quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Caixa de Letras

 
 
 
ÚLTIMA SEMANA DA EXPOSIÇÃO “CAIXA DE LETRAS”, PROMOVIDA POR COLÉGIOS DE SÃO PAULO NO ESPAÇO ESTAÇÃO DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
 
A exposição, que fica em cartaz até domingo, 25/10, revela a importância das letras no cotidiano das pessoas e proporciona aos visitantes uma experiência de descoberta sobre as tipografias; entrada é gratuita.
 
Por acreditarem que a prática de atividades culturais cumpre uma função inestimável na formação global do indivíduo e que o aprendizado não deve ficar restrito aos muros da escola, os Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin, de São Paulo, promovem este ano, pela primeira vez, o projeto Cultura na Rua. A partir da iniciativa, que contempla a realização de eventos culturais e artísticos gratuitos em São Paulo, os Colégios convidam seus alunos, familiares e todos os cidadãos a ocuparem parques e museus da cidade para prestigiar exposições e apresentações de teatro e música.
Entre as atividades, está a exposição “Caixa de Letras”, que acontece no Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, de 15/08 a 25/10, com curadoria do professor e designer gráfico Henrique Nardi. Concebida com o objetivo de disseminar a cultura tipográfica e revelar a importância das letras no cotidiano das pessoas, a mostra proporciona aos visitantes uma experiência única com as escritas que os cercam, levando-os a fazer novas descobertas sobre as tipografias que veem diariamente.
 
   
 
As letras ao nosso redor
“Não passa um dia sem que olhemos para letras. Elas estão nos livros, revistas, embalagens de produtos, fachadas de lojas, placas de rua e trânsito. Por costume, quase sempre assimilamos a mensagem que elas trazem sem notar suas formas”, diz o curador Henrique Nardi a respeito das circunstâncias que o estimularam a conceber o projeto. “Com a popularização dos computadores, mais pessoas lidam hoje com letras no seu dia a dia. Ainda assim, o significado e a importância de suas formas quase nunca são apresentados ou discutidos fora do âmbito acadêmico”, afirma.
Pensando nisso, o professor e designer gráfico organizou a exposição “Caixa de Letras”, que apresenta diversos estilos de tipos, entre eles: escrita urbana (pichação e letras vernaculares); editorial (fontes utilizadas em jornais, revistas, livros e dicionários); sinalização (tipos utilizados em placas de ruas e rodovias, com destaque para as diferentes fontes usadas ao longo dos anos nos totens da Avenida Paulista); e tipos de madeira (letras produzidas para impressão de cartazes entre os séculos XIX e XX).
 
   
 
A mostra traz uma seleção de 26 tipos nacionais e internacionais de diferentes type designers, seu histórico e exemplos de uso; algumas das fontes mais utilizadas no mundo ocidental, como Helvetica, Times New Roman, Comic Sans e Verdana; painéis com informações sobre a anatomia das fontes e suas origens; e exemplos da utilização das letras nas cidades, desde a sinalização até o pixo e os anúncios em supermercados.
Ao longo de “Caixa de Letras”, também haverá um serviço educativo aberto ao público, com atividades especiais para crianças e jovens. Como programação complementar, as professoras do Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin serão capacitadas pelo designer gráfico a desenvolver com seus alunos a oficina “Meu Alfabeto”, em que eles poderão criar suas próprias letras.
Henrique Nardi
Curador da exposição “Caixa de Letras”, é designer gráfico formado pela Universidade Anhembi Morumbi e pela Escola SENAI ‘Theobaldo de Nigris’; mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Desde 2003 organiza o ‘Tipocracia – estado tipográfico’, projeto que visa estimular e disseminar a cultura tipográfica pelo Brasil. Como professor do SENAC São Paulo, ajudou a desenvolver seu programa de pós-graduação em tipografia, primeiro do gênero no País. Atuou como diretor da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) entre 2011 e 2013.
SERVIÇO

Caixa de Letras
Até 25/10, no Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa
De terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h)
Praça da Luz, s/n, Centro, São Paulo
Entrada gratuita
Peça Teatral João e Maria
25/10, na Praça Victor Civita
Domingo, às 11h e às 13h
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
 
Sobre o Colégio Albert Sabin
O Colégio Albert Sabin, localizado no Parque dos Príncipes, zona oeste de São Paulo, conquistou a 10ª posição na cidade de São Paulo no ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo um dos melhores da capital. Fundado em 1993, tem como proposta educar desenvolvendo a personalidade por meio de ações pedagógicas dinâmicas, permanentemente atualizadas e humanistas, com o objetivo de formar cidadãos globalizados e capazes de contribuir para a evolução da sociedade. Para isso, estabeleceu quatro eixos que atendem o desejo de ensinar por meio de oportunidades: qualidade de vida, fluência em um segundo idioma, condições de acesso ao Ensino Superior e encantamento de pais e alunos. Seus diferenciais vão desde as amplas atividades extracurriculares, como futebol, basquete, handebol, voleibol, natação, ginástica artística e rítmica, judô, xadrez, teatro em português e em inglês, coral, espanhol e robótica, até as atividades baseadas na conscientização da cidadania e da importância de cada um na contribuição para o progresso da sociedade. Mais informações: albertsabin.com.br
Sobre o Colégio Vital Brazil
O Colégio Vital Brazil traz uma abordagem educacional focada na continuidade acadêmica dos discentes e na formação de valores por meio da excelência acadêmica, da transmissão de bases éticas e capacitando os alunos a se atualizarem pedagógica e cientificamente, a fim de responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sob acompanhamento pedagógico desde os primeiros até os últimos estágios da educação básica, o Colégio objetiva ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e, assim, ingressar nas melhores faculdades do País com uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos. Mais informações: vitalbrazilsp.com.br
Sobre o Colégio AB Sabin
Fundado em 2009, o AB Sabin foi criado para atender a uma crescente demanda do Colégio Albert Sabin, reconhecido por educadores, pais e alunos como uma instituição de ensino de qualidade. Localizado na zona oeste de São Paulo, o AB Sabin é totalmente adaptado para receber crianças da Educação Infantil. Além da estrutura, a escola tem como proposta pedagógica a condução dos “pequenos cidadãos” à formação de valores que os direcionarão para a vida, com uma filosofia focada em distinções humanistas que desenvolvem a autonomia, o respeito e a ética desde cedo. Com espaços destinados à convivência humana e rodeado por áreas verdes, segurança e tranquilidade, integrando atividades de cultura e lazer às disciplinas escolares, o Colégio conta com nove salas de aula, sala de leitura e ateliê de Arte, cozinha experimental, brinquedoteca, piscina aquecida, quadra poliesportiva e um minibosque de 437 m². Esses espaços permitem aos alunos momentos de sociabilização adequados à faixa etária e ao principal ideal da escola: o de criar descobertas. Mais informações: absabin.com.br
 
Cláudia Campos
 
+55 11 3712 0713 ramal 282 / +55 11 3061 5027 / +55 11 3083 7399 / +55 11 96750 6006 (Cel) 
Rua dos Pinheiros, 54 - conj. 3 - Pinheiros, São Paulo - Brasil - CEP: 05422-000

Nenhum comentário: