quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MultiMúsica

 
 
Recital de violoncelo com Milene Aliverti é atração do MultiMúsica
 
A violoncelista Milene Aliverti é a próxima atração do MultiMúsica, dia 25, às 19h30, na Sala da Música do Multipalco. O recital traz em seu programa uma viagem no tempo e no espaço, de forma dinâmica e interessante. A entrada é franca e os ingressos gratuitos já estão disponíveis na bilheteria do Theatro São Pedro.
A proposta é começar no período barroco, com a quinta suíte, de J.S. Bach, para violoncelo solo. De acordo com Milene, esta suíte é bastante introspectiva e densa, e traz muita maturidade em sua escrita polifônica. Depois, ela volta ao século XX, quando faz uma peça totalmente distinta em forma e estilo, seguindo com Gyorgy Ligeti, compositor austro-húngaro, em uma sonata em dois movimentos, diálogo e capricho, feita após a Segunda Guerra Mundial.
“Após esta peça de cunho um tanto quanto dramática, trocaremos de estilo novamente e veremos alguns prelúdios diferentes escritos em distintas linguagens. Farei quatro prelúdios dos compositores S. Maynez, E. Bloch, D. Cervo e G. Cassadó. Finalizo de maneira peculiar tocando uma peça virtuosística, o Concertetuden n° 4 de Mikail Bucknik – compositor russo nascido em 1872, por coincidência o mesmo ano em que meu cello nasceu”, explica a musicista.
Milene Aliverti é professora do departamento de música da UFRGS, principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro (OCTSP) além de coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul. Também atua como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o país e no exterior. Aperfeiçoou-se na Bulgária com o professor Anatoli Krastev e recebeu o título de mestre em violoncelo pela Universidade da Carolina do Sul nos Estados Unidos sob orientação do professor Robert Jeselsson. Juntamente com a pianista Lúcia Cervini é ganhadora de diversos prêmios e com ela gravou seu primeiro CD com o apoio da FAPESP. 
O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando ainda espaço para novos talentos da música.
 
Programa:
 
J.S.Bach                        Suite V
Preludio
Allemande
Courrante
Sarabande
Gavotte I e II                     
Giga
 
G. Ligeti                          Sonata para violoncelo solo
Diálogo
Capricho
 
Buknick                          Concertetudien nº4
 
Samuel Maynez            Prelúdio da Suite 2
 
Ernest Bloch                 Prelúdio da Suite 1
 
 
 
Dimitri Cervo                Prelúdio
 
Gaspar Cassadó          Prelúdio da Suite para violoncelo Solo
 
 
Serviço
Recital com Milene Aliverti – Projeto MultiMúsica
Data: 25 de novembro, às 19h30
Local: Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro
Ingressos gratuitos: a partir do dia 18 de novembro na bilheteria do TSP
Horário da bilheteria: segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 (quando há espetáculos noturnos, das 13h às 21h); aos sábados, das 15h às 20h, e domingos, das 15h às 18h
 

Nenhum comentário: