quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ruy Castro

Ruy Castro comemora aniversário nesta semana
 
Cronista e autor de livros como “A melancia quadrada”, da Editora Moderna, celebra 68 anos no próximo dia 27
 
Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, Ruy Castro nasceu no dia 27 de fevereiro de 1948, em Caratinga, Minas Gerais. Formado em jornalismo, começou sua carreira como repórter no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, e posteriormente teve passagem por importantes veículos da imprensa da capital e de São Paulo. Tornou-se escritor em 1988 e ficou conhecido por escrever biografias de importantes figuras brasileiras, como a do escritor Nelson Rodrigues em O Anjo Pornográfico e da cantora Carmen Miranda, Carmen Por sua trajetória como biógrafo, conquistou o Prêmio Jabuti de 1996 pela obra Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha e também em 2006 pela biografia da pequena notável Carmen Miranda.
O talento de Ruy Castro envereda para outras vertentes além das biografias. Escreveu também livros de reconstrução histórica, como Chega de Saudade, sobre a Bossa Nova e Ela é Carioca, sobre o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Suas obras de ficção, humor, antologias e traduções tiveram publicações nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Rússia e Turquia. Hoje em dia, o jornalista e escritor, dono de um ponto de vista ácido e bem-humorado, é colunista de um dos mais importantes veículos brasileiros. 
Em 2015, a Editora Moderna lançou A melancia quadrada - Crônicas, uma coletânea de textos publicados por Ruy, onde discorre sobre o modo de vida e da política atual através de situações inusitadas. Como o caso da melancia quadrada que dá título ao livro, onde um agricultor japonês da ilha de Shikoku faz uma invenção para plantar melancias quadradas com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais espaço na geladeira ao guardarem a fruta.
 
Sobre a Moderna LiteraturaA Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
 
INFORMAÇÕES Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Janahina Rodrigues - janahina.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0200 Ramal 380  
Viviane Santa Cruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0220





Nenhum comentário: