quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Instituto Bruno Segala



 
 
Instituto Bruno Segalla realiza palestra sobre educação patrimonial e abre mostra de trabalhos
 
Fotos: Estudantes participando do Projeto Onde Estou?2015 – Crédito Erica Ferreira Bado
No dia 26 de novembro, quinta-feira, o IBS-Instituto Bruno Segalla realiza uma palestra sobre Educação Patrimonial e a abertura da Mostra Coletiva das Produções do Projeto Onde Estou?. Os eventos marcam o encerramento da realização do projeto educativo cultural em 2015.
PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A professora Dra. Luiza Horn Iotti falará sobre “Educação Patrimonial: entre a teoria e a prática”, abordando alternativas que podem ser utilizadas por escolas e organizações para desenvolver o tema. Luiza Iotti é Doutora em História pela PUCRS,  professora, pesquisadora e assessora de Projetos no Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS. A palestra é gratuita e aberta à comunidade, porém foram especialmente convidados os professores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes do Projeto Onde Estou?2015. Será realizada em duas opções de horário: às 8h30min e às 14 horas – para permitir a participação de professores e estudantes – na Sala Marelli do Campus 8 da UCS (Avenida Frederico Segala, 3099). Após a palestra, haverá avaliação do Projeto Onde Estou? 2015.
 
MOSTRA COLETIVA
A Mostra Coletiva das Produções do Projeto Onde Estou? 2015 apresenta produções poéticas e artísticas das turmas participantes do projeto. Os trabalhos trazem intervenções de pintura, colagem, costura e modelagem em painéis de tecido, mostrando as significações e reflexões geradas pela experiência educativa e cultural junto ao IBS.
A visitação estará aberta de 26 de novembro a 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, na Galeria 3 do Piso 1 – Campus 8 da UCS (Avenida Frederico Segala, 3099), mediante agendamento pelos telefones (54) 4062.9421 ou e-mail educativo@brunosegalla.org.br. A mostra é aberta à comunidade e tem entrada franca. 
O PROJETO
Durante o ano de 2015,o Projeto Onde Estou?  recebeu estudantes de 40 escolas, a maioria da rede municipal de ensino de Caxias do Sul e também participantes de outros grupos. Favoreceu o diálogo das crianças e jovens com o patrimônio cultural, promovendo interfaces entre a escola, o museu e a cidade e buscando despertar o sentimento de pertencimento ao município de Caxias do Sul. Direcionado aos professores e alunos do Ensino Fundamental, incluiu formação para os docentes e três oficinas sobre patrimônio, memória e identidade para os estudantes, além de uma visita mediada a espaços culturais e patrimoniais da cidade.
O projeto é parte integrante do Plano Anual de Atividades e de Manutenção 2015 do Instituto Bruno Segalla, aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei Rouanet – e conta com o patrocínio do Banrisul, Agrale e Intral. Esta ação cultural também está aprovada pela LIC Municipal, tendo como apoiadores culturais o Banco Moneo e a Fundação Marcopolo. O IBS tem o apoio institucional da Secretaria Municipal da Cultura e da Universidade de Caxias do Sul e como mantenedores, a Fundação Marcopolo e o Sindicato dos Metalúrgicos.  
 S E R V I Ç O
O quê? Evento do Programa Educativo Cultural do IBS – Instituto Bruno Segalla
Palestra “Educação Patrimonial: entre a teoria e a prática” com a professora Luiza Horn Iotti
Mostra das Produções Coletivas do Projeto Onde Estou?2015
Quando? Dia 26 de novembro, quinta-feira, em duas opções de horário – Manhã: a partir das 8h30min – Tarde: a partir das 14 horas.
Onde? Na Galeria 3 – Piso 1 e na Sala Marelli do Campus 8 da UCS - Avenida Frederico Segala, 3099.
Como visitar a Mostra? De 26 de novembro a 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, mediante agendamento pelo fone (54) 4062.9421, ou e-mail educativo@brunosegalla.org.br
Para qual público? Aberto à comunidade – entrada franca. Convidados especiais: professores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes do Projeto Onde Estou? 2015.
 
  
Rose Brogliato
Assessora de Imprensa
(54) 8133.9930
 
Instituto Bruno Segalla
Caxias do Sul - RS
Telefones: (54) 4062-9421 e 8141-3431
Skype: rose.brogliato | rose.brogliato@hotmail.com
 
 

Nenhum comentário: