quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Fernando Favaretto


 
 
FERNANDO FAVARETTO lança mais
um título na Feira do Livro de Porto Alegre
 
Terceiro romance do professor e jornalista tem sessão de autógrafos

no sábado, 14 de novembro, às 17h, no Pavilhão Central da 61ª edição do evento
 
 
ENTRE A MEIA-NOITE E O FIM DO INVERNO

de Fernando Favaretto
255 págs.
Chiado Editora (Portugal)
R$ 30,00

Lançamento 61ª Feira do Livro de Porto Alegre
Data e horário: 14/11, sábado, às 17h
Local: Praça de Autógrafos
Praça da Alfândega, s/nº - Centro Histórico da Capital


 
 “O passado é um espaço de fronteira entre um distanciamento impossível e um pertencimento necessário. Lá, estão lembranças, memórias, vivências que, de muitas formas, nos constituíram como as pessoas que somos, e por mais que queiramos ou tentemos, não conseguimos o apagar ou ignorar.” Para Fernando Favaretto, há muitas possibilidades de lidar com o tempo pretérito, e ele escolheu explorá-lo, “no que ele tem de engraçado, de impactante, de confuso, de determinante”.
Ao lançar seu terceiro título consecutivo em três anos, o jornalista e professor deixa transparecer em seus romances a importância que a memória imprime na sua literatura. “Em função do tempo que já passou, não assimilamos os fatos exatamente como se deram, mas é possível uma recriação, uma transformação, uma releitura de situações, de acontecimentos. Nisso, reside o prazer da escrita, a oportunidade de revisitar lugares e pessoas.” Essa transformação do tempo em matéria ficcional que produz histórias resultou em Entre a meia-noite e o fim do inverno, que o escritor autografa em 14 de novembro, às 17h. O local é o mesmo que escolheu para estrear no mundo literário, há dois anos: Feira do Livro de Porto Alegre, evento que foi tão importante para a sua formação.
No enredo da obra, um encontro casual e inesperado leva Henrique a voltar no tempo por meio de infinitas lembranças de sua vida no interior do Rio Grande do Sul. O descobrimento dos problemas e das paixões da adolescência, os poucos recursos financeiros, a proteção e o zelo da família e a relação de cinco amigos são as recordações que reacendem questionamentos de mistérios antigos que o fazem, 15 anos depois, ir atrás de respostas.
O que o protagonista não sabe é que, às vezes, no meio do caminho, surgem ainda mais perguntas. A que ponto chegará o resgate do passado de Henrique é o que leva à construção das 255 páginas de Entre a meia-noite e o fim do inverno, o novo título de Favaretto.
 

 
Fernando Favaretto nasceu em Boqueirão do Leão (RS), em 2 de março de 1977. Formado em Jornalismo (2005) e Letras (2009), também realizou mestrado em Educação na UFRGS e atualmente cursa o doutorado da FACED. Por seis anos, foi professor da rede pública estadual em diversas disciplinas. Desde 2006, trabalha na UFRGS TV, onde já foi gerente de jornalismo e hoje é diretor. Também trabalha na mesma universidade com educação a distância. A infância em uma pequena comunidade de origem italiana, a adolescência em um colégio interno de padres e o início da vida adulta na capital gaúcha inspiraram o romance Sobre dores, amores e uma panela velha (2013, Desfecho Romances, selo da editora Multifoco), sua estreia na literatura. Depois deste, lançou também pela carioca Multifoco Ninguém me explicou na escola (2014), compartilhando das mesmas influências e inspirações. Seu terceiro romance, Entre a meia-noite e o fim do inverno (2015), ainda traz a fictícia cidade de Serrinha e os personagens orientados pelas suas memórias do passado.
 


 
 
Informações para a imprensa e solicitações de entrevista:

Caroline da Silva
carolinezatt@gmail.com - (51) 9737-7031
Caroline da Silva


Carol Zatt Assessoria de Imprensa
(51) 9737-7031

Nenhum comentário: