quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Casa do Artista Rio-Grandense

A Casa do Artista Rio-Grandense


Tem o prazer de convidar para assistir ao evento Tributo à Cantora Lourdes Rodrigues, que será realizado no próximo dia 28 de novembro de 2015, encerrando a temporada de Saraus na Casa do Artista Rio-Grandense.

LOURDES RODRIGUES, A Dama da Canção, iniciou sua vida artística em agosto de 1952 na Rádio Farroupilha, como a Mais Bela Voz Estudante do R e como profissional no programa  Roteiro de um Boêmio, cujo apresentador era Lupicínio Rodrigues.

Recebeu vários títulos ao longo de sua carreira artística, entre os quais citaremos alguns:

- Rainha do Rádio
- Rainha do Carnaval
- Favorita dos Estudantes
- Favorita dos Militares
- Mais Bela Voz da Radiofônia Sulina
- 15 prêmios como a Melhor Intérprete de músicas de carnavalescas
- 06 prêmios de Melhor Cantora da Noite de Porto Alegre
- Cantora Mulher Luz pela Seicho No Ye do Brasil
- 03 comendas de 3 governos distintos por relevantes serviços à Música Popular Brasileira
- Prêmio Açorianos de Melhor Cantora, que é o prêmio máximo concedido a um artista no RS
- Venceu vários concursos como melhor intérprete de Lupicínio Rodrigues

Durante toda sua carreira artística teve um carinho especial pelo compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues que a viu nascer como cantora profissional.

Ela sempre dizia: Nossa Terra Nossa Gente.

Também participou do CD Porto Alegre canta Tango, interpretando a música: El Ultimo Café. Após participar de coletâneas, em 1999 gravou seu próprio CD Dona Divergência.
Sua vocação era cantar com o coração, espalhando emoções.
Sua voz alcançou a América Latina e Europa, mas seu ponto de referência era sempre... sempre... o Alto da Bronze.

Fez parte da história de Porto Alegre, sendo convidada, anualmente, para participar na comemoração do Baile tradicional de aniversário desta cidade.
Nos seus últimos anos escolheu o Litoral para viver, participando dos eventos típicos da região, recebendo o titulo de Cidadã Imbeense da cidade de Imbé, essa mesma cidade que através de lei municipal homenageou nossa Dama da Canção, em outubro último, com o lançamento da Pedra Fundamental da Praça Lourdes Rodrigues.


Com mais de 60 anos de carreira e 76 anos de idade ANTONIA LOURDES BRETAS RODRIGUES saiu de cena no dia 22 de outubro de 2014.

Desde já contamos com sua presença.

Local: Casa do Artista Rio-Grandense - Espaço Cultural Varandão
Horário: das 15h às 19h
Data: 28/11/2015

Atrações:
Apresentador Sirmar Antunes
Verinha Russo e Banda Raízes
Rádio Teatro com os Moradores da Casa do Artista Rio-Grandense os Rádio Atores Carlos La Porta, Maria Ieda, Magarida Limeira, Mariza Cardoso e convidados

Texto de Wilson Gomes
Grupo Vocal DA BOCA PRA FORA
Sax com Fernando Prati
Violino com Maria Stringuini
Músico João Rodrigues (neto de Lourdes)
Harmônica de Boca com Roberto Moraes
Dança do Ventre com Tainá Nur
Performance Teatral Poética Morangos Mofados, com Vanius Rocha 
Músicos do Sindicato dos Músicos do RS
Performance Circense fragmentos de Espaço Arcabouço, com Gabriel Martins

Produção:
Shiley Peralta

Luciano Fernandes
Apoios/parceiros:
Conselho Municipal do Idoso (COMUI)

FITEDECARSSC
SINDMUS/RS
Luz Cênica Ltda.


História Casa do Artista Rio-Grandense
A Casa do Artista Rio-Grandense (CAR) é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que desde 1949 tem por finalidade abrigar artistas com mais de 60 anos de idade, os quais se encontram em vulnerabilidade social, devido à situação financeira instável. 
A Casa há 64 anos abriga carinhosamente inúmeros artistas das mais diversas áreas e gerações. Atores, músicos, radialistas, radio-atores, modelos e profissionais da parte técnica de algumas rádios e tvs são algumas das pessoas que já fizeram parte desta grande família. Contribuíram para o universo das artes e foram engajados e comprometidos com causas sociais, deixando por vezes de se preocupar com si próprios.
A Casa não se limita a proporcionar simplesmente abrigo, ela busca dar condições de vida digna e convivência tranquila, sempre preservando através de seus moradores, a memória histórica e cultural do nosso Estado. Assume a responsabilidade de amparar os artistas que procuram a Casa em busca de amparo.
Atualmente, a CAR necessita qualificar seu atendimento em função da demanda e das exigências das legislações que regem o atendimento para idosos. Com essa determinação tem buscado diversificar e aumentar suas fontes de receita financeira necessárias tanto para a manutenção da estrutura física do prédio deteriorado em função do tempo, como também, pela necessidade de ofertar aos seus moradores uma condição digna de vida que corresponda às suas necessidades de saúde. Vêm contando com o auxílio de muitos segmentos e profissionais voluntários da área cultural que fazem parte da diretoria ou ajudam com diversas doações. 
Para esta qualificação estão contando com o apoio da empresa Projectar, Assessoramento e Desenvolvimento de Projetos Sociais, para a organização e planejamento da gestão da Entidade, como também, para a elaboração de projetos sociais. 
Uma nova parceria com a CAR começa a se estreitar com o engajamento da Comissão de Cultura da Região Glória, que está empenhada em fortalecer e democratizar a cultura do bairro e se identifica e solidariza com o apelo de nossos artistas. 
A CAR precisa do apoio da comunidade para oferecer de forma digna e cidadã as necessidades desses artistas idosos. Está localizada na Rua Anchieta, nº 280, no Bairro Glória, abrigando hoje 11 moradores com as histórias mais apaixonantes para contar! Vale a pena visitar e conhecer um pouco mais desta Casa que carrega tanta vida, amor e arte em suas paredes e corredores.
Todo artista merece o aplauso do público, principalmente aqueles que fizeram parte da história e da cena cultural em tempos em que ser artista no Brasil era uma escolha feita com muita coragem e amor pela arte.
Saiba como ajudar:

Sua colaboração nesse processo é fundamental e poderá ser feita através das seguintes formas:
- Doações de alimentos perecíveis como carne e hortifrutigranjeiros;
- Doações de alimentos não perecíveis como massa, açúcar, café, molho, bolachas, temperos, arroz, feijão, etc;

- Doações de materiais de higiene pessoal;
- Doações de material de limpeza;
- Doações financeiras de qualquer valor nas seguintes contas:

Caixa Econômica Federal

Conta: 003  1.618-9
Agência: 0428             
Banrisul
Conta: 06.011348.0-8
Agência: 0073

Site: www.casadoartista.org
CNPJ 88.316.336/0001-09

Contato: Presidente Luciano Fernandes
Telefone: (51) 91237519
Atenciosamente,


Casa do Artista Rio-Grandense
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Casa-do-Artista-Rio-Grandense/143277515779403


Nenhum comentário: