quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Seminário

Porto Alegre, 16 de novembro de 2015
 
O Sobrado em O Tempo e o Vento: ascensão e queda dos Terra Cambará
 
Em parceria com o Theatro São Pedro, a AATSP e o Grupo Cerco, a Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo (AC/ALEV) desenvolverá o seminário O Sobrado em O Tempo e o Vento: ascensão e queda dos Terra Cambará, dia 18 de novembro, às 15h, na Sala da Música do Multipalco. A atividade, desenvolvida para interessados na obra de Erico Verissimo, possibilitará aos seus leitores e admiradores novas leituras sobre o papel de O Sobrado na trilogia. 
Durante o seminário será abordado o lugar de O Sobrado em O Continente, O Retrato e O Arquipélago, do ponto de vista da consolidação do poder dos Terra Cambará e de sua decadência, como microcosmo da constituição da territorialidade do Rio Grande do Sul – de início amparada nas virtudes tradicionais da honra e da bravura e depois corroída pela ambição e corrupção de seus próceres.
O Continente será visto por Maria da Glória Bordini, O Retrato por Márcia Ivana de Lima e Silva e O Arquipélago por Antonio Sanseverino, professores do Instituto de Letras da UFRGS, estudiosos da obra de Verissimo e sócios da AC/ALEV. 

Ministrantes
Antonio Marcos Vieira Sanseverino é professor associado de Literatura Brasileira da UFRGS, professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e pesquisador CNPq. Possui mestrado em Letras pela UFRGS (1994) e doutorado em Teoria da Literatura pela PUC/RS (1998). Desde 2004, pesquisa a poesia de Carlos Drummond de Andrade, analisando tensões sociais e forma poética no diálogo com poetas como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. 
Márcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Doutora em Teoria Literária pela PUCRS, é autora do livro A gênese de Incidente em Antares  (2000), originalmente sua tese de doutorado, que recebeu o prêmio Moinho Santista Juventude, em 1996. Atualmente é coordenadora de conteúdo do Memorial Erico Verissimo, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre, assim como, do acervo documental de Guilhermino Cesar, depositado no Instituto de Letras da UFRGS. 
Maria da Glória Bordini é doutora em Letras pela PUCRS na área de Teoria da Literatura, e pesquisadora CNPq. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e ex-professora titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. É editora-associada, desde 1991, da revista binacional Brasil/Brazil: Revista de Literatura Brasileira/A Journal of Brazilian Literature, publicada pela Brown University, EUA e pela Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo. Desde 1982, coordena o Acervo Literário de Erico Verissimo. 
 
serviços
 
 
 
 
THEATRO SÃO PEDRO
Praça Marechal Deodoro, s/n°
Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3227 5100 / 3227 5300
Assessoria de Comunicação: 3228 7842
 
 
 
      
 
 

Nenhum comentário: