terça-feira, 27 de outubro de 2015

Canvas Galeria de Artes


 
Japonesa, escultura de Maria Martins, estará na Canvas Galeria de Arte
 
Japonesa, que estava nas mãos de colecionadores, integra acervo de leilão da Canvas dia 10 de novembro
 
Considerada uma das mais importantes escultoras do movimento Surrealista na Europa, a artista plástica Maria de Lourdes Faria Alves, brasileira nascida na pequena cidade de Campanha (MG), terá uma de suas obras no 4.º Leilão da Canvas Galeria de Arte, no próximo dia 10 de novembro, às 21h15, em São Paulo. “Trata-se de uma peça extremamente relevante da artista, primeiro por ser única e depois, por nunca ter sido apresentada ao público”, diz Rodrigo Brant da Canvas Galeria de Arte.
 
Além da escultura, esta edição do leilão veio com o referencial de priorizar exclusividades. “Temos obras raras de Tomie Ohtake e também de José Pancetti”, diz Brant.
 
Segundo ele, a expectativa e que as mais de 130 obras de arte atinjam valor perto de R$ 10 milhões.
 
Quem é Maria Martins –(1824/1973)
 
Filha de João Luiz Alves – ministro da Justiça da República Velha, Maria Martins não era uma pessoa tida como convencional e gostava de desafiar os conceitos sociais da época. Em 1924, separou-se do marido para acompanhar o diplomata Carlos Martins Pereira e Souza, amigo de infância de Getúlio Vargas, de quem a artista também se tornaria amiga. No exterior, Maria gostava de trabalhar em seu ateliêr de dia e frequentar as festas da alta sociedade, onde tornou-se amiga de Picasso e Mondrian. Biografada pela historiadora Ana Callado, Maria Martins foi amante do ditador Benito Mussolini e de Marcel Duchamp. Querida como artista, em 1941 foi destaque na Corcoran Gallery of Art em Washington e um de seus trabalhos foi adquirido pelo Museum of Modern Art,em Nova York.  No Brasil, em 1951, participou da Bienal de São Paulo. Já em 1955, também na Bienal, recebeu o título de melhor escultor nacional.
 
Serviço: As exposições da Canvas Galeria de Arte sempre são gratuitas e abertas ao público em geral
Exposição das obras do Leilão na unidade Rio de Janeiro
Data: de 27 de outubro a 31 de outubro, todos os dias
Horário de funcionamento: das 11h às 20h
Endereço: Avenida Atlântica, 4240, Lj 303, RJ
Exposição das obras do Leilão na matriz em São Paulo
Data: de 03 de novembro a 10 de novembro, todos os dias
Horário de funcionamento: das 11h às 20h
Endereço: Avenida Europa, 715, SP.
Nos dias 01 e 02 de novembro, as obras não estarão expostas para a montagem do leilão.
 
 
 

Nenhum comentário: