segunda-feira, 7 de março de 2016

Vivaleitura


Logofundacao

Prêmio Vivaleitura, apoiado pela Fundação Santillana, recebe inscrições até 13 de março
 
Iniciativa visa reconhecer e valorizar experiências de incentivo à leitura no País 
 
Março de 2016 - Esta é a última semana para inscrições no 8º. Prêmio Vivaleitura, uma realização do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação que conta com o apoio da Fundação Santillana. A premiação visa reconhecer e difundir as melhores experiências que promovam a leitura no País. Até o dia 13 de março, bibliotecas, escolas, pessoas físicas e entidades da sociedade civil podem se inscrever gratuitamente no site www.premiovivaleitura.org.br. Nesta edição, os promotores do prêmio incentivam a participação de projetos idealizados e/ou executados por crianças e jovens, e também a inscrição de ações de estímulo à leitura realizadas na internet.
Serão premiados projetos em quatro categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física). Os vencedores em cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 25 mil. Além disso, o Vivaleitura concederá a menção honrosa José Mindlin, que, a cada ano, reconhece práticas que se destacam por seu impacto e abrangência. 
Realizado desde 2006, como desdobramento do Ano Ibero-americano da Leitura, o Prêmio Vivaleitura é executado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e também tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Desde a primeira edição, participaram mais de 13 mil projetos de incentivo à leitura de todas as regiões do País, ressaltando o potencial criativo de experiências que contribuem para fomentar a formação leitora entre crianças, jovens e adultos. Em 2014, as iniciativas premiadas foram: “Barca dos Livros: uma biblioteca com alma” (Florianópolis-SC); “Ação integrada para o letramento” (Colombo-PR); “Humanizando a saúde por meio da leitura” (São Paulo-SP); e “Grupo Atitude, por uma cidade leitora” (Caiçara-PB).
 
Sobre a Fundação Santillana Constituída em 1979, a Fundação Santillana atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América. Suas ações estão ligadas ao universo da educação, da informação e da edição, áreas onde tem elevado conhecimento graças à atuação dos grupos Santillana e Prisa, mantenedores da entidade. No Brasil desde 2001, a Fundação Santillana visa contribuir para o desenvolvimento educacional do País, fomentando diversas atividades que beneficiam estudantes, educadores e instituições educativas públicas e privadas. Promove e apoia cursos de formação, seminários e oficinas para professores e gestores; publica e divulga obras de referência nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais; além de estabelecer parcerias para a viabilização de projetos de incentivo à leitura, à cultura e à cidadania. Desde 2014, a Fundação    conduz o programa “Liderança e conhecimento educativo”, que compartilha experiências inovadoras e difunde informações relevantes e estratégicas para a eficiência na gestão pública educacional. 
INFORMAÇÕES Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Janahina Rodrigues - janahina.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0200 Ramal 380
Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0220

Nenhum comentário: