quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EMIL

Professor de SP terá R$ 50 para compra de livros
e público receberá desconto durante o Emil
 
Essas iniciativas integram o 1.º Emil – Encontro Mundial da Invenção Literária – que acontece de
12 a 15 de novembro na cidade de São Paulo
 
 
Em novembro, acontecerá em São Paulo o 1.º Emil – Encontro Mundial da Invenção Literária. Durante o evento, várias livrarias darão descontos na venda ao público em geral e serão distribuídos vouchers no valor de R$ 50 para professores, gestores e funcionários de apoio de toda a rede municipal de ensino. Essas iniciativas têm por objetivo estimular a leitura e expandir o número de leitores de livros.
O 1.º Emil, que acontece de 12 a 15 de novembro, é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Academia Paulista de Letras (APL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL). O projeto tem a chancela da Lei Rouanet, que teve a CBL como proponente. O Emil conta com o patrocínio do BNDES, Itaú e Iguatemi Participações e tem o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (ABRELIVROS), Secretarias de Educação e da Cultura da Prefeitura de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Por isso, o Emil acontecerá de forma simultânea em vários locais, como livrarias, centros culturais, bibliotecas públicas, cuja programação será previamente anunciada e disponibilizada ao público por meio do site oficial do evento e redes sociais.
Ao todo serão 200 horas de programação e estão sendo convidados cerca de 120 autores nacionais e estrangeiros, que participarão, em contato direto com o público, de debates, encontros, saraus, contação de histórias. De acordo com Luis Torelli, presidente da CBL, será uma excelente oportunidade de o público ter contato com seus autores preferidos e se envolver ainda mais no universo dos livros. “Queremos que o Emil atue como mola propulsora de estímulo à leitura, por isso o caráter amplo e de difusão do livro e das livrarias”.
A programação completa deve ser divulgada no início de novembro e a abertura oficial está marcada para dia 11, no Museu da Língua Portuguesa. O evento é patrocinado pelo Shopping Iguatemi, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Itaú Cultural. Os parceiros do projeto são APL, ANL, CBL, Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de São Paulo por meio das secretarias de Educação e Cultura, Sesc SP e Folha de S. Paulo.
“Este evento é um grande momento para a cidade refletir o que significa a leitura para o universo do estudante. Queremos muito que os nossos professores participem da grande discussão de gerar o leitor”, afirma Gabriel Chalita, Secretário Municipal de Educação e presidente da Academia Paulista de Letras. Os professores da rede municipal poderão descontar o voucher até o dia 31 de dezembro.
De acordo com o secretário, três elementos geram o leitor. “O primeiro deles é o pai. O segundo é a mídia. E o terceiro grande elemento que impulsiona a leitura é o professor-leitor. A nossa ideia é aproveitar que vamos fazer uma grande feira literária e levar esses professores para as livrarias, para o Emil”. Segundo ele é necessário discutir a importância do livro e para isso haverá muito espaço no Emil. Chalita destaca que a forma mais democrática de incentivar o professor e deixar que o educador escolha qual livro ele quer comprar. “Essa é a forma mais transparente de incentivo. Resolvemos fazer o evento com as livrarias porque queremos que os professores e as pessoas se apropriem deste espaço”. Além dos professores, Chalita acrescenta que os estabelecimentos envolvidos deverão trabalhar com descontos para o público em geral.
 
O 1.º Emil tem curadoria do jornalista e crítico literário Manoel da Costa Pinto e de Manoela Leão, produtora cultural e designer gráfico e editorial. Com 200 horas de programação totalmente gratuita, o Emil acontecerá em São Paulo entre os dias 12 e 15 de novembro e será realizado em cerca de 35 locais da cidade de São Paulo, entre 25 livrarias e 10 equipamentos públicos, como centros culturais, teatros e bibliotecas públicas.
 
Mais informações, entrevistas e pautas devem ser marcadas com:
Tania Ribeiro 11 984428834
 
 
Jornalista Responsável: Eleno Mendonça

Nenhum comentário: