sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crônicas






 
Logo Salamandra
Crônicas de Heloisa Seixas estão reunidas em novo livro da Editora Moderna
As histórias são baseadas nas memórias da autora e
personagens anônimos da vida real
 
 
O livro O amigo do vento: crônicas, lançado pela Editora Moderna, traz uma coletânea de 30 contos escritos pela escritora e tradutora Heloisa Seixas. Os textos foram publicados originalmente no Jornal do Brasil e Revista Seleções e trazem histórias que abordam questões do mundo real, como o uso da tecnologia pelos jovens e o trânsito no Rio de Janeiro.
Dividido em quatro partes, Pensando bem sobre a vida da gente, Pensando bem sobre o mundo, Pensando bem sobre o tempo e Pensando bem sobre a palavra, a autora mistura crônicas que trazem suas memórias e impressões em primeira pessoa, e outras em que aproxima o leitor de personagens anônimos do mundo contemporâneo. 
Heloisa Seixas sempre gostou de histórias e adorava escutar narrativas assombradas que sua avó Mariá lhe contava. Apesar de morrer de medo, escutava cada pedacinho atentamente. Essa relação foi tão importante para sua jornada que Heloisa homenageia sua avó no conto “O quarto das bonecas”.
Além da influência familiar, pensar em contos e escrevê-los foi o que também impulsionou Heloisa para o mundo das letras. Sua incursão no universo das histórias de ficção, no entanto, se deu aos 40 anos. De lá para cá, a produção literária da autora já passou por estilos variados, incluindo também peças de teatro.
Sobre a autora
Heloisa Seixas nasceu em 1952, no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Formou-se em Jornalismo em 1974, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou como jornalista e tradutora durante muitos anos (incluindo 12 anos no jornal O Globo e sete anos como assessora de imprensa da representação da ONU no Rio), antes de se dedicar à literatura. Seu primeiro livro, Pente de Vênus (contos), publicado em 1995, foi finalista do Prêmio Jabuti. De lá para cá, escreveu mais de uma dúzia de livros, foi outras duas vezes finalista do Jabuti (com os romances A porta e Pérolas absolutas) e sua produção inclui não só contos e romances, como também crônicas, matérias jornalísticas, literatura juvenil e infantil e, nos últimos anos, peças de teatro.
 
Sobre a ModernaA Moderna desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
 
INFORMAÇÕES Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209Natália Rodrigues  natalia.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0205 Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0220






Nenhum comentário: