sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cursos no Santander Cultural

Série de cursos no Santander Cultural aborda a cultura e o terceiro setor como fator de desenvolvimento econômico e social

 
A primeira edição ocorre dias 11 e 12 de março
 
Em busca do aprimoramento do setor cultural e do Terceiro Setor, os consultores Daniel Bender Ludwig, Adriana Donato, Silvia Abreu e Luiz Capra estarão desenvolvendo, ao longo de 2016, uma série de cursos de atualização em gestão cultural, trazendo ao conhecimento do público novos temas de abrangência interdisciplinar. Busca-se, desta forma, promover o diálogo entre a cultura e os diversos setores da sociedade, bem como qualificar agentes, artistas, produtores culturais e gestores públicos e privados para informar sobre as oportunidades existentes de financiamentos, sejam na esfera pública ou privada.
 
Nesta perspectiva, a partir do dia 11 de março próximo, no Santander Cultural, em Porto Alegre, temas atuais e novos profissionais da cena cultural gaúcha serão agregados ao projeto, a fim de garantir a permanente atualização e renovação de conteúdos. Ao time de consultores já citados, somam-se profissionais destacados, como Alexandre Magalhães e Leo Sassem, entre outros.
 
A primeira edição do curso será realizada nos dias 11 e 12 de março. No primeiro dia, Adriana Donato falará sobre Lei Rouanet e Planejamento de Captação de Recursos, das 10h às 12h30min e das 13h30min às 17h30min. No dia 12 de março, Luiz Capra abordará o tema Economia e Cultura, das 10h às 12h30min. Na parte da tarde, das 13h30min às 17h30min, Daniel Bender Ludwig apontará Mudanças no Sistema Pró-Cultura RS.
No dia 1° de junho, o ator e gestor Alexandre Magalhães falará sobre o Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre  (Fumproarte). No dia 02 de junho, Daniel Bender Ludwig dá diversas dicas no Workshop Preenchimento de Projetos.
Em setembro é a vez de Comunicação para projetos culturais, com a jornalista e produtora Silvia Abreu, enquanto Daniel Bender Ludwig abordará a Lei do Esporte (Federal e Estadual) e Mobilização de Recursos para Projetos Culturais, Sociais e Esportivos.
Em dezembro, será alvo do debate o tema Games e Crowdfunding e Lei do Audiovisual, por Léo Sassen. No segundo dia, Daniel Bender Ludwig e Adriana Donato detalharão o tema Contas de Projetos Culturais (LIC e Rouanet). 

Curso de Atualização em Gestão Cultural e em Terceiro Setor
 
Programação

Março 2016
1º dia. 11/03
  • Lei Rouanet  e Planejamento de Captação de Recursos: Adriana Donato

2º dia. 12/03
  • Economia e Cultura: Luiz Capra
  • Mudanças no Sistema Pró-cultura RS: Daniel Bender Ludwig
 
Junho 2016
1º dia. 10/06
  • Fumproarte: Alexandre Magalhães
  • Editais Federais/Privados e Estadual: Daniel Bender Ludwig e Silvia Abreu

2º dia. 11/06
  • Workshop Preenchimento de Projetos: Daniel Bender Ludwig

Setembro 2016

1º dia
  • Comunicação para projetos culturais: Silvia Abreu
  • Lei do Esporte (Federal e Estadual): Daniel Bender Ludwig
 
2º dia
  • Mobilização de Recursos para Projetos Culturais, Sociais e Esportivos
 
Dezembro 2016
1º dia
  • Games e Crowdfunding
  • Lei do Audiovisual: Leo Sassen

2º dia
      Prestação de Contas de Projetos Culturais (LIC e Rouanet): Daniel Bender Ludwig e Adriana Donato

Novembro 2015
1º dia. 26/11
  • Marketing Cultural: Silvia Abreu
  • Captação de Recursos: Adriana Donato

2º dia. 27/11
  • Prestação de Contas de Projetos Culturais (LIC e Rouanet): Daniel Bender Ludwig

SERVIÇO:
O Quê: Curso de Atualização em Gestão Cultural e de Terceiro Setor no Santander Cultural, com Daniel Bender Ludwig, Adriana Donato, Silvia Abreu, Luiz Capra, entre outros.
Onde: Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), Centro Histórico Porto Alegre. 
Quanto: R$ 50,00, para pagamento antecipado até o dia 10/03 ou R$ 70,00, no dia do curso, se houver vaga.
Informações e inscrições: 51- 99712675  | e-mail: benderludwig@gmail.com
Vagas limitadas

Apoio: Santander Cultural   
 
 
 Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu (MTB 8679-4) - 51 | 92772191 (Claro) | 8133.6787 (Tim)
 
Ministrantes
 
 
Adriana Donato
Mestranda em Comunicação Social/PUCRS. Especialista em Economia da Cultura/UFRGS. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Gestora Cultural. Pesquisadora em Políticas Culturais, Economia da Cultura e Incentivos Fiscais. Professora de Legislação Aplicada à Cultura do Curso Superior  de Tecnologia em Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato (FATO).
Atualmente é gestora dos projetos do escritor Alcy Cheuiche, foi gestora dos projetos do Historiador Gunter Axt. Em 2010 foi Gestora do Prêmio Interações Estéticas "Residências Artísticas" da Funarte e prestou Assessoria a Fundação Iberê Camargo e Theatro São Pedro entre outros projetos culturais. Entre 2005 e 2008, atuou na Representação Regional Sul, em Porto Alegre, na assessoria à Lei Rouanet. Em 2009 foi Gerente Artística da Fundação Ecarta. Em 2003 e 2004 foi Criadora e Coordenadora do Espaço de Arte da Prefeitura de Alvorada (RS).
http://www.mecenascultura.com.br/

 
Daniel Bender Ludwig
 
Consultor, historiador; produtor cultural; ex-diretor da Lei de Incentivo à Cultura do RS; conselheiro da comissão do Fumproarte. Como consultor, atua em trabalhos de elaboração, formatação, gestão administrativa, orientação para a captação de recursos e prestação de contas de projetos visando o seu enquadramento nas leis de incentivo e convênios. Atualmente realiza cursos de Elaboração de Projetos para Mobilização de Recursos, Capacitação em Princípios para Gestão Social Sustentável e é Parecerista do Ministério da Cultura.
https://www.linkedin.com/in/danielbenderludwig?trk=nav_responsive_tab_profile
https://www.facebook.com/groups/curso.de.projetos.culturais.esportivos.sociais/

 
Luiz Capra
Profissional com ampla atuação em projetos socioculturais e educacionais com experiência em desenvolvimento, gerenciamento e implantação de projetos de grande porte. MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduado em Manifestações e Processos Culturais pela Universidade Feevale e em História Contemporânea pelo Unilasalle. Licenciado em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Em 2009, integrou o programa Courants du Monde, onde participou na cidade de Grenoble (FR), do Observatoire des Politiques Culturelles. Em dezembro de 2010, foi nobilitado com a Ordem do Mérito do Serviço Público no Grau Grande Mérito. Foi diretor do Museu Julio de Castilhos e da Casa de Cultura Mario Quintana.
http://www.linkedin.com/in/luizarmandocaprafilho

 
Silvia Abreu
Silvia Abreu é jornalista (Unisinos/RS) e produtora cultural, com larga atuação no RS. Especialista em Administração e Organização de Eventos (Senac/SP) e em Produção e Gestão Cultural. Docente no Superior de Tecnologia em Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato (FATO). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Propaganda e Marketing, atuando principalmente nas seguintes subáreas: divulgação e produção de espetáculos musicais, teatrais, de dança, circo e artes visuais. Realiza Assessoria de Imprensa para grupos de teatro, música, dança e galerias de arte. Foi premiada, em duas ocasiões, pela Prefeitura de Porto Alegre com o Prêmio Açorianos de Produção. É coautora, juntamente com com a jornalista Vera Daisy Barcellos, do livro Negro em Preto e Branco História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre (2005), de autoria da fotógrafa Irene Santos, laureado com o Prêmio Açorianos de Literatura Categoria Especial (2006). Co-produziu os espetáculos Landell de Moura, o Incrível Padre Inventor, em parceria com a Cia. Face & Carretos, e Hamlet Sincrético, Antígona BR e Ori-Orestéia, com o Grupo Caixa-Preta. Em 2010, foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música, na categoria Produtora Executiva, pela produção do CD Ziringuindim, da sambista e compositora Zilah Machado.

Nenhum comentário: