terça-feira, 10 de novembro de 2015

Moderna e Salamandra


São Paulo,10 de novembro de 2015
Logo Salamandra
 
Autores das Editoras Moderna e Salamandra participam do EMIL - 1° Encontro mundial da invenção literária
Pedro Bandeira, Walcyr Carrasco, Ruth Rocha, Ilan Brenman e Ruy Castro marcarão presença na programação
 
Entre os dias 12 e 15 de novembro, a cidade de São Paulo receberá o 1º Emil – Encontro Mundial da Invenção Literária, com 200 horas de programação totalmente gratuita e com a participação de vários escritores, convidados e autoridades. Na programação, estão alguns dos autores exclusivos da Editora Moderna, como Pedro Bandeira e Walcyr Carrasco, além de Ruth Rocha (Ed. Salamandra), e outros escritores que tiveram obras recentemente lançadas pela casa, como Ilan Brenman e Ruy Castro.
O evento, que tem por objetivo estimular o hábito de leitura em todas as idades, será realizado em diversos locais da cidade de São Paulo, entre livrarias e  equipamentos públicos, como centros culturais, bibliotecas públicas e teatros Na ocasião, haverá mesas de criação e leitura, saraus e sessões de contação de histórias, que permitirão diferentes formas de abordagem, abrangendo todos os perfis de público. Confira abaixo alguma das obras recém-lançadas pelos escritores citados acima:
A droga da Amizade (Pedro Bandeira) – Após quinze anos do último lançamento (A Droga de Americana), o autor Pedro Bandeira traz uma grande surpresa para seus leitores: Miguel, Chumbinho, Calu, Crânio e Magrí voltam em uma história inédita. Em A droga da Amizade, os garotos retornam à cena nas páginas dos livros em uma narrativa que resgata o início desse grupo tão especial. Com a maestria da narrativa não linear do autor, o livro intercala o momento atual da vida dos personagens com acontecimentos do passado, garantindo assim momentos de muita surpresa e também de nostalgia!
Coleção O que é, o que é (Ruth Rocha) – A escritora reuniu diversas adivinhas e brincadeiras, nos livros da coleção “O que é, o que é?”. Totalmente impressos em tiras, cada tirinha traz uma charada e oferece ao leitor a possibilidade de percorrer as adivinhas sem uma ordem específica.
Quem vai salvar a vida? (Ruth Rocha) – Nesta obra, o protagonista Tiago faz reflexões sobre como sua família poderia desempenhar as atividades do dia a dia e ajudar a natureza ao mesmo tempo. Com uma abordagem especial, a autora convida os leitores a refletirem sobre a importância da preservação ambiental e como podemos trabalhar esse assunto nas pequenas ações do cotidiano.
A menina que queria ser anjo (Walcyr Carrasco) – Com ilustrações de Mariana Massarani, que acaba de ganhar nova edição pela Editora Moderna, o enredo se desenrola com as aventuras da obstinada Ana Maria, a menina que sonhava em ser um anjo, igual àqueles dos postais, que espalham o bem e voam céu afora. Ana Maria fez o que podia para virar uma “anja”, só faltava a habilidade de voar. Quando ia desistir da empreitada, algo inesperado acontece com a menina. Teria ela conseguido o impulso que lhe faltava para voar bem alto?
Abaixo o bicho papão (Walcyr Carrasco) – O título tenta desmistificar a criatura que gera temor nos pequenos e que foi criada com o intuito de que eles obedeçam a seus pais. Sempre que iam dormir, Marco e Zeca olhavam bem embaixo da cama e trancavam com bastante cuidado a porta do quarto, pois morriam de medo do bicho-papão aparecer. Uma noite, cansados de sentirem medo do bicho, os dois decidem ficar acordados e esperar a criatura para enfrentá-la. O que será que acontece depois?
Pai Cabide (Ilan Brenman) – A cada página do livro, o leitor se depara com um pai de olhos abertos e uma garota agitada que passa por ele, faz pequenos comentários e logo atira um objeto para que ele carregue consigo: uma toalha, uma blusa, uma fantasia, uma mochila, uma bicicleta... A cada encontro, o pai vai acumulando novos objetos até que seu rosto desparece por debaixo de todos eles. É só então que a menina se dá conta de sua presença, tira-lhe todos os objetos de cima e se aconchega em seu colo para que ele lhe conte uma história. Ao que tudo indica, no dia seguinte, o processo não vai se repetir...
A melancia quadrada: crônicas (Ruy Castro) – O livro traz uma coletânea de contos publicados pelo jornalista e escritor Ruy Castro em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo. Com um ponto de vista ácido e bem-humorado, o autor tece comentários perspicazes a respeito do modo de vida e da política atual.
Serviço
1.º Emil – Encontro Mundial da Invenção Literária (12 a 15 de novembro)Programação:
- 11 de novembro às 19h30:Cerimônia de abertura com participação de Ruth Rocha (exclusivo para convidados)Local: Museu da Língua Portuguesa
- 12 de novembro, às 20h:Autor em Pauta com Ilan BrenmanLocal: Livraria Saraiva – Ibirapuera
- 14 de novembro, às 16h:Autor em Pauta com Pedro BandeiraLocal: Livraria Saraiva – Center Norte
- 15 de novembro, às 18h:Diálogo Literário com Walcyr Carrasco, Anna Maria Martins e Gabriel ChalitaLocal: Livraria da Vila – Fradique
- 15 de novembro, às 18h:Autor em Pauta com Ruy CastroLocal: Livraria Cultura Market Place
Confira a programação completa no site do evento: www.emil.art.br/programacao.asp

 
Sobre a Moderna LiteraturaA Moderna Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
Sobre a SalamandraCom um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.
INFORMAÇÕES Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209Natália Rodrigues  natalia.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0205 Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0220

Nenhum comentário: