sábado, 6 de fevereiro de 2016

Belas Artes e SP - Arte


                      
                             Psicoretrato (Tatiana Schmidt, 2010)                   Donas, sete histórias impessoais (Márcio Moreno, 2009)
Performances apresentadas por artistas formados na Belas Artes na edição passada na SP-Arte

Belas Artes e SP-Arte renovam parceria e apresentam trabalhos de Performance na 12ª edição da feira
Setor Performance amplia inscrições para artistas de todo Brasil.
  
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, instituição de ensino superior referência no Brasil, vai participar pela segunda vez consecutiva da SP-Arte, Feira Internacional de Arte de São Paulo, que acontece entre os dias 07 e 10 de abril. O evento, que apresenta as principais galerias do Brasil e do mundo, acontece no Pavilhão da Bienal e está em sua 12ª edição.
O sucesso da parceria inédita entre a instituição e a Feira, que aconteceu no ano passado, incentivou a ampliar o setor Performance para a edição deste ano. Desta vez, o projeto, que em 2015 foi protagonizado por alunos recém-formados da Belas Artes, será aberto para artistas de todo Brasil. A instituição, em parceria com a SP-Arte, vai selecionar dez performances que serão apresentados todos os dias da feira.
Para participar do processo de seleção, os artistas poderão inscrever suas performances (com descritivos, explicações e imagens) através do e-mail artes@belasartes.br até o dia 26 de fevereiro. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por Cauê Alves, professor e coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes; Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte; Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, responsável por trazer ao Brasil nomes de peso da arte internacional como Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway e Olafur Eliasson.
A divulgação dos dez artistas selecionados acontece até o dia 11 de março e os dois melhores trabalhos receberão prêmios – o primeiro lugar vai ganhar dois meses de residência artística (no período de 8 agosto a 3 outubro) no Instituto Sacatar, que é membro da Res Artis, the worldwide network of artist residencies e da Alliance of Artists Communities, localizado na Ilha de Itaparica, na Bahia. O segundo lugar receberá uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação no Centro Universitário de São Paulo.
A Belas Artes completou 90 anos em setembro passado e o curso de Artes Visuais foi o primeiro a ser oferecido pela instituição, logo em 1925. O curso acompanhou as mudanças constantes de sua área e hoje aborda a arte contemporânea, as novas linguagens e suportes que surgiram nos últimos anos, como multimeios, performance, vídeo-performance, fotografias analógica / digital, entre outras.
Confira o edital do concurso e a ficha de inscrição no site da instituição  http://www.belasartes.br/noticias/conteudo/1826/edital.pdf e abaixo o cronograma completo sobre o processo de seleção das obras.
Cronograma:
De 29 de Janeiro a 26 de fevereiro – período para envio dos trabalhos.
até o dia 10 de março – avaliação dos trabalhos pela comissão julgadora.
até 11 de Março – divulgação dos 10 selecionados.
6 de abril - abertura SP-ARTE para convidados.
7 a 10 de Abril – SP-ARTE
 
Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividida em mais de 20 unidades, localizadas na Vila Mariana, a instituição é reconhecida pelo ensino com personalidade, e oferece 15 cursos de graduação, 13 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão.
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade, a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

Amanda Ambrosina




visite nosso novo site
www.facebook.com/Marqueterie
tel: 11 5549-7300 (direto)
tel: 11 3083 7399 (central)
rua dos Pinheiros, 54 - conj. 3 – Pinheiros – CEP: 05422-000

Nenhum comentário: