segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A Casa do Desenho




 
O Museu do Trabalho inaugura dia 21 de outubro a exposição "A Casa do Desenho"
 
Os artistas plásticos Eduardo Haesbaert, Fabio Zimbres e Gelson Radaelli, três dos mais vigorosos desenhistas do Estado, voltam a se reunir para mais uma etapa do projetoA Casa do Desenho” em exposição no Museu do Trabalho a partir de 21 de outubro às 19h. Desde 2009 o grupo promove sessões onde desenham em parceria e o resultado desses encontros são dezenas de trabalhos em pequenos, médios e grandes formatos, onde utilizam diversos materiais, tais como tinta, carvão, grafite e canetas.
 
Na exposição no Museu do Trabalho, a quinta realizada pelo grupo, o público encontrará, além do trabalho individual de cada artista, também os desenhos produzidos em conjunto pelos três. Nestes a interferência é livre, os traços extrapolam os limites da autoria e confundem-se no suporte a ponto de gerar um quarto elemento na mostra: o coletivo. A montagem da exposição é projetada pelos próprios artistas durante sua realização. Haesbaert, Zimbres e Radaelli levam junto aos trabalhos prontos, material para produzirem novos desenhos e incluí-los na mostra, seja em suportes usuais, seja no próprio espaço expositivo.
 
Intitulada "A Casa do Desenho", a mostra é apresentada pela primeira vez em Porto Alegre. Antes esteve em quatro espaços do interior do Estado: no Centro Cultural Ordovás, em Caxias do Sul, na Galeria de Arte do IAD, da UFPEL, em Pelotas, na Sala Iberê Camargo, no MASM, em Santa Maria, e ainda em uma casa alugada em Capela Santana, na zona rural de Antônio Prado. Em 2014, participou do projeto Lugares do Desenho, produzido pelo coletivo D43, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, no Instituto de Artes da Ufrgs, em Porto Alegre.
 
 
Sobre os artistas:
 
Eduardo Haesbaert
Premiado no Salão de Artes Plásticas da Chico Lisboa, em Porto Alegre, em 1993, e no 49º Salão Paranaense, em Curitiba, ambos com pintura. Participou de várias exposições coletivas, entre elas "Olhares sobre Cyro / Cyro Martins 90 Anos", em 1998, no MARGS, e nas coletivas do "Grupo Último Andar", no Museu do Trabalho, em 2001, 2003 e 2005. Individualmente tem mostrado seu trabalho na Galeria Bolsa de Arte, de Porto Alegre. Sua última exposição individual foi ainda em 2015, na filial da Bolsa de Arte, em São Paulo. Atualmente, além do trabalho que desenvolve em pintura e desenho no seu atelier particular, é também o responsável pelo atelier de gravura em metal da Fundação Iberê Camargo. Haesbaert nasceu em Faxinal do Soturno, RS, em 1968.
Mais informações sobre o artista: www.bolsadearte.com.br
 
Fabio Zimbres
Conhecido internacionalmente como ilustrador e quadrinista, foi editor de uma das mais notórias revistas de quadrinhos brasileiras, a “Animal”. Por um ano publicou diariamente a tira "Vida Boa" no jornal a Folha de São Paulo. Publicou seu trabalho em importantes revistas e editoras, tais como: 2Wbox ( Suiça ), Complot ( México ), Que Suerte ( Espanha ), Lapiz Japonez ( Argentina ), L'Apparition ( França ), Heaven ( Dinamarca ), Death Race ( EUA ) e várias outras no Brasil. É criador da coleção Mini-Tonto, pela qual ganhou em 1998 o Prêmio Projeto Editorial no 10º Troféu  HQ-MIX. Com quadrinhos ganhou o primeiro prêmio do 1º Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre.  Paticipou de diversas coletivas desde 1992 e individualmente expôs "Dibujitos"  no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, e "As Férias de Hércules" no Museu do Trabalho, "Marginal" no espaço +Soma e "Obra" na Galeria Logo em São Paulo. É representado pela galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre onde também apresentou individual em 2015. Fabio é paulista e atualmente reside em Porto Alegre.
Mais informações: www.tonto.com.br e www.fzimbres.com.br
 
Gelson Radaelli
Parcipou de importantes eventos na área de artes plásticas, como a exposição itinerante que em 1990 percorreu 18 cidades gaúchas, também o 48º Salão Paranaense, em Curitiba, PR, e o Salão da Chico Lisboa, na Casa de Cultura Mário Quintana. Expôs individualmente 10 vezes, com destaque para as mostras de pintura na Galeria Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro e na Galeria Bolsa de Artes, ambas em Porto Alegre, em 2003. Radaelli foi responsável pelas duas edições da coletiva de desenho "Correndo o Risco", que esteve em cartaz no Museu do Trabalho e, posteriormente, no SENAC, em São Paulo, e percorreu algumas cidades do interior gaúcho. Nasceu em Nova Bréscia, RS, em 1960 e reside em Porto Alegre. Fez cursos com Karin Lambrecht, Maichel Chapmam, Luis Baravelli e Armando Almeida, estudou pintura por 3 anos com Fernando Baril.
Mais informações sobre o artista: www.bolsadearte.com.br
 
 
Serviço:
 
A Casa do Desenho - Eduardo Haesbaert /Fabio Zimbres/ Gelson Radaelli
Abertura dia 21 de outubro, quarta, as 19h
Visitação de 22 de outubro a 23 de dezembro de 2015
Terça a sábado, das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados, 14h às 18h30
Entrada franca
 
 
Mais informações:
Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230. Centro Histórico. Porto Alegre.
Telefone: 3227.5100
 
 
bebê baumgarten / bd divulgação
(51) 3028.4201 e 8111.8703
bebebaumgarten@terra.com.br

    Nenhum comentário: