quarta-feira, 9 de março de 2016

ENEF

Guru da sucessão familiar reúne 26 grandes fortunas em evento inédito no Brasil 
Para celebrar os 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, consultoria especializada em processos de gestão e sucessão familiar, o economista e PHD em psicologia das organizações Werner Bornholdt reúne, de forma voluntária, sem qualquer remuneração, 26 presidentes e diretores de famílias empresárias para compartilharem histórias de sucesso em governança corporativa. Inédito no Brasil, o evento, 1º Encontro de Empresas Familiares (Enef), será uma oportunidade para aprendizado e networking e contará com apresentações e palestras de CEO´s de empresas como Pernambucanas, Eliane Revestimentos, Famastil, PiccadillyCompany, Codorníu, apenas para citar alguns dos grandes nomes que farão parte dessa iniciativa.  
Os executivos colocarão em debate os processos e estratégias para sustentar a cultura da empresa de uma geração para outra, a transição de gestão, o papel dos órgãos de governança em uma empresa familiar, além da exposição da história de sucessão da própria companhia que comandam.
Não é novidade que as empresas familiares representam a base da Economia em todos os países democráticos e economicamente robustos. Segundo Bornholdt, no Brasil, não é diferente, mas há muito espaço ainda para as famílias empresárias se empoderarem. “Em alguns países, como Japão e Itália, a participação das empresas familiares no PIB chega a ser o dobro da brasileira.”
Quanto ao desempenho das empresas familiares e não familiares, existe um gap surpreendente, relata Bornholdt, que já foi membro de 25 conselhos de administração, tendo sido também diretor e presidente de empresas multinacionais familiares: “nas últimas duas décadas, as empresas familiares de capital aberto cresceram 35% mais no faturamento que as não-familiares. Nesse período, o valor de mercado das companhias familiares foi 26% maior se comparado às empresas não-familiares.” Ainda de acordo com o especialista, menos de 8% das grandes empresas familiares brasileiras têm uma estrutura de governança e um planejamento de sucessão estruturado. Com o 1º Enef, Bornholdt pretende mostrar que é possível colocar em prática estratégias para fortalecer as famílias empresárias e perenizar as empresas familiares.

Empresas participantes

Membros da presidência e da alta diretoria das empresas convidadas, presidentes de conselhos e conselheiros participarão pessoalmente do evento, apresentando suas experiências, o que torna o Enef uma oportunidade única de reflexão sobre o tema sucessão em empresas familiares. Entre as histórias que serão contadas está a da PiccadillyCompany, uma das principais indústrias calçadistas brasileiras e que recentemente vivenciou a transição da gestão da organização para a terceira geração da família Grings. A presidência e grande parte da diretoria agora é composta pelas netas de Almiro Grings, que fundou a marca há 60 anos.
Os principais desafios de expansão enfrentados por herdeiros também serão temas de reflexão com o caso da BebidasFruki, empresa familiar fundada no interior do Rio Grande do Sul, em 1924, e que hoje é líder em alguns segmentos, competindo com multinacionais. Outras histórias versam sobre como transformar sonhos em realidade, como a história da RittaHöppner. O hotel, hoje um dos melhores do mundo na classificação do TripAdvisor, tem o parque Mini Mundo, empreendimento que nasceu do desejo de um avô em materializar as fantasias dos netos.
O evento contará também com a apresentação da mais antiga empresa familiar da Europa (desde 1551), a Codorníu, uma das principais produtoras mundiais de espumantes no mundo. Presente em três continentes, a Codorníu possui 550 membros familiares atuantes na empresa, da 15ª à 18ª geração, dos quais 220 acionistas familiares, somando cinco gerações de sucessões familiares bem sucedidas.
Outros setores representados são construção civil,alimentação, educação, hospitalidade, higiene e limpeza, varejo e setor elétrico.

ServiçoEncontro de Empresas Familiares - ENEFQuando: dias 12 e 13 de abril
Onde: Hotel Master Premium Gramado, em Gramado, RS
Informações: (54) 3286-3313
Inscrições e programação pelo www.enef.com.br


Sobre o Enef
Com realização em Gramado/RS, o 1º Encontro Nacional de Empresas Familiares é uma iniciativa da Werner Bornholdt Consultoria em Governança. Evento inédito no Brasil, o Enef reunirá 26 das mais importantes e relevantes empresas familiares para apresentarem cases e proferirem palestras relatando suas experiências em processos de sucessão familiar.

Sobre a Werner Bornholdt Consultoria
Fundada em 1983, a Werner Bornholdt Consultoria em Governança possui foco em sucessão, estratégias e gestão de empresas familiares. Com sede em Porto Alegre/RS é reconhecida pela confidencialidade, isenção e respeito à cultura das organizações, tendo atuado em 160 projetos ao longo de 33 anos.Os trabalhos realizados pela consultoria são coordenados por Werner Bornholdt, economista, Doutor (PhD) em psicologia das organizações e especialista em finanças, estratégias, governança e famílias, com formação em universidades da Europa e do Brasil.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
AtitudeCom Estratégia em Comunicação
Claudia Gonçalves - claudia@atitudecom.com.br (11) 983 407 140
Bruno Surian - bruno@atitudecom.com.br (11) 949 483 462
Natalia Fontão – natalia@atitudecom.com.br – (11) 97466-8154
www.atitudecom.com.br | (11) 2311-5889 / 4229-0112
 

Nenhum comentário: