segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Palestra

CARLOS TEIXEIRA APRESENTA PALESTRA NO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇOS PÚBLICOS, EM PORTO ALEGRE
- Arquiteto-Diretor do Vazio S/A é um dos convidados para congresso organizado pela PUC-RS – 
Belo Horizonte, 19 de outubro de 2015 – O Arquiteto-Diretor do Vazio S/A, Carlos Teixeira, apresentará uma palestra e participará da mesa temática “Espaços Colaterais” durante o 1º Congresso Internacional Espaços Públicos no dia 20/10, no Teatro do Prédio 40, prédio principal da PUC-RS, em Porto Alegre.
O congresso tem como tema “Espaços Públicos” na cidade, um dos assuntos de maior relevância no campo do Urbanismo e da Arquitetura atual. A relevância do assunto é tamanha que ‘Public Spaces’ é um dos principais temas de atuação da UN-Habitat neste ano. O congresso pretende promover a discussão, a informação e a transformação do espaço público de forma consistente; alinhar aos conceitos de sustentabilidade as políticas públicas na produção do espaço público; proporcionar o avanço do trabalho conjunto entre a universidade e os gestores públicos; e buscar o avanço científico nos cenários nacional e internacional.
Um dos eixos temáticos do Congresso, “Espaços Colaterais” se debruçará sobre os efeitos nocivos da produção da arquitetura e do urbanismo na cidade quando pensados de forma unicamente objetiva ou paliativa, gerando “sobras espaciais“ normalmente na contramão dos próprios objetivos originais dos projetos, como lotes vagos, lugares sob viadutos, empenas cegas, e outros tipos de regiões sem uso formal direto. Este é exatamente um dos pontos mais importantes de reflexão das obras do Vazio S/A; tendo o mesmo publicado o livro Espaços Colaterais pelo ICC em 2008 (ver currículo abaixo).
Formado em arquitetura (1992, EA-UFMG), Teixeira é mestre em urbanismo (1994, com distinction) pela Architectural Association de Londres e ex-bolsista do programa Virtuose do Ministério da Cultura. Publicou os livros “Em Obras: História do Vazio em Belo Horizonte” (CosacNaify, 1999), “O Condomínio Absoluto” (C/Arte, 2009), e é um dos organizadores de Espaços Colaterais (Instituto Cidades Criativas, 2008). Fundou o escritório Vazio S/A Arquitetura e Urbanismo em 2002, e a associação Arquitetos sem Fronteiras em 2004 (já extinta). Já expôs seus trabalhos no RIBA (Londres), Bienal de Arquitetura de Veneza, Victoria & Albert Museum (Londres), Pavillon de l'Arsenal (Paris), 29a. Bienal de Arte de São Paulo, 5a. Bienal de Arquitetura de São Paulo, entre outros.
Sobre Vazio S/A –www.vazio.com.br
Vazio S/A Arquitetura e Urbanismo mistura prática e pesquisa. Para o estúdio, a visão integrada das disciplinas de desenho — arquitetura, paisagismo e urbanismo — é uma estratégia fundamental numa época de desafios impostos pelas dinâmicas da ecologia e pela própria complexidade das cidades. Seja no desenho de móveis ou no projeto de residências, equipamentos culturais e edifícios comerciais, prevalece no escritório a interdisciplinaridade.
Buscamos uma postura propositiva e ativa em questões próprias dos problemas da arquitetura: uma visão da informalidade, dos vazios e do mercado como algo que possa nos indicar novos projetos e oportunidades. À visão de uma prática de escritório convencional (casas, edifícios comerciais, desenho urbano etc) está associada a experimentação através de concursos de arquitetura, publicações, parcerias com grupos sociais e artísticos, e intervenções urbanas efêmeras que discutem novas relações entre a cultura contemporânea e a arquitetura.
Vazio S/A já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o influente Architectural Review Emerging Architecture Award; tem projetos construídos no Brasil, Canadá e Inglaterra; e tem participado de importantes mostras de arte e arquitetura, como a Bienal de Arquitetura de Veneza e a Bienal de Arte de São Paulo.
Dentre as últimas obras de arquitetura concluídas está o residencial VDA (edifício de apartamentos projetado e parcialmente incorporado pelo estúdio),  CABH (projeto para a sede da prefeitura de BH premiado em concurso nacional), H3O (um parque de esportes e lazer conjugado com um grande centro comunitário na favela da Serra), a Casa no Cerrado e a instalação temporária Arqueologia Estrutural.

Nenhum comentário: