quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Salamandra






São Paulo, 23 de novembro de 2015
Logo Salamandra
Livros infantis de Betinho ganham nova edição pela Editora Salamandra
No ano em que o sociólogo completaria seu octogenário, os pequenos poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho dele em “Miltopeia, a centopeia solidária” e “A centopeia que pensava”
 
Se estivesse vivo, Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, completaria 80 anos nesse mês. Sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro, concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida até 1997, quando faleceu. Atualmente a história de sua vida está em cartaz no filme “Betinho, a esperança equilibrista”, que acaba de estrear no Festival de Cinema do Rio.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Betinho como escritor, a Editora Salamandra está relançando duas obras clássicas: “A centopeia que pensava”, que mostra a força do pensamento para mudar a realidade, e a “Miltopeia, a centopeia solidária”, que aborda temas como força, união e solidariedade para as crianças. Esse último título conta com a ajuda do escritor Chico Alencar, que atendendo pedido do próprio Betinho, acrescentou ao texto o seu talento e a sua sensibilidade. 
 
Miltopeia, a centopeia solidária - A Centopeia acaba de encontrar um sentimento mágico. Ela descobriu que com a força da união e da solidariedade, pode ser uma, cem ou até uma Miltopeia! Movida pela emoção e compaixão, a Centopeia desta deliciosa história vai ajudando os bichinhos que encontra pelo caminho, como o leão, o tamanduá e o lobo-guará. 
Capa: http://www.salamandra.com.br/lumis/portal/file/fileDownloadjsp?fileId=8A808A8250DC6FB80150DCDC25D30BFFPreço: R$ 42,00



A centopeia que pensava - Um belo dia, Dona Centopeia descobriu que, além de suas cem patinhas, ela tinha uma cabeça e que podia pensar, e que por meio do pensamento é possível fazer as coisas acontecerem. Podemos descobrir o segredo da vida, dos planetas, com um grande microscópio ou luneta. Pronto, estava dado o primeiro passo para várias outras descobertas. Junto a seus amigos, Dona Centopeia procurará respostas para grandes e pequenas questões que envolvem esse grande mistério que é a vida.
Sobre o autor
Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935. Doutorou-se em Ciências Políticas pela York University, Toronto, Canadá, entre os anos de 1974 e 1976. Dentre suas numerosas atividades profissionais, no Brasil e no exterior, destacaram-se: 1987 - Presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids - ABIA; 1981 - Fundador e Secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE. Em 1992, através do IBASE, ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Em 1993 comandou a Campanha contra a fome no Brasil, tendo mobilizado toda a nação para um grande exercício de solidariedade e cidadania. Contraiu o vírus da Aids em 1985, numa das várias transfusões de sangue a que se submeteu por sofrer de hemofilia. Foi exilado na década de 1970, depois de ter dirigido uma organização política clandestina chamada Ação Popular. Quando voltou ao país, participou de movimentos pela democracia e pelo controle da contaminação da Aids. Faleceu em 09 de agosto de 1997.
Francisco Rodrigues de Alencar Filho (Chico Alencar) nasceu em 1949, e é formado em História na Universidade Federal Fluminense. Defendeu tese de mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio, do qual foi um dos líderes no início dos anos 80. Foi fundador e presidente da Associação de Moradores da Praça Saens Peña (Amoapra), e também diretor e presidente da Federação das Associações de Vereadores do Estado do Rio de Janeiro (Famerj). É professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dirigiu, entre 87 e 88, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação, que encaminhou a primeira eleição direta das direções das escolas públicas do Rio de Janeiro. Foi vereador e deputado estadual e um dos líderes na luta pela moralização da casa.  É presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e vice-presidente da Comissão de Educação da Alerj. Chico é autor e co-autor de diversos livros didáticos e infanto-juvenis.
 
Sobre a SalamandraCom um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSAS2Publicom ComunicaçãoContatos:
Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira – kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Natália Rodrigues – natalia.rodrigues@s2publicom.br - Tel: (11) 3027-0205
Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.combr - Tel: (11) 3027-0220

Nenhum comentário: