terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os Segredos da Arte da Fundição


Os Segredos da Arte da Fundição
Lançamento do livro e Exposição Fotográfica
 
18 de Outubro, das 19h às 21h
 Café Cartum – Bar e Galeria de Arte - Porto Alegre
 
 Com financiamento do FUMPROARTE, Os Segredos da Arte da Fundição, organizado por Julio Cesar Rivatto, valoriza o trabalho artesanal do fundidor em pequena escala e presta um tributo ao conhecimento passado pela oralidade.
 
O livro foi criado sob a orientação de Vilmar Luiz dos Santos, um mestre da fundição artística no Rio Grande do Sul, e traz o testemunho de quatro escultores consagrados de Porto Alegre: Henrique Radomski, Daliana Mirapalhete, Antonio Augusto Bueno e Julia Dorneles, além de depoimentos do reciclador com foco em controle ambiental, Geraldo Limberger e dos estudantes de escultura Ana Letícia Marques e Paulo Corrêa, que também assina as fotos da exposição.
 
Apresentando um panorama do perfil deste trabalho que nas últimas décadas vem sendo esquecido, o livro traça um recorte da fundição em caixa de areia para obras artísticas personalizadas e chama atenção para a arte da fundição como ferramenta para o trabalho do artista: este é quem faz o acabamento final da obra.
O lançamento será acompanhado de Exposição Fotográfica com imagens do atelier de fundição (de Vilmar Luiz dos Santos). Com curadoria de Leandro Machado, a mostra reúne 10 fotos de Paulo Corrêa e poderá ser visitada, no Café Cartum, até 27 de outubro.
 
Os Segredos da Arte da Fundição tem projeto gráfico de Leandro Bierhals e possui tiragem de 1000 exemplares, dos quais, 500 são destinados à distribuição gratuita para universidades, instituições culturais e, durante o lançamento, para artistas plásticos interessados.
 
 SERVIÇO:
O Que? Coquetel de lançamento do livro ‘Os Segredos da Arte da Fundição’, organizado Julio Cesar Rivatto, orientado por Vilmar Luiz dos Santos e Exposição Fotográfica de Paulo Corrêa
Quando? 18 de outubro, domingo, 19h às 21h
Onde? Café Cartum – Café e Galeria de Arte – Rua José do Patrocínio, 637 – Cidade Baixa
Contatos: Julio Rivatto – 51 3519 5775 -  51 9253 7170

Nenhum comentário: