização do conhecimento na internet e a educação como um dos caminhos para uma existência livre será o tema do terceiro encontro do Fronteiras Educação. A iniciativa, já em seu sexto ano de realização, tem por objetivo oferecer aos jovens conteúdos e recursos para que possam melhor compreender as questões da atualidade e, a partir delas, construir um mundo mais solidário, tolerante e sustentável. O patrocínio é da Petrobras, com parceria institucional da UFRGS e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O encontro acontece na manhã desta segunda, 9 de novembro, no Salão de Atos da UFRGS. As escolas interessadas podem se inscrever para este e também para o último encontro, que ocorrerá em 24/11, através do e-mail educacao@fronteiras.com e telefone 4020.2050.
O Fronteiras Educação busca estabelecer um diálogo com os estudantes e seus professores sobre temas relacionados à compreensão dos grandes problemas do mundo contemporâneo. O pensamento desta geração é múltiplo, veloz e conectado, gerando novos desafios ao sistema educacional.
Através de fascículos e de aulas especiais para mais de 1.000 estudantes, a iniciativa apresenta as ideias dos convidados internacionais que participam do seminário internacional. Um bate-papo sobre os paradigmas, os problemas e as possibilidades da sociedade atual, apontando para avanços no futuro e construindo uma sociedade em que todos tenham sua dignidade reconhecida. É este o sentido do Fronteiras Educação.
Utilizando-se de linguagens e recursos apropriados à idade e à visão de mundo deste público, e tendo como convidados professores especialistas, os encontros utilizam vídeos, músicas e falas interativas para apreender a atenção, além da apresentação realizada pelo inusitado escritor Fabrício Carpinejar. 
Os jovens da Geração Z já nasceram em uma época de alta conectividade. Deixamos a Era da Informação para adentrar a Era do Conhecimento, na qual tecnologias estão disponíveis para auxiliar na tarefa de transformar a grande quantidade de informação existente em conhecimento. Um novo mundo se abre para alunos e professores, permitindo repensar os modelos pedagógicos e melhorar aquele que é um dos mais importantes valores sociais: a educação.
Este encontro do Fronteiras Educação traz reflexões importantes sobre como a tecnologia podem auxiliar alunos e professores, abordando novos modelos teóricos e tecnologias, projetos e sites que democratizam o conhecimento, inteligência e criatividade, empoderamento intelectual e política educacional. Estão presentes no fascículo as ideias de pensadores como Fernando Savater, Manuel Castells, Howard Gardner e Susan Greenfield, além da experiência de Jimmy Wales como cofundador da maior enciclopédia on-line do mundo, a Wikipédia.
A historiadora Joana Bosak, consultora pedagógica do projeto, e a jornalista e professora Daiana Vivan, mestre em Design pela UFRGS e desenvolvedora de produtos multimídia para a educação, consultora acadêmica deste fascículo, serão as professoras do encontro.
Próximo encontro do Fronteiras Educação:
24/11 – A vida nas cidades
Atualmente, 80% dos brasileiros vivem em cidades, em busca de melhores empregos e condições de vida. Mas isso tem um preço: poluição, trânsito congestionado, falta de saneamento, escassez de água e insegurança. O que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades para vivermos melhor? 
Informações para imprensa
Cybeli Moraes
(51) 9827.5502
imprensa@fronteiras.com 

Nenhum comentário: