quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Érico Verissimo

Porto Alegre, 05 de novembro de 2015
 
110 anos de Erico Verissimo 
Erico Verissimo é um dos maiores escritores brasileiros e soube como ninguém contar histórias que povoaram o nosso imaginário. Reconhecido nacional e internacionalmente, conseguiu dar às suas histórias um aspecto universal. Para celebrar a vida e obra do escritor, em novembro, entre os dias 16 e 22, é realizada uma programação especial: Erico Verissimo 110 anos.
Em seus romances, sejam urbanos, históricos, ou políticos, é possível reconhecer as peculiaridades do mundo que nos cerca. Suas personagens soam familiares, com suas coragens, fraquezas e exemplos de humanidade. Desta forma, a AATSP, Grupo Cerco e Theatro São Pedro prestam homenagem a este autor e sua significativa obra. 
 
 
 A adaptação da obra literária para a linguagem cênica
16 / 11 | das 14h às 18h
17 / 11 | das 14h às 18h
Trabalho de criação coletiva onde, a partir de alguns fragmentos de textos literários (contos ou romances), os participantes farão a sua transposição para a cena através da técnica da improvisação. Trata-se de apropriar-se do texto para melhor adaptá-lo à cena, sem trair as ideias do autor. 
Ministrantes: Inês Marocco, Isandria Fermiano e Manoela Wunderlich
Local: Sala Oficinas Multipalco
Inscrições gratuitas entre 03 e 12/11 através do email
oficinas@multipalco.com.br mediante doação de material de limpeza entregue no dia da atividade.
Púbico-alvo: artistas em geral e demais interessados na obra de Erico Verissimo
Vagas: 20
 
 


 
 O Sobrado em O Tempo e o Vento: ascensão e queda dos Terra Cambará
18 / 11 | das 15h ás 17h
Na atividade será abordado o lugar do Sobrado em O Continente, O Retrato e O Arquipélago, do ponto de vista da consolidação do poder dos Terra Cambará e de sua decadência, como microcosmo da constituição da territorialidade do Rio Grande do Sul.
Ministrantes: professores Antonio Marcos Vieira Sanseverino, Márcia Ivana de Lima e Silva e Maria da Glória Bordini
Local: Sala da Música - Multipalco
Inscrições gratuitas: a partir de 03/11 pelo e-mail
oficinas@multipalco.com.br.                  
Púbico-alvo: interessados na obra de Erico Verissimo
Vagas: 150
 
 

 Espetáculo  O Sobrado
20 / 11 | 21h
21 / 11 | 20h
22 / 11 | 18h

O espetáculo é uma adaptação cênica de sete capítulos da obra literária O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. A ação se passa em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em sua casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Permeiam nessa obra-prima da literatura gaúcha o patriarcalismo, o belicismo, a relação com a terra e a presença forte e constante das mulheres, fazendo o espectador vislumbrar a formação da sociedade gaúcha.
Local: Theatro São Pedro
Direção: Inês Marocco
Elenco: Camila Falcão, Celso Zanini, Eduardo Schmidt, Elisa Heidrich, Gustavo Muller, Isandria Fermiano, Janaina Kremer, Manoela Wunderlich, Martina Fröhlich, Paulo Roberto Farias, Philipe Philippsen, Rodrigo Fiatt e Ursula Collischonn
Adaptação e criação: Grupo Cerco
Realização: Grupo Cerco

 

Nenhum comentário: