quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Fronteiras Educação

A cultura brasileira é o tema do segundo encontro do Fronteiras Educação

Dos portugueses, que colonizaram o território por mais de três séculos, aos indígenas e africanos, passando por europeus e outras etnias: muitos povos ajudaram a consolidar costumes que hoje integram a cultura brasileira. Esta história, contada a partir de pensadores como Darci Ribeiro, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda, que nos ensina a pensar e a refletir sobre o Brasil, será o tema do segundo encontro do Fronteiras Educação. A iniciativa, já em seu sexto ano de realização, tem por objetivo oferecer aos jovens conteúdos e recursos para que possam melhor compreender as questões da atualidade e, a partir delas, construir um mundo mais solidário, tolerante e sustentável. O patrocínio é da Petrobras, com parceria institucional da UFRGS e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O encontro acontece nesta segunda, 5 de outubro, no Salão de Atos da UFRGS, das 9h às 11h. Para esse encontro as vagas já estão esgotadas, mas as escolas interessadas podem se inscrever para os próximos pelo e-mail educacao@fronteiras.com e pelo fone 4020.2050.
O Fronteiras Educação busca estabelecer um diálogo com os estudantes e seus professores sobre temas relacionados à compreensão dos grandes problemas do mundo contemporâneo. O pensamento desta geração é múltiplo, veloz e conectado, gerando novos desafios ao sistema educacional.
Através de fascículos e de aulas especiais para mais de 1.000 estudantes, a iniciativa apresenta as ideias dos convidados internacionais que participam do seminário internacional. Um bate-papo sobre os paradigmas, os problemas e as possibilidades da sociedade atual, apontando para avanços no futuro e construindo uma sociedade em que todos tenham sua dignidade reconhecida. É este o sentido do Fronteiras Educação.
Utilizando-se de linguagens e recursos apropriados à idade e à visão de mundo deste público, e tendo como convidados professores especialistas, os encontros utilizam vídeos, músicas e falas interativas para apreender a atenção, além da apresentação realizada pelo inusitado escritor Fabrício Carpinejar.
O segundo encontro deste ano terá como temática a cultura brasileira. Para entender e discutir a contemporaneidade é essencial compreendermos a nossa cultura, que ajuda a definir nossa identidade e representatividade no mundo. Por este motivo é tão importante estudar a formação do autêntico mosaico de influências vindas de diferentes povos e etnias. Este encontro do Fronteiras Educação apresenta também o estudo e a obra de importantes pensadores como Mario Vargas Llosa e Mia Couto, que sinalizam a importância do fortalecimento e da preservação da cultura para formar cidadãos, e de Saskia Sassen, Timothy Garton Ash e José Ramos-Horta, que analisam o mundo contemporâneo e seus constantes movimentos de migração, a importância da construção de novas cidades, o debate sobre novas políticas e o aprimoramento de noções de justiça e igualdade para todos.
Os historiadores Jocelito Zalla e Joana Bosak, consultora pedagógica do projeto, ministrarão a grande aula.
Próximos encontros do Fronteiras Educação:
9/11 – Educação e democratização do conhecimento na web
A educação é um dos caminhos para uma existência livre. Fernando Savater defende que ela é um dos valores sociais que precisa ser valorizado. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite que os caminhos que levam até o conhecimento sejam cada vez mais acessíveis e democráticos, como a Wikipédia de Jimmy Wales.
24/11 – A vida nas cidades
Atualmente, 80% dos brasileiros vivem em cidades, em busca de melhores empregos e condições de vida. Mas isso tem um preço: poluição, trânsito congestionado, falta de saneamento, escassez de água e insegurança. O que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades para vivermos melhor?
Informações para imprensa
Cybeli Moraes
(51) 9827.5502

Nenhum comentário: