quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Fala de Adão



Dilan Camargo lança e autografa obra “A Fala de Adão” na 61ª Feira do Livro


No próximo dia 2 de novembro, o poeta Dilan Camargo fará o lançamento da reedição de seu livro “A Fala de Adão”. O evento acontecerá durante a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, da qual Dilan é patrono em 2015, e contará com uma sessão de autógrafos, a partir das 17 horas, no Pavilhão de Autógrafos da feira.
Em “A Fala de Adão” o poeta Dilan Camargo toma a persona bíblica de Adão e, através dele, faz o homem falar com Eva na sua representação da mulher contemporânea. Nesta obra de poesias há uma espécie de narrativa poética, embora os poemas sejam independentes entre si e tenham a autonomia literária da poesia.
Apenas, em cada um, há uma voz masculina que fala com a mulher, para a mulher e também consigo mesma. É a fala de um homem, às vezes perplexo, maravilhado, outras sentido, quase incapaz de pronunciar uma palavra que o esclareça e o liberte de uma masculinidade estereotipada por séculos de machismo. Nessa sequência, então, surge, a sutileza e ambiguidade do próprio título cuja chave de entendimento pode ser o poema que abre o livro, “Dicionário”.
Dilan afirma que o livro representa “a busca de reatar um diálogo entre homens e mulheres inspirado na igualdade de gênero e num passo adiante, que ambos precisam dar juntos, no caminho de uma nova humanidade.”
A obra também se mostra intimamente ligada a vários aspectos históricos. Um dos movimentos mais amplos e transformadores do mundo contemporâneo foi a revolução das mulheres, que se redefiniram na sociedade e assumiram o seu protagonismo humano e social em todas as atividades, e que, atualmente, ainda buscam quebrar paradigmas e estereótipos da cultura. Em “A Fala de Adão” o autor procura atualizar a fala masculina em seu aprendizado de reaprender a falar com essa mulher.
“A nova mulher não nasce mais de uma costela de Adão, mas renasce de si mesma, com plena autonomia sobre o seu corpo e a sua subjetividade”, afirma o autor.
O livro
Foi lançado originalmente no ano 2000 pela então Editora Mercado Aberto. Após 15 anos, Dilan Camargo reescreveu poemas, suprimiu outros e escreveu alguns novos. Agora, relança o livro pela Editora Vidráguas, sob a coordenação da poeta Carmen Presotto, que tem se caracterizado pela publicação de poesia e de novos poetas, abrindo espaços para uma produção literária que não encontra veiculação nas editoras tradicionais.
A orelha do livro é assinada por Moacyr Scliar e a apresentação é feita por Tânia Franco Carvalhal.
Serviço:


O que? Lançamento do livro “A Fala de Adão”, de Dilan Camargo, com sessão de autógrafos.
Onde? 61ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Quando? Dia 02 de novembro, às 17 horas, no Pavilhão de Autógrafos.


Nenhum comentário: