quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A arte de ensina e aprender

A arte de ensinar e aprender

Livro traz uma reflexão inovadora sobre a educação e é referência para educadores brasileiros 
Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
ISBN: 978-85-617-3003-1
Páginas: 240
Formato: 14x21 cm
Preço: R$ 34,90

    É muito fácil dizer não às ideias novas. Mudar implica desinstalação na essência do ser humano, naquilo que lhe confere identidade. Em A arte de ensinar e aprender, o professor Darbí José Alexandre parte de uma proposta ousada para depois chegar à prática. Ele propõe aos profissionais da Educação que mudem seus paradigmas. A “doença da certeza” é fatal e fácil de ser contraída, explica o autor. Para ele, o educador deve esforçar-se continuamente para superar suas limitações para ensinar o aluno.
“A efetiva aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e deseja aprender (...) Aprender é uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é conhecido. Para o sucesso nessa empreitada, é fundamental que exista uma relação de confiança e respeito mútuo entre o professor e o aluno...” Pág. 28
     Com muita segurança, o professor Darbí dá dicas práticas de como elaborar provas e roteiros de trabalhos escolares, e descreve exemplos dos melhores recursos instrucionais para serem usados. E avisa: “Os alunos vão à escola para aprender. Facilite-lhes o aprendizado e eles lhes serão gratos para sempre”.
     O autor busca de maneira empolgante, uma reflexão ampla e inovadora sobre a educação. Ele aborda com precisão a importância das mudanças, das novas ideias, da dinâmica escolar e da mudança de paradigmas. O que muitas vezes não permitem de fato um acompanhamento da evolução do mundo moderno, seja como professor ou no dia a dia como cidadão comum.
“Como lidamos com paradigmas o tempo todo, nossas regras e regulamentos nos impedem de evoluir em direção ao futuro. Muitas vezes erramos nas nossas decisões porque nossos paradigmas nos impedem de ver as mudanças que estão ocorrendo.” Pág. 12
  A arte de ensinar e aprender é uma obra essencial para qualquer pessoa que atue na área da Educação. Professores, experientes ou não, tirarão muito proveito das sugestões de roteiros para trabalhos escolares e provas.
Sobre o autor: 
Darbí José Alexandre é paulista, do município de Botucatu (SP). Formou-se em Ciências Físicas e Biológicas e em Biologia, na Universidade de Mogi das Cruzes, e em Pedagogia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Camilo Castelo Branco, em São Paulo, com especialização em Administração Escolar. Professor e, posteriormente, diretor de escola, o autor dedicou 30 anos de sua vida profissional a projetos de educação. Atualmente realiza palestras em escolas, clubes e entidades sociais.
Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787Caixa Postal: 80.377CEP: 04046-973

Um comentário:

Darbí José Alexandre. email: darbijose@ibest.com.br disse...

OBRIGADO ZÉ POESIA ( DESCULPE-ME CHAMÁ-LO ASSIM) PELA DIVULGAÇÃO DO MEU LIVRO.