quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog realiza uma série de eventos em memória aos 40 anos da morte do Vlado. O principal deles acontece na data do assassinato, 25 de outubro, às 14h30, na Praça da Sé, e contará com um “flashmob” com a presença de 30 corais e 800 cantores, regidos pelo maestro Martinho Lutero. Logo após, os artistas convidarão o público para participar de um ato inter-religioso e do concerto “Missa Criolla” com diversas músicas de resistência, na Catedral de São Paulo, recriando o cenário do ato ecumênico que reuniu 8.000 pessoas, em 1975.

Seguem abaixo mais informações:
 
Instituto Vladimir Herzog realiza vários eventos pelos 40 anos do assassinato do jornalista pela ditadura
Em outubro, quando se completam 40 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, detido ilegalmente e torturado por agentes da ditadura militar, o IVH-Instituto Vladimir Herzog promove uma série de eventos em sua memória. A programação contempla um ato inter-religioso, um “flashmob” com a participação de 800 cantores, além do lançamento de dois livros da Editora Vladimir Herzog: “Pássaro sem Rumo – Uma Amazônia Chamada Genésio”, que aborda os bastidores do assassinato de Chico Mendes;  e “Um Menino Chamado Vlado”, sobre a história de vida do jornalista, escrito para o público infanto-juvenil.
Na data de morte do jornalista, 25 de outubro, às 14h30, haverá um “flashmob” com a presença de 30 corais e 800 cantores, regidos pelo maestro Martinho Lutero Galati, na Praça da Sé. Logo após, os artistas convidarão o público para participar de um ato inter-religioso e do concerto “Missa Criolla”, a serem realizados na Catedral de São Paulo, mesmo local onde oito mil pessoas se reuniram, em 1975, e bradaram sua indignação pelo assassinato de Vladimir Herzog. O evento contará com a participação de Cida Moreira, Sérgio Ricardo, Annie Murath, Antonio Zambrini, Lea Freire, Azael Rodrigues, Chico Botosso, Thiago Alves, Hector Costita, André Santos e Odilon Wagner.
Expandindo as ações para o Rio de Janeiro, o livro “Pássaro sem Rumo – Uma Amazônia Chamada Genésio” será lançado em 27 de outubro, às 19h, na Blooks Livraria, em Botafogo. A obra revela o manuscrito escrito por Genésio Ferreira da Silva sobre uma Amazônia ameaçada pelo poder econômico. Em 1989, o então garoto de 14 anos foi testemunha importante na condenação dos assassinos do líder seringueiro Chico Mendes. A obra, publicada pela Editora Instituto Vladimir Herzog, conta com prefácio do escritor Zuenir Ventura e foi editado pelos jornalistas Elson Martins, do Acre e Ricardo Carvalho, de São Paulo.
O outro título de lançamento da editora é a biografia “Um Menino Chamado Vlado”, de Marcia Camargos, que conta a vida de Vladimir Herzog desde seu nascimento na ex-Iugoslávia, em 1937, a infância na Itália e a vinda da família ao Brasil. O relato destaca sua trajetória profissional, o casamento com Clarice Herzog, o nascimento dos filhos, Ivo e André, e seu assassinato por agentes da repressão, em 1975. A obra é destinada ao público infanto-juvenil e pretende explicar, com formato e linguagem próprios, o que foi a ditadura militar. O lançamento será realizado em 4 de novembro, das 19h às 21h, na Livraria da Vila de Pinheiros, em São Paulo.
Demais eventos
Em 24 de outubro, a partir das 21h30, a TV Cultura irá transmitir o concerto regido pelo maestro João Carlos Martins em memória de Vladimir Herzog, com participação especial de Fernanda Montenegro. O concerto, realizado por iniciativa do Instituto Vladimir Herzog em conjunto ao maestro, foi originalmente apresentado no último dia 15 de agosto, na Sala São Paulo, e gravado ao vivo pela TV Cultura.
Também complementam a programação o documentário “Vlado - 30 Anos Depois”, que terá sessão aberta ao público em 26 de outubro, às 20h50, no Cine Belas Artes, seguida de debate com o diretor. O filme de 2006, dirigido por João Batista de Andrade, reconstitui por meio de depoimentos os momentos mais dramáticos na vida do jornalista e traz uma narrativa sobre as circunstâncias de seu assassinato e do período da ditadura. 
A Praça Vladimir Herzog, criada pela Câmara Municipal de São Paulo em 2013, será reinaugurada no dia 26 de outubro, a partir das 18 horas. Localizada na Rua Santo Antônio, em frente à Praça da Bandeira, no centro de São Paulo, o espaço conta com um mosaico de seis metros criado por crianças do Projeto Âncora, que reproduz o quadro “25 de outubro”, do artista plástico Elifas Andreato.
A Comissão da Verdade Vladimir Herzog da Câmara Municipal de São Paulo irá apresentar seu relatório final em 26 de outubro, às 19h. A solenidade contará com homenagem a Clarice Herzog, viúva de Vlado, e outras personalidades importantes na luta contra a ditadura. A Comissão foi instaurada em 2012 e seus relatórios revelam que São Paulo abrigou os maiores centros de repressão do país.
Sobre o Instituto Vladimir Herzog
Criado em 25 de Junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que promovam os valores da democracia, liberdade de expressão, verdade e dignidade humana. Sua fundação se inspirou na trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, bem como nos principais valores ligados a essa trajetória: democracia, liberdade e justiça social. Tendo como bandeira a frase de Herzog “Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados”, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, com neutralidade político-partidária.  Mais informações podem ser encontradas no endereço www.vladimirherzog.org
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSAGrupo CDI - Comunicação e MarketingLygia Conde: 3817-7960 / lygia@cdicom.com.br Larissa Garcia: 3817-7930 / larissa@cdicom.com.br








Nenhum comentário: