sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Musical Évora


 
Repertório erudito para voz e violão no Musical Évora
 
O Recital Folclore Lírico, de Andiara Mumbach e Marcel Estivalet é o destaque do Musical Évora da próxima quarta-feira, dia 25, às 12h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Com entrada franca, o recital busca apresentar o repertório erudito para voz e violão composto a partir de material folclórico de diversos países e épocas.
Com uma sonoridade refinada propiciada pelo canto lírico e o violão clássico, o duo apresenta um espetáculo que proporciona uma viagem ao tempo e a diferentes culturas, em um clima intimista e elegante. No programa, obras do alaudista John Dowland, representando a renascença inglesa, de Manuel de Falla e Joaquin Rodrigo, representando a neo-classicismo espanhol, Benjamin Britten, representando vanguarda inglesa da primeira metade do século XX e Heitor Villa-Lobos, representando o nacionalismo brasileiro.
O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio da Évora Holding S.A.
Os músicos:
Andiara Mumbach iniciou suas atividades musicais aos sete anos participando de festivais da canção em sua cidade natal. Em 2005, ingressou no curso de Licenciatura em Música na UFSM. Em 2006, iniciou seus estudos de canto com a soprano Fernanda Junges. Em 2007, transferiu-se para o bacharelado em canto na mesma instituição. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da UFSM. Entre agosto de 2009 e julho de 2010 atuou como preparadora vocal do Coro de Câmara da UFSM. Tem participado ativamente como solista junto a Orquestra Sinfônica de Santa Maria em concertos locais e regionais. Em dezembro de 2010 realizou seu recital de conclusão de curso. Atualmente ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara, recebendo orientações da soprano Elisa Machado.
Marcel Estivalet é bacharel em violão clássico pela UFRGS, atua como músico e professor desde 2006 se apresentando em concertos solos e nas mais diversas formações de música de câmara. Em 2012, Marcel realizou uma série de seis concertos solos didáticos intitulados O Violão Através dos Séculos para alunos de escolas públicas dentro do projeto Música Instrumental para Todos promovido pelo Instituto NT de Cultura. Em 2014, fez participação do recital Eduardo Castañera e convidados juntamente com o violonista João Souza. Nos últimos anos tem se aperfeiçoado com violonistas de renome internacional tais como Eduardo Fernández (UY), Álvaro Pierri (AUS) e Eduardo Castañera (ARG/BR). Complementando a sua formação como músico, participou de eventos relacionados à música e medicina, retórica musical, análise musical, jazz e improvisação, arte e estética, didática de contraponto e pesquisa acadêmica em performance instrumental com bolsa do CNPq/UFRGS. Desde 2010, Marcel leciona aulas de violão para público variado (infantil/adulto, amador/profissional) com ênfase na formação clássica pela Casa da Música de Porto Alegre, onde também atua na produção de concertos e masterclass com violonistas convidados.
Programa
J. DOWLAND (1563-1626)
Awake, Sweet Love
Flow, my Tears
Come Again
 
B. BRITTEN (1913-1976)
Folk Songs:
I will give my love an apple
Sailor-boy
Bonny at Morn
 
G. FAURÉ (1845-1924)
Mai*
Rêve d’amour*
Le papillon et la fleur*
 
M. DE FALLA (1876-1946)
Siete Canciones Populares Españolas
El paño moruno**
Asturiana**
 
J. RODRIGO (1901-1999)
Coplas del Pastor Enamorado
 
H. VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 5
Aria (Cantilena)
*transcrição: Marcel Estivalet
**transcrição: Miguel Llobet
 
 
assinatura diego
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: