quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ReMemorando

New post on Fala Brasil! 100% Cultura

Fala Brasil! “ReMemorando” A Feira do Livro de POA – 1996

by falabrasilcultura
Contando boas Memórias, por Rosane Scherer
No ano de 1996, há 19 anos passados, encontrei pessoalmente o meu amigo Zé Augustho Marques - Zé Poesia. O Fala Brasil! Circulava há um ano apenas, e foi na 42ª Feira do Livro, que nossa parceria cultural se "materializou". Já havia publicado algumas poesias no Jornal FB, que Zé Augustho me enviava pelo correio, não havíamos falado pessoalmente (na época meu telefone era um Pit PAGER - lembram?)... Enquanto eu distribuía jornal Fala Brasil! No "Bar dos Encontros" da Feira, Zé me recebeu com um sorriso e bom humor, sentado, em uma das mesas seus livros. Foi uma troca poética imediata. Ele lançou nesta Feira a segunda edição do seu Livro "Trottoir de poesias" (Ed. Alcance). Eu, lancei o meu 4ª livro de poesia "A Alma do Sentir".
Pesquisando nossos arquivos (estamos trabalhando nisso), Zé encontrou na semana passada e lembramos por aqui, através da Revista da Feira, que colei nas imagens abaixo, um pouco da Feira de 1996. Lya Luft foi a Patronesse.
Lançando livro e/ou com atividades na Feira, outros tantos autores conhecidos como: Affonso Romano de Sant'Anna (que a partir de 2005 começou a colaborar com o Fala Brasil! mensalmente); Luis Antônio de Assis Brasil, Juremir Machado da Silva, Margarete Moraes, Carlos Jorge Appel, Paulo Flávio Ledur, Carlos Heitor Cony, Carlos Urbim, Maria Donorah, Dilan Camargo (Patrono atual - 61ª Feira do Livro de POA), Armindo Trevisan, Ziraldo, Inácio de Loyola Brandão, José Clemente Pozenato, Moacyr Scliar, Luís Augusto Fischer, Charles Kiefer, Alcy Cheuiche, Sérgio Faraco, Tabajaras Ruas, Tânia Carvalhal, Alice Ruiz, Nélida Piñon, Jane Tutikian, Tânia Faillace, Lélia Almeida, Walter Galvani, Daniel Piza, José Castello, Eduardo Bueno, Ricardo Silvestrin, Waly Salomão, Divaldo Pereira Franco, Paulo Becker, Plínio Marcos e Sábato Magaldi, Décio Freitas, Inês Rosenthal, Ayres Cerutti e Juska Filho, Demosthenes Gonzalez, Carlos Nejar, Nelson Fachinelli, Nina Tubino, Fé Emma, Auri Antônio Sudati, entre tantos...Muitas atividades de música, teatro, dança e manifestações, além da Exposição sobre a Vida de Garcia Lorca... A Feira do Livro e suas tantas transformações e ações.
Citando uma homenagem que Manuel Bandeira fez ao poeta Mario Quintana:
Meu Quintana, os teus cantares
Não são, Quintana, cantares:
São, Quintana, quintanares.
Quinta-essência de cantares…
Insólitos, singulares…
Cantares? Não! Quintanares!
A cada momento que estamos "revivendo" e organizando nossos arquivos dos 20 Anos do Fala Brasil! Surgem Histórias & Memórias que fazem parte de tudo o que vivemos e somos hoje. No sentido TODO. Andamos 20 anos juntos, em trajetória escrita e fotografada. E no sentido de somar culturalmente, vamos aos poucos dividindo com o TODO que estiveram, estão e estarão em caminhos coletivos, com arte ... caminhos, esses, que conta a história e a memória dos artistas e da Cultura em Porto Alegre.
... E por isso tudo, eu não sei de nada. Preciso da Palavra!     
montagem 5 - menor
falabrasilcultura | Novembro 1, 2015 às 11:07 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pRH3j-Dp

Nenhum comentário: