quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Funarte de Música




Prêmio Funarte de Música Brasileira apresenta:

 

SUÍTE MARIA BONITA E OUTRAS VEREDAS 
Com este disco, lançado em novembro de 2014, Leandro Maia e André Mehmari somam seis indicações ao Prêmio Açorianos de Música
 
“Decidi que meu caminho era letrar músicas instrumentais, elaboradas, complexas, num intrincado jogo de xadrez. Dedicaria atenção à composição de letras para músicas que me movessem e provocassem profundamente. Que mexessem com meu intelecto e desafiassem minha compreensão musical. Minha tarefa seria de tradutor: traduziria para o idioma vulgar o que as melodias guardavam de sagrado e obscuro em suas versões instrumentais.”
(Leandro Maia)
 
A viabilização do projeto foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira em 2013. Entre os 10 melhores discos lançados em 2014, segundo os críticos consultados por Zero Hora (RS). Posição 42ª na coletânea dos “Melhores da Música Brasileira 2014”, levantamento feito pelo Embrulhador. Tendo a faixa Luzidia considerada uma das 10 canções para serem ouvidas antes de 2015 começar, em post do blog Pampurbana.
Esses são alguns dos méritos numéricos do mais recente álbum do gaúcho Leandro Maia, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas. Na noite de 1º de dezembro, no Auditório Araújo Vianna, o CD ainda concorre em seis categorias do Prêmio Açorianos de Música 2014/2015. Está indicado a melhor espetáculo (show de lançamento no Salão de Atos da UFRGS - nov. 2014) e melhor produtor geral (André Mehmari). No gênero de MPB, tem as quatro nominações: melhor compositor, intérprete, instrumentista (Pedrinho Figueiredo) e álbum.
A cerimônia começa às 20h30min de quarta-feira e tem entrada franca.


Veja a lista completa de indicações deste CD:
 
ESPETÁCULO
Chimango - O Musical - Arthur Barbosa e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
O Grande Encontro - Os Sucessos dos Festivais - 2ª Edição - Vários artistas
Samboleria - Antonio Villeroy
Suíte Maria Bonita e Outras Veredas - Leandro Maia
A Saga de um Homem Comum - Capitão Rodrigo
 
PRODUTOR MUSICAL
André Mehmari - Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (Leandro Maia)
Antonio Villeroy e Berna Ceppas - Samboleria
Christiaan Oyens - Com Todas as Letras (Kleiton & Kledir)
Estado das Coisas e Hique Gomez - Volume II - Ao Vivo nas Missões (Rock de Galpão)
Marcelo Corsetti e Bebeto Alves - Milonga Orientao (Bebeto Alves y los Blackbagualnegovéio)
 
Gênero MPB
Compositor
Kleiton Ramil e Kledir Ramil - Com Todas as Letras
Leandro Maia - Suíte Maria Bonita e Outras Veredas
Antonio Villeroy - SamboleriaCaio Martinez - Coisas Nossas
Bebeto Alves - Milonga Orientao (Bebeto Alves y los Blackbagualnegovéio)
 
IntérpreteLeandro Maia - Suíte Maria Bonita e Outras Veredas
Pirisca Grecco - Vidro dos Olhos - Grecco Canta Rillo
Dudu Sperb - Coração Sol
Caio Martinez - Coisas Nossas
Antonio Villeroy - Samboleria
 
InstrumentistaGastão Villeroy - Samboleria (Antonio Villeroy)
Pedro Figueiredo - Café Frio (Killy Freitas e Antonio Skármeta), Cibernauta (Victor Hugo), Terreiros Gaúchos Amores Flutuantes (Gisele Rodrigues),
Coisas Nossas (Caio Martinez) e Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (Leandro Maia)
Matheus Kleber - Zeros (Carlos Badia)
Daniel Wolff - Canção do Porto
Vagner Cunha - Coração Sol (Dudu Sperb)
 

ÁlbumSamboleria - Antonio Villeroy
Náufragos Urbanos - Cartas de Marear - Martim César, Ro Bjerk e Ricardo Fragoso
Suíte Maria Bonita e Outras Veredas - Leandro Maia
Zeros - Carlos Badia
Com Todas as Letras - Kleiton & Kledir


O que disse a crítica:
Suíte Maria Bonita e Outras Veredas também não se resume a versões sulinas de histórias do sertão. Além do canto de além-mar, o álbum percorre o caminho entre o norte e sul passando pelo interior caipira, colhendo referências brasileiras diversas.” (João Vicente Ribas, do blog Pampurbana)
O salto de qualidade que Leandro deu nesse tempo é notável, situando-o já entre os mais destacados novos autores da música brasileira. Mehmari, para muitos hoje o principal pianista do país, também um grande compositor, tem boa participação nisso. Mas o relevante é que eles se encontraram em um nível alto, completando-se – Leandro recebendo de Mehmari a parte musical e chegando às ideias e palavras certas para se tornarem uma coisa só.” (Juarez Fonseca, crítico musical de Zero Hora)
“Como já havia demonstrado em Palavreio e Mandinho, Leandro é um ótimo compositor, um intérprete de qualidade e um músico de ouvido ligado no que está acontecendo no mundo. Tudo isso com Guimarães Rosa, James Joyce e Radamés Gnattali inspirando e abençoando. Lindo trabalho.” (Paulo Moreira, crítico musical e apresentador na FM Cultura 107,7)

Sobre o CD:
Dedicado à figura feminina e uma ode ao mundo histórico-literário, o disco Suíte Maria Bonita e Outras Veredas começou a ser gestado em 2009, quando o violonista, compositor e cantor Leandro Maia já havia decidido mergulhar na música instrumental produzida por músicos que admirava, como André Mehmari, Fábio Mentz, Thiago Colombo e Marcelo Delacroix. Da interface com ídolos-parceiros, nasceu um audacioso CD.
Com 15 canções, o trabalho – dirigido e produzido pelo premiado multi-instrumentista André Mehmari – propõe uma “Nova Canção Brasileira de Câmara” através da interface entre o dito “erudito” e o dito “popular”. Contemplado em 2013 com Prêmio Funarte de Música Brasileira, o álbum foi gravado em São Paulo/Mairiporã (Estúdio Monteverdi, de Mehmari) entre março e junho de 2014; com gravações complementares em Pelotas (cidade onde o autor vive) e Porto Alegre no mesmo período.
Uma faixa em especial teve registro em Lisboa em abril do ano passado. A célebre cantora portuguesa Maria João Grancha participa interpretando a 11ª faixa, Waterfall, letra em inglês de Leandro sobre melodia de André. A ocasião proporcionou um “pré-lançamento internacional” de Suíte Maria Bonita e Outras Veredas. André Mehmari tinha agendado um recital de piano no Museu da Música e incluiu no repertório as parcerias com Leandro Maia. Juntos, os brasileiros interpretaram as canções Luzidia, Bolero da Procura e Valsa Russa (Mehmari/Maia) – presentes no álbum.
Sobre a participação de luxo de Maria João abrilhantando o trabalho, o músico gaúcho diz: “Acredito que a maravilhosa interpretação dela dê conta de toda a multiplicidade e complexidade do feminino que gostaríamos de refletir no disco: delicadeza, valentia, astúcia, romance, carinho, cuidado, profundidade e um olhar especial sobre o mundo e as coisas”.
A faixa-título - mais uma da safra Mehmari/Maia – é uma obra de 10 minutos, que retrata a trajetória da rainha do cangaço em cinco movimentos em diálogo com os elementos do TAO: I – água, II – fogo, III – terra, IV – madeira, V – metal. Esse conceito permeia a produção, a arte do encarte (Valder Valeirão, da Nativo Design, sobre fotos do Estúdio Monteverdi) e também o palco dos teatros onde foi e será lançado. O cenário dos espetáculos tem assinatura de Mariana Pessini, em parceria com a Casa Rima Estampas.
O disco ainda conta com Vitor Ramil na gravação e autoria de Eu-Nuvem (4ª faixa). O mesmo ocorre com Marcelo Delacroix em Histórias de Nós Dois, segunda canção do CD. Já Sérgio Santos, parceiro de André em várias canções, empresta sua interpretação para Sobressalto (Mehmari/Maia), música de número 9.
Nas demais parcerias, Thiago Colombo (Passarim Miguilim), Fábio Mentz (Caminho da Roça) e Sílvio Mansani (Seguiu Viagem). A sonoridade do disco tem as performances de Luke Faro (bateria), Miguel Tejera (baixo elétrico) e Neymar Dias (contrabaixo acústico e viola caipira), além de participações de Fábio Mentz (fagote), Pedrinho Figueiredo (flautas) e Antônio Loureiro (vibrafone).
O álbum já teve shows de lançamento em Pelotas e Porto Alegre (RS) em novembro de 2014.
 
SUÍTE MARIA BONITA E OUTRAS VEREDAS
De Leandro Maia
R$ 30,00
Selo: Estúdio Monteverdi
Distribuição: Tratore (www.tratore.com.br)
Financiado parcialmente pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira (2013)
Onde encontrar: livrarias Cultura, Saraiva, iTunes, Arlequim.com.br, Deezer, Sambastore.com, Pop’s Discos, Rdio.com
 
Para ler:
 


Sobre Leandro Maia:
Cantor, violonista e compositor, teve seu CD de estreia, Palavreio, lançado em 2008, premiado com o Açorianos de Música de Revelação. Também educador musical, lançou em 2013 seu segundo disco, intitulado Mandinho - Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano. Em 2014, apresentou seu terceiro trabalho de estúdio, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari. Professor de Música na Universidade Federal de Pelotas, também é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Em 2013, na Feira do Livro de Porto Alegre, lançou Palavreio em formato de obra de poesias, pela editora Mediação. Mais sobre o autor em www.leandromaia.com.br.
 


Fotografias de show: Kiran - Salão de Atos da UFRGS - Nov. 2014



 
Informações para a imprensa e solicitações de entrevis
Carol Zatt Assessoria de Imprensa - (51) 9737-7031
Caroline da Silva

Carol Zatt Assessoria de Imprensa
(51) 9737-7031
 
 

Nenhum comentário: